Como limpar a esponja de cozinha corretamente

Limpar a esponja de cozinha é uma tarefa que poucos fazem, mas que é crucial para eliminar germes e bactérias. Confira as nossas dicas para limpar a sua esponja. 

Como limpar a esponja de cozinha corretamente
A esponja de cozinha deve ser limpa com regularidade. Saiba como.

Pode nunca ter pensado nisto, mas é verdade: a esponja de cozinha é, provavelmente, o objeto mais sujo que tem em casa. Por causa dos orifícios que existem na esponja, quando limpamos a sujidade da loiça existe um número infindável de micro-organismos e bactérias que se acumulam e que não são removidos com um simples enxaguar com água. É importante limpar a esponja de cozinha a cada 3 ou 4 dias e lembre-se: quanto pior cheirar a sua esponja, mais infestada de germes vai estar, por isso, deve mesmo trocá-la. 


Dicas para limpar a esponja de cozinha sem falhas


Elimine restos de comida e humidade

Sempre que utilizar a esponja de cozinha, retire os restos de comida que ficam presos, e torça a esponja para que fique com o mínimo de água possível. A humidade e os restos de alimentos são os seus maiores inimigos se quer limpar a esponja de cozinha. Evite também lavar a tábua de cortar a carne com a mesma esponja que lava o resto da loiça, visto que o contacto com a carne crua aumenta as possibilidades de contaminação.



A técnica do microondas

Se não tiver partes metálicas ou de plástico, pode optar por limpar a esponja de cozinha com a ajuda do micro-ondas. Para isso, molhe a esponja na totalidade, sem deixar secar, e coloque dentro do aparelho, em cima de uma toalha de papel ou mesmo dentro de um recipiente. Ligue durante um a dois minutos, consoante a potência do seu micro-ondas. Retire a esponja e coloque em local seco e fresco, sem espremer antes que arrefeça, pois pode se queimar. Este método para limpar a esponja de cozinha foi testado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que assegura a sua eficácia.
 


Colocar na máquina de lavar loiça

Há semelhança do microondas, pode também utilizar a máquina de lavar loiça para limpar a esponja de cozinha e eliminar as bactérias. Basta colocar a esponja a lavar com a restante loiça, durante um ciclo completo, retirar e deixar secar em local seco e fresco. 



Água oxigenada

Pode também optar por utilizar água oxigenada (ou peróxido de hidrogénio misturado com água) para limpar a esponja de cozinha. Só tem que deixar a esponja embebida na mistura durante cerca de 15 minutos, retirar e deixar arrefecer. Pode fazer esta limpeza uma vez por semana. 

Veja também: