6 dicas para lidar com dificuldades financeiras

Se se vê apertado para pagar as contas devido a dificuldades financeiras, leia as nossas dicas para o podermos ajudar a chegar ao fim do mês de cabeça erguida

6 dicas para lidar com dificuldades financeiras
Saiba o que fazer.

Viva o seu fim do mês mais desafogado: Junte todos os seus Créditos num só >>Perder o emprego, perder um investimento, ou ter uma despesa inesperada podem facilmente fazer com que se fique com dificuldades financeiras, um problema com o qual não é fácil lidar, especialmente se for necessária ajuda de terceiros. Seja qual for o motivo, é sempre possível lutar contra este problema e reencontrar estabilidade financeira.
 

6 dicas para fazer com que o dinheiro não seja problema

 

1. Reaja de imediato

Assim que vir que a sua situação financeira já esteve melhor, deve desde logo começar a procurar soluções de modo a impedir que as suas dificuldades comecem a agravar-se.

 

2. Faça um orçamento

Se segue as nossas dicas, sabe que fazer um orçamento é sempre muito importante. Neste caso, não só o vai ajudar a perceber qual a raiz das dificuldades financeiras que tem, como também o vai ajudar a perceber como pode ter mais algum dinheiro disponível, ao identificar onde consegue poupar mais e que despesas pode cortar.

É importante ser fiel ao orçamento e continuar a cortar em despesas sempre que for possível. Deve rever o orçamento todos os meses.

 

3. Desenvolva um plano

Vamos ser sinceros: dificuldades financeiras não desaparecem se não fizermos nada. É preciso desenvolver soluções, mesmo que isso implique pedir ajuda a profissionais. As soluções que encontrar devem ser realistas, e devem ter objetivos concretos. Assim não só terá de seguir o orçamento, como terá de seguir o seu plano para alcançar a estabilidade financeira.

Exemplos de coisas a incluir no seu plano são: formas de ganhar dinheiro extra e como reduzir os gastos em despesas essenciaiscomo água e energia, tendo objetivos a curto, médio e longo prazo. Pode, também, começar a adaptar-se e praticar hobbies rentáveis de modo a ganhar dinheiro com aquilo que faz nos seus tempos livres.

 

4. Venda o que não precisa

Se precisar de um alívio rápido considere vender aquilo que já não usa de modo a ganhar algum dinheiro extra. Em sites como o OLX ou o CustoJusto consegue fazê-lo sem grandes dores de cabeça, e assim sempre terá mais alguma flexibilidade.

 

5. Peça ajuda a familiares e amigos

Se as suas dificuldades financeiras o justificarem, não há que ter vergonha se precisar de pedir ajuda a familiares e amigos. Estas ajudas não precisam de vir na forma de notas e moedas, pois ajuda a pagar as contas ou a pôr comida na mesa é sempre bem-vinda.

 

6. Não se deixe ir abaixo

Não há nada que possa destruir a autoestima de uma pessoa como ter de passar por problemas financeiros. Pode ser difícil ver a luz ao fundo do túnel, mas precisa de procurar inspiração e motivação onde for possível, pois se se deixar ir abaixo as coisas apenas irão piorar.


Veja também: