Como limpar as ponteiras de escape

Limpar a ponteira de escape dá pouco trabalho, afinal é apenas um pedacinho de todo o sistema de escape. Fique a saber como deve limpar e  que líquidos utilizar.

Como limpar as ponteiras de escape
Volte a dar brilho à cara do sistema de exaustão do seu carro

O sistema de escape de um carro é como um iceberg: só vemos a pontinha, mas lá em baixo a dimensão é outra. Por todo o lado, os amantes de automóveis deliram com o som produzido por estas belas máquinas. Este é feito, pelo motor e também pelo sistema de escape. Uma combinação explosiva. E sempre que procuramos vídeos do som de determinado carro a imagem que nos é mostrada no ecrã é a traseira.
 
As protagonistas? As ponteiras de escape.
Para isso convém mantê-las sempre limpas e a prevenção pode ajudar. Caso repare que está a deixar para trás aquelas nuvens negras algo está mal e deve fazer uma visita ao mecânico.
Tenha apenas uma saída ou mais, sejam elas redondas, rectangulares, ovais ou até mesmo em formato de trapézio. Há muitas opções, e basta um bocadinho de tempo para as manter em bom estado. Mas antes vamos perceber como funciona a exaustão.
 

O sistema de escape

Aquele tubo que vai do motor até uma extremidade do carro - normalmente a traseira - faz com que os gases produzidos pela combustão sejam enviados para o exterior, com filtros e engenharia pelo meio, de forma a que o impacto ambiental seja reduzido.
Cá fora moram as ponteiras para embelezar a viatura, mas estes pequenos acessórios podem ter também outra finalidade: serem mais resistentes à temperatura, tendo em conta os variados materiais disponíveis. Esta é uma vantagem.
 

As ponteiras

O material mais utilizado é o aço inoxidável, que se suja maioritariamente com os gases expelidos e se tem um carro a diesel pode ter mais trabalho, já que este combustível tende a sujar mais.
Também a terra e o alcatrão são responsáveis pela sujidade na ponteira, dependendo dos locais por onde passa com o carro.
Ficam algumas dicas para limpar as ponteiras de escape do seu carro.
 

Como limpar?

  • Depois de lavar o seu automóvel seque a ponteira e utilize líquidos específicos para o efeito, há polidores de metais preparados especificamente para o mundo automóvel.
  • Aplique o produto num disco de algodão (aqueles círculos utilizados para retirar a maquilhagem) ou então numa pequena toalha de algodão, para não arranhar a ponteira, e esfregue.
  • No final basta passar com uma toalha seca para a pôr a brilhar.
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação actualizada ao minuto.

Outras opções de limpeza das ponteiras

Pode também utilizar líquidos de utilização geral para limpeza de metais e há também produtos de limpeza de placas vitrocerâmica que podem ser utilizados para a limpeza das ponteiras. Contudo, lembre-se que não são os mais indicados e pode, a longo prazo, notar a diferença.
 
Veja também: