Como limpar casa de banho e cozinha com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto multifacetado, podendo ser usado em diversas tarefas domésticas. Conheça o seu uso nas limpezas da casa de banho e cozinha.

Como limpar casa de banho e cozinha com bicarbonato de sódio
Limpeza da casa de banho e da cozinha

O bicarbonato de sódio faz parte daqueles produtos baratos que permitem poupar muito dinheiro na hora de comprar produtos de limpeza. Apesar da sua simplicidade, a eficácia é enorme e pode ser usado em diversas tarefas lá de casa.


Bicarbonato de sódio: aliado na limpeza da casa de banho e cozinha


Na casa de banho

  • Limpar azulejos. Para proceder a uma limpeza eficaz dos azulejos da casa de banho, ou mesmo das cerâmicas com manchas mais difíceis, junte uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com o sumo de metade de um limão. Aplique e deixe atura durante 5 minutos. Depois é só retirar a solução e verificar como tudo voltou a ficar impecavelmente branco.
  • Limpar as cerâmicas. O bicarbonato de sódio também funciona como um abrasivo suave. Para limpar as superfícies da banheira, do lavatório - em cerâmica - ou mesmo algumas superfícies em fibra de vidro, pode polvilhar a sua esponja com este produto e esfregar como habitualmente. Depois passe bem por água e terá superfícies mais limpas.
  • Manchas difíceis. No caso de ter algumas manchas mais difíceis de remover, pode optar por fazer uma pasta com uma mistura de bicarbonato de sódio com sal e sabão líquido. Aplique a pasta resultante na mancha, deixe atuar durante 5 minutos. Antes de retirar a pasta esfregue ligeiramente.
  • Cortina do chuveiro. Para limpar a cortina do chuveiro eficazmente, fazendo desaparecer as manchas da humidade e sujidade, limpe-a com um esponja húmida onde aplicou diretamente bicarbonato de sódio. Esfregue e passe por água. Pendure a cortina para deixar secar totalmente.



Na cozinha

  • Pratos, panelas e frigideiras. Num recipiente, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio ao seu detergente líquido da louça habitual. Esta solução removerá mais facilmente a gordura e sujidade da louça. Se tiver comida presa, opte por deixar de molho com um pouco de bicarbonato de sódio e detergente.
  • Esponjas. Para retirar os odores desagradáveis das esponjas da cozinha, mergulhe-as numa solução composta por 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um litro de água morna. As esponjas ficarão livres de odores.
  • Remover nódoas de café ou chá. Faça uma solução com duas colheres de chá de bicarbonato de sódio com um litro de água quente. Use esta solução para lavar as peças que têm estas manchas. Se persistirem, deixe-as de molho de um dia para o outro naquela solução (pode adicionar um pouco de detergente líquido).
  • Limpar o forno. Polvilhe o forno com bicarbonato de sódio e salpique com água para proceder à correta limpeza do seu forno. Deixe atuar durante a noite e limpe como habitualmente no dia seguinte. 
  • Ralo entupido. Para evitar o entupimento do ralo da pia da cozinha, um vez por mês, coloque meia chávena de chá de bicarbonato de sódio seguida de uma chávena de chá de vinagre no ralo. deixe atuar (haverá uma reação química que provocará uma espuma). Depois é só passar por água quente.

O bicarbonato de sódio também pode ser usado na limpeza do seu figorífico

Esta substância pode ser usada em inúmeras situações, até naquelas que à partida parecem menos óbvias. Por ter propriedades bactericidas, pode também usá-lo para limpar os balcões da cozinha ou as tábuas de partir alimentos.

Veja também: