Publicidade:

Como limpar a esponja de cozinha?

Limpar a esponja de cozinha não é algo que todos façam com a regularidade devida, mas é algo que deve pensar em fazer já.

Como limpar a esponja de cozinha?
Livre-se de tudo o que é fungos e bactérias que possa estar acumulado na sua esponja de cozinha

Limpar a esponja de cozinha é uma daquelas tarefas que poucos fazem (ou quase ninguém), mas ainda que não dedique muito do seu tempo a pensar no assunto, a verdade é que este objeto é, muito possivelmente, um dos que mais sujidade acumula em sua casa. Se não acredita, pense melhor.

Pela sua estrutura (porosa), ao limpar a sujidade da loiça, há todo um conjunto de germes e bactérias que se vão acumular no interior da esponja e que, graças à humidade da mesma, faz com que esta seja um território fértil para estes micro-organismos se propagarem. A sua esponja, afinal, já não lhe parece tão limpa assim, pois não? Então, o melhor é saber como limpá-la da melhor forma.

Porque deve limpar a esponja de cozinha?


Antes de saber como pode limpar a esponja da cozinha, interessa perceber a importância desta tarefa – e da sua realização com frequência.

Segundo Jennifer Quinlan, investigadora na área da microbiologia alimentar norte-americana, as bactérias estão em todo o lado, mas há umas mais perigosas do que outras. Um estudo conduzido por uma equipa de investigadores da Universidade de Drexel, refere que na Philadelphia foram detetadas nas esponjas da cozinha algumas bactérias prejudiciais à saúde – como listeria, e.coli, campylobacteria e staphylococcus (ou estafilococos). De acordo com a investigadora, estas bactérias podem comprometer a saúde de pessoas com problemas relacionados com o sistema imunitário.

Claro que estas bactérias não aparecem sem explicação, mas basta que exista comida contaminada (como carne crua, por exemplo) para que se possam propagar no seu lar. A esponja da cozinha pode ter mesmo um papel preponderante, na medida em que, ao lavar os pratos e outros utensílios com ela, estará a “capturar” essas bactérias que, depois, se irão propagar no seio da esponja.

A boa notícia é estas bactérias não se encontram assim “com duas cantigas” e, além disso, há uma solução para se ver livre delas e de outros germes que se possam acumular na sua esponja da cozinha.

Como limpar a esponja de cozinha?

 microwave

Há várias técnicas possíveis para limpar a esponja da cozinha, mas há uma que parece ser bastante eficaz.

De facto, há uma forma muito simples e prática de aniquilar esses micro-organismos que se vão acumulando na sua esponja. Como? No micro-ondas. Sim, isso mesmo. O seu micro-ondas é ideal para limpar a esponja da cozinha e eliminar sujidades, bactérias e germes.

Só precisa de uns instantes. Sem químicos ou detergentes. Basta molhar a esponja, coloca-la no micro-ondas (desde que não tenha partes metálicas ou de plástico) e ligar um ou dois minutos (consoante e potência do aparelho). Depois, retire e deixe secar num local seco e fresco. Este processo, no fundo, vai destruir os germes e bactérias que possam estar no interior da esponja. O método foi inclusivamente testado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (U.S. Department of Agriculture – USDA), que assegura a sua eficácia.

Pronto para limpar a esponja da cozinha?

Veja também:

Limpeza e Arrumação