Como limpar a cera dos ouvidos dos bebés

Antes de limpar a cera dos ouvidos dos seus filhos, há alguns cuidados que deve ter em atenção. Verifique quais no nosso artigo.

Como limpar a cera dos ouvidos dos bebés
Faça uma limpeza segura e sem riscos para a saúde do seu bebé

Se até agora costumava limpar a cera dos ouvidos com cotonetes ou qualquer outro tipo de objetos, fique a saber que esse hábito é altamente desaconselhado, podendo até causar danos em vez de ajudar. Deixamos-lhe algumas dicas para que possa limpar a cera dos ouvidos dos bebés e crianças pequenas de forma correta e sem danos.


Como limpar a cera dos ouvidos corretamente

O hábito de usar cotonetes para limpar a cera dos ouvidos, seja em adultos ou em crianças, tem vindo a ser desaconselhado por parte de médicos especialistas. Normalmente, a cera em excesso é expelida de forma natural, o que faz com que não seja necessário limpar o interior do ouvido. Ao usar cotonetes vai, pelo contrário, prejudicar o canal auditivo, visto que em vez de extrair vai estar a empurrar a cera, o que pode, em casos mais graves, levar à perda de audição. O uso de cotonetes é, por isso, apenas aconselhado para a limpeza externa do ouvido.

É importante perceber que a cera é uma substância produzida pelo próprio organismo e que protege os tímpanos contra agressões externas, como é o caso, por exemplo, das otites, pelo que a limpeza dos ouvidos deve ser cuidada e nunca em excesso.


Utilize a toalha em vez do cotonete

Para limpar a cera dos ouvidos dos seus filhos pode usar uma simples toalha de banho, que serve perfeitamente para a limpeza exterior, que é aquilo que se pretende. Para os bebés, pode usar também a ponta de uma fralda de pano húmida e, de forma delicada, remover os excessos de cera.



Visite o seu médico em caso de excesso

Se houver produção em excesso, o melhor é visitar o seu médico, que pode fazer uma limpeza aos ouvidos. Nos casos em que já existe uma sensação de surdez ou ouvidos tapados, dificuldades em ouvir ou comichões nos ouvidos, a ida ao médico é mesmo essencial.

 

Previna a acumulação de cera

Poderá também informar-se junto do médico sobre quais os produtos mais indicados para prevenir a acumulação de cera. No entanto, deve ter cuidados redobrados em casa para não causar danos nos ouvidos das crianças. Dê bastantes líquidos aos seus filhos. Uma boa hidratação previne a acumulação de cera. O consumo frequente de alimentos ricos em vitamina C também ajuda a eliminar o problema. 

Veja também: