Como limpar o frigorífico sem desperdícios

Limpar o frigorífico pode ser uma tarefa muito fácil e que deve ser levada a sério: experimente as nossas ideias para que não haja desperdício.

Como limpar o frigorífico sem desperdícios
Ideias práticas para aplicar já

Para aprender como limpar o frigorífico sem desperdícios basta seguir as nossas dicas. Verá que esta tarefa pode tornar-se mais simples, prática e produtiva. Experimente os nossos conselhos para que não haja desperdícios desnecessários.

Como limpar o frigorífico sem desperdício: reutilizar, congelar e muito mais


frigorifico

Muitas vezes, quando decidimos limpar o frigorífico acabamos por deitar vários alimentos ao lixo – ou porque achamos que já não estão em condições, ou porque passaram o prazo de validade. A verdade é que há outras formas de podermos reutilizar esses alimentos. Anote.

Congele

Uma das melhores formas de conservar alimentos é congelando-os. Se o prazo de validade está a aproximar-se do fim, ou se pensa que não os vai consumir em breve, pode sempre optar por congelá-los. O vinho, por exemplo, pode ser congelado em formas de gelo e ser usado em estufados ou outros cozinhados.

Do mesmo modo, pode assar os legumes que estiverem a perder qualidades e congelá-los para os acrescentar depois a sopas. Além disso, há muitos outros alimentos que podem ser congelados para serem consumidos mais tarde: sopas, bolos, arroz, queijos duros ou puré.


Aproveite

Pense em tudo aquilo que normalmente deita ao lixo. É muito provável que possa ser aproveitado. Os caules das alfaces servem para plantar novas alfaces, as folhas da cenoura ou os caules da salsa podem ser usados para molhos. E as casacas da banana são ideais para colocar no fundo das assadeiras e deixar as carnes mais macias.


Recicle

Os alimentos podem muitas vezes ter outra finalidade além daquela à qual os associamos à primeira vista. Use frutas muito maduras para fazer compotas, ou outros legumes para preparar deliciosos chutneys. Seja criativo e encontre novos usos para alimentos que, à partida, iria deitar fora.


Organize

Ter um frigorífico bem organizado é meio caminho andado para evitar desperdícios. Se os alimentos estiverem separados por tipo, é mais fácil encontrá-los e usá-los dentro dos prazos de validade. Na porta, deve guardar os alimentos menos sensíveis à temperatura, na prateleira superior deve guardar os alimentos que precisam de temperaturas mais frias, e na gaveta ou parte inferior deve guardar os legumes e fruta por exemplo.

Com estas dicas para limpar o frigorífico sem desperdícios a tarefa ficará mais simples e verá que ainda consegue reaproveitar imensos alimentos. Seja criativo e use o bom senso para conseguir desperdiçar menos alimentos, o que se traduz, também, em poupanças de dinheiro.

Veja também: