Como limpar o filtro do ar condicionado em 4 passos

A pensar em si e na sua saúde, deixamos-lhe um guia prático para que saiba como limpar o filtro do ar condicionado.

Como limpar o filtro do ar condicionado em 4 passos
4 passos simples, mas eficazes

O filtro do ar condicionado é uma parte importante deste aparelho que muitas vezes é esquecido, seja por não estar à vista, seja mesmo por descuido. Antes de mais, é importante perceber qual o papel do filtro num aparelho de ar condicionado.

Os filtros são responsáveis por manter o pó, a sujidade e outros detritos fora do ar que respiramos dentro de casa. A questão é que, conforme vão limpando o ar e melhorando a sua qualidade, os filtros ficam eles próprios sujos com a acumulação de detritos.

A sujidade acumulada num filtro de ar condicionado força o aparelho a trabalhar com mais força de forma a conseguir empurrar o ar através das suas fibras entupidas pelo pó e detritos acumulados, o que se traduz na necessidade de mais energia e, logo, uma fatura de eletricidade mais cara ao final do mês, já para não falar de eventuais problemas mecânicos no motor do aparelho.

Remover o filtro ao ar condicionado pelo menos uma vez por mês na época em que é menos utilizado e duas vezes por mês nas épocas de maior utilização, vai contribuir para manter a qualidade do ar em casa e controlar o consumo de energia.

Como limpar o filtro do ar condicionado: um guia prático

filtro ar condicionado 1

1. Verifique em que estado se encontra o filtro

A primeira coisa a fazer é verificar se o filtro realmente precisa de ser limpo. Para isso, certifique-se primeiramente que o aparelho está desligado. De seguida, remova o filtro com cuidado e examine-o minuciosamente para verificar se está a precisar de limpeza.

2. Limpe-o ou substitua-o

Se o seu filtro é reutilizável e precisa de ser limpo, pois consegue facilmente ver a poeira e a sujidade acumulada, então pode optar por duas coisas: usar o aspirador ou, se estiver mesmo muito sujo, lavá-lo.

Se optou por lavar o filtro, então pode mesmo utilizar o chuveiro, com água quente e sempre na direção oposta ao fluxo do ar e de ambos os lados.

Se o seu aparelho de ar condicionado usa filtros descartáveis, então a solução passa mesmo por trocar. Verifique o tamanho correto do filtro e compre um para o substituir.

3. Deixar secar bem

No case de ter lavado o filtro reutilizável, deve agora deixá-lo secar muito bem. Consulte sempre as instruções do fabricante, pois pode ser necessário algum cuidado extra, mas de um modo geral é suficiente que o coloque inclinado, seja num tanque vazio ou mesmo na banheira durante algumas horas.

Se tiver alguma pressa, pode sempre acelerar o processo de secagem com o secador do cabelo, mas numa temperatura fria, pois o ar demasiado quente pode queimar ou danificar o filtro.

4. Coloque o filtro de volta no aparelho

Depois de bem seco, o próximo passo é simples: colocar cuidadosamente o filtro de volta no aparelho.

Para garantir que faz a limpeza e manutenção do filtro do seu aparelho de ar condicionado corretamente, mantenha uma agenda com a data da última limpeza ou substituição e terá a garantia de estar a respirar ar de qualidade em casa.

Veja também: