Linhaça: conheça os tipos e desvende os benefícios

Sob a forma de semente, farinha ou óleo, a linhaça é uma fonte muito rica em fibra e ómega 3 que vai ajudar a melhorar a sua saúde e bem-estar.

Linhaça: conheça os tipos e desvende os benefícios
Reduz o apetite e regula o trânsito intestinal

Antes de mais, importa mencionar que a linhaça não altera o sabor dos alimentos. Por essa razão, são várias as combinações possíveis que pode fazer nas suas refeições ou receitas às quais pode adicioná-la, tais como: barras de cereais, saladas, cremes, sumos ou batidos de fruta, iogurtes, pão e bolos. Há mesmo quem faça leite de linhaça em casa.

Linhaça: dourada ou castanha?


linseed

Há dois tipos de linhaça: dourada e castanha. Em termos nutricionais, não há diferença entre uma e outra, pois contêm as mesmas quantidades de ómega 3, fibras, vitaminas e minerais. O que as separa é o facto de a linhaça castanha  poder ser produzida em qualquer ambiente, daí ser mais facilmente encontrada – isto influencia a oferta, que é maior, e, por este motivo, o seu preço é mais baixo. A dourada, por sua vez, dá-se apenas em ambientes frios e conserva melhor as propriedades que a compõem.

 

A linhaça pode ser encontrada sob três formas diferentes


Semente

linseed

Cada vez mais frequentes nas prateleiras de supermercado, nos pães e nos menus dos restaurantes – em massas, saladas, sumos e patês -, talvez já tenha reparado nas pequenas sementes de linhaça, que também vão bem como elemento de decoração em deliciosos pratos que podem ser, ou não, light.

Desvantagem: para que consiga usufruir dos benefícios mencionados abaixo neste artigo, tem de mastigar muito bem as sementes de linhaça. Quando inteira, não é digerida pelo intestino devido à sua casca muito espessa.

Farinha

farinha

Se, por um lado, a farinha de linhaça é mais facilmente aproveitada pelo nosso organismo, tornando-a uma boa fonte de fibras, por outro tem menor quantidade de ómega 3 e de gordura (quando comparada com a semente). Aconselha-se que a farinha seja produzida em casa  – para isso, precisa somente de triturar as sementes num liquidificador, por exemplo -, em vez de comprar as industrializadas, porque pode manter, assim, a quantidade de gorduras boas.

Vantagem: tendo em conta que a semente da linhaça foi previamente triturada, isto facilita a absorção dos nutrientes que a constituem.

Óleo

linhaça

As sementes de linhaça têm de ser prensadas para depois darem origem ao óleo. Rico em ómega 3 e 6, pode oxidar muito facilmente se exposto à luz. Por este motivo, deve ser colocado dentro de uma garrafa opaca que garanta a qualidade deste produto muito rico em “gordura saudável”, cujos níveis são superiores no estado líquido.

No que respeita ao sabor do óleo de linhaça, não é, regra geral, muito agradável, pois é um pouco amargo. No momento de compra, se possível, prefira o óleo integral e natural, visto que este passou apenas por uma prensagem.

Vantagem: o óleo de linhaça retarda a digestão e absorve algumas substâncias, no intestino delgado, como a glicose e o colesterol, pelo que é usado sobretudo por diabéticos no sentido de estabilizar os níveis de açúcar no sangue e prevenir a obesidade.

Benefícios da linhaça


Na lista de benefícios do consumo de linhaça, destacam-se: maior defesa do organismo, atraso do envelhecimento das células (mais uma dica para acrescentar a estas sobre o que fazer para ter um envelhecimento saudável e feliz), proteção da pele e prevenção de doenças como o cancro e problemas cardíacos.

Outros benefícios da linhaça:

  • Melhora o trânsito intestinal (evitando a prisão de ventre);
  • Ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue (a fibra impede que o açúcar seja absorvido muito rapidamente no organismo);
  • Reduz os níveis de colesterol no sangue;
  • É um bom aliado para qualquer tipo de dieta, nomeadamente para emagrecer, isto porque aumenta a sensação de saciedade;
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares;
  • Reduz as inflamações no corpo;
  • Diminui os sintomas da TPM e da Menopausa (é, na verdade, um dos sete super alimentos para as mulheres).


Veja também: