As 5 linguagens de programação mais populares

Existem centenas de linguagens de programação. Fique a conhecer a lista das linguagens de programação mais populares de acordo com a GitHub.

As 5 linguagens de programação mais populares
As linguagens de programação mais populares em 2017

Programar é algo cada vez mais importante e transversal a praticamente todas as áreas profissionais, tanto que até já é possível que as crianças comecem a aprender a programar na escola. Saber programar começa a ser quase tão importante como saber falar Inglês. Descubra, então, quais a linguagens de programação mais populares.

É inegável que a tecnologia está a adquirir um papel cada vez mais preponderante na sociedade e, nas últimas décadas, a engenharia informática tem chegado a cada vez mais pessoas, designadamente através das linguagens de programação.

De acordo com a Comissão Europeia: “Como setor, as TIC estão a crescer rapidamente e a criar cerca de 120 mil postos de trabalho por ano. Mas devido à diferença entre a procura e as capacidades, e apesar do alto nível de desemprego – especialmente entre os jovens – a Europa pode enfrentar uma falta de até 900 mil trabalhadores de TIC até 2020”.

As linguagens de programação mais populares, segundo a GitHub


A GitHub é uma empresa líder no desenvolvimento de software e é conhecida como o “Facebook dos programadores”. Com 24 milhões de utilizadores, que estão em 200 países e a trabalhar em 337 diferentes linguagens de programação, a GitHub fez, em outubro de 2017, a lista das linguagens de programação mais populares.

1. JavaScript

O JavaScript surgiu no Netscape Navigator, em 1995, e estabeleceu as bases para a criação de websites e páginas dinâmicas da web moderna. O JavaScript é linguagem de programação poderosa e dinâmica, utilizada para criar websites e jogos para a web. Muita da sua sintaxe deriva da linguagem C. É compatível com todos os browsers, sendo usado em mais de 90% dos sites.

2. Python

Esta linguagem surgiu em 1989 e muitos programadores defendem que é a melhor linguagem para se começar a programar. O Python é muito utilizado para fins gerais de programação, sendo muito simples e de fácil leitura. É versátil, sendo que pode tanto ser usado para software 3D, no sistema operativo Android, como para fazer data science.

Pode ainda ser aplicado a outras áreas: muitas bibliotecas foram criadas para usar esta linguagem em matemática e física, por exemplo. A Google, a Yahoo e a NASA são exemplos de empresas que usam Python nos seus websites.

programacao

3. Java

O Java surgiu em 1991, pela mão da Sun Microsystems com o intuito de ser a linguagem de programação para sistemas interativos de televisão. Depois de ter adquirido a Sun Microsysterms, a Oracle tornou o Java em algo mais polivalente. Por exemplo, é uma linguagem muito utilizada para criar apps Android.

O Java recebeu o prémio de “linguagem de programação de 2015” e, de acordo com a Oracle, é ativamente usada por 9 milhões de programadores.

4. Ruby

A Ruby tem vindo a adquirir popularidade por ser fácil de ler e escrever. É uma linguagem para propósitos gerais, orientada para objetos. É a ferramenta de eleição de muitas startups, empresas e programadores. A Ruby desenvolveu um add-on Framework chamado Ruby on Rails, tornando mais fácil a construção de apps para a web. Esta linguagem auto-intitula-se “o melhor amigo do programador”.

5. PHP

O PHP é muito usado, por exemplo, para websites com páginas escritas em HTML. É usado por mais de 80% dos sites como o Facebook, Wikipedia, WordPress e Tumblr. É muito popular junto de programadores iniciantes devido às suas características de fácil utilização.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.