Como limpar um tapete de yoga em 6 passos

Ao fim de algumas aulas de yoga o seu tapete pode não estar nas melhores condições. Saiba como deve limpar um tapete de yoga. 
 

Como limpar um tapete de yoga em 6 passos
O seu tapete vai ficar como novo

Para os praticantes de yoga o sticky-mat, mais conhecido por tapete de yoga, é um acessório indispensável. No entanto, ao fim de algumas aulas, a sujidade e os cheiros indesejados podem fazer com que o seu tapete esteja longe das melhores condições. Mas se pensa que está na hora de comprar um novo, engana-se. Na verdade só precisa de saber como limpar um tapete de yoga para lhe dar uma nova vida. 
 

Como limpar um tapete de yoga passo a passo


Lave os pés antes da aula

Quem disse que não pode tratar de limpar o tapete de yoga antes de o usar? Bem, não será propriamente limpar, mas sim evitar sujidades e odores adicionais. Isto é particularmente importante durante o verão, altura em que as pessoas tendem a usar mais sandálias e chinelos, expondo os pés a uma maior sujidade, que pode acabar no seu tapete.



Passe a toalha no tapete depois de cada aula

Leve consigo uma toalha extra, para limpar o tapete depois da aula. Assim retira de imediato alguma da sujidade. Mas atenção, esta prática não substitui a lavagem do tapete, apenas atenua os efeitos da sujidade (temporariamente) até que possa chegar a casa e limpar o seu tapete. 
 


Limpe o seu tapete de yoga sempre que o usar

A melhor maneira de manter o seu tapete de yoga impecável é limpá-lo depois de cada aula de yoga. Evitar que a sujidade e os odores se acumulem é a melhor forma de manter o seu tapete nas melhores condições.

 

Use água morna e vinagre

Para limpar um tapete de yoga não precisa de muito e, nem tão pouco, de produtos caros. Basta um borrifador, água morna e vinagre. O vinagre é um bom desinfetante e vai eliminar tudo o que é sujidade, bactérias e maus cheiros.Borrife todo o tapete e esfregue suavemente com uma esponja. Depois de lavar, enxague com um pano seco para absorver o excesso de água. Se quiser evitar o cheiro a vinagre, pode usar sabão neutro.
 


Estenda o tapete… mas sem usar molas

Depois de limpar o tapete de yoga há que o deixar secar, mas tenha atenção para não usar molas para o prender, para assim evitar marcas.



Não deixe o tapete a secar ao sol

Pode até parecer boa ideia, mas não é. A exposição do tapete ao sol pode danificar o material.
 


Tapete de yoga limpo: missão cumprida

Nada como manter o tapete de yoga limpo para assegurar que as aulas decorrem da melhor maneira. E como vê, não precisa de muito. Bastam alguns cuidados simples para limpar um tapete de yoga e mantê-lo nas melhores condições. 

Veja também: