5 passos para limpar o ecrã dos equipamentos eletrónicos

Limpar o ecrã de forma correta é meio caminho para prolongar a vida dos equipamentos eletrónicos, como o smartphone ou o tablet. Mas estará a fazê-lo de maneira correta?

5 passos para limpar o ecrã dos equipamentos eletrónicos
As melhores dicas e o que não deve mesmo fazer

Tem a certeza que sabe como limpar o ecrã dos equipamentos? A pergunta, e a resposta, já agora, pode parecer muito simples, mas há algumas dicas que deve seguir que ajudam a uma manutenção mais eficaz, ajudando, assim, a preservar o aparelho e a prolongar o teu tempo de vida útil. Vamos descobrir quais são?

A manutenção dos equipamentos elétricos lá de casa é uma daquelas tarefas que geralmente fica logo posta de parte porque temos a ideia de que é preciso um técnico especializado para arranjar as coisas. E se por um lado isto até pode ser verdade, por outro, algo tão simples como limpar o ecrã pode ser feito por qualquer pessoa, desde que se cumpram determinadas regras. Claro que isto é bem diferente de tentar arranjar uma avaria ou trocar uma peça interna. Aí sim, deixe a tarefa nas mãos dos profissionais.  
 

Por onde começar a limpar o ecrã?

O ecrã é um daqueles sítios onde mais notamos a sujidade. Isto acontece por vários motivos: porque olhamos para ele constantemente; porque é onde colocamos muitas vezes o dedo sem nos apercebermos; porque tocamos com canetas ou lápis; e, claro, porque estão, muitas vezes, desprotegidos. Assim, para não dizer que foi pior a emenda que o soneto, e não acontecer nenhum imprevisto, comece pelos seguintes passos para limpar o ecrã:
  • Limpar o ecrã é algo que deve ser feito pelo menos uma vez por mês; se optar por uma limpeza completa ao equipamento, seja ele um smartphone, tablet, portátil ou computador, aí a recomendação é que o faça uma vez por ano e deve recorrer a uma loja especializada;
  • Utilizar uma mesa ampla;
  • Desligar o equipamento da fonte de energia e retirar a bateria;
  • Leia sempre as condições de garantia e siga as respetivas recomendações.  


Como limpar o ecrã em 5 passos

  1. Usar sempre spray próprio para o efeito, mas nunca pulverize diretamente no ecrã;
  2. Não toque nem pressione o ecrã com as mãos ou dedos desprotegidos. Os óleos e gordura das suas mãos podem manchar o ecrã e essas manchas poderão ser difíceis de remover;
  3. Não utilize no ecrã, em nenhuma circunstância, toalhetes de papel, amoníaco, ou produtos de limpeza fortes;
  4. Utilize um pano de algodão macio e seco para limpar quaisquer marcas de dedos ou manchas do ecrã, preferencialmente de micro-fibra. Se não conseguir remover as marcas indesejadas completamente, humedeça ligeiramente o pano com água e tente novamente;
  5. Depois de passar o pano no ecrã, espere alguns minutos para secar e voltar a passar novamente outro pano seco. 

Deixamos ainda uma dica preciosa para as manchas mais teimosas que encontrar quando limpar o ecrã: por vezes a água da nossa zona é muito rica em calcário e por norma deixa manchas mais amarelas. Como tal, para combater o calcário podem utilizar uma solução de 1:1 de água e vinagre. Já em relação às arestas, estas são zonas que acumulam muita sujidade e onde dificilmente o pano chega. Experimente utilizar a palheta de uma guitarra para tentar aceder a essa zona sem danificar o ecrã. E boas limpezas!

Veja também: