Publicidade:

Linux Debian 9.2: tudo o que precisa de saber

A nova atualização do Linux Debian 9 (“Stretch”), o Linux Debian 9.2, corrige cerca de 150 bugs e erros de segurança.

Linux Debian 9.2: tudo o que precisa de saber
O Linux Debian 9.2 corrige bugs e falhas de segurança

O Linux Debian 9.2, que foi lançado a 7 de outubro de 2017, é uma versão do Debian, um dos sistemas operativos mais populares baseado em Linux.

Por exemplo, o sistema operativo Ubuntu é amplamente baseado em Debian. Tal como o Debian, o Ubuntu é um sistema operativo open source e gratuito, e que consiste numa distribuição do Linux.

Se se desenhasse uma árvore “genealógica” para o Linux, muitos ramos iriam dar ao Debian. As grandes vantagens destes sistemas e distribuições passam por ser gratuitos, livres, personalizáveis e seguros.

Mas voltando um pouco atrás: o Projeto Debian consiste numa comunidade de developers de software gratuito que, de forma voluntária, criam sistemas operativos e atualizações para os mesmos (também estas gratuitas, ou não fosse este o espírito Linux: gratuito e comunitário).

A mais recente versão do Debian é a Debian 9, também conhecida por “Stretch” (lançada em julho de 2017). A última atualização desta versão, o Linux Debian 9.2, está agora disponível.

Linux Debian 9.2 vem corrigir bugs e falhas de segurança

A nova versão do Debian consiste, essencialmente, em correção de bugs e lacunas de segurança. Falando em números, o Linux Debian 9.2 corrige 87 bugs e 66 problemas a nível de segurança.

O projeto Debian anunciou o lançamento desta atualização da seguinte forma: “o projeto Debian está feliz por anunciar a segunda atualização da sua distribuição estável Debian 9 (nome de código “Stretch”). Esta versão adiciona correções para problemas de segurança, bem como alguns ajustes para problemas sérios. Por favor, note que esta versão não constitui uma nova versão do Debian 9, apenas atualiza alguns dos pacotes incluídos. Não há necessidade de deitar fora o “Stretch”. Depois de instalar, os pacotes podem ser atualizados para as versões atuais usando um Debian mirror atual”.

Ou seja, é importante frisar que o Linux Debian 9.2 não é uma nova versão do Linux 9, mas apenas uma atualização deste. É particularmente útil para quem queira reinstalar o Debian PC ou Linux no computador, ou para quem já tenha o Debian 9 instalado, sem ter de estar a fazer download de centenas de atualizações dos repositórios oficiais.

Segundo as estatísticas do projeto Debian, esta versão corrige 87 bugs e faz 66 reparações de problemas de segurança relacionados com várias aplicações e componentes principais. Para ficar a conhecer ao pormenor todas as correções de bugs e segurança, aceda ao site oficial. Esta lista enumera todas as atualizações de bugs e segurança, explicando, em concreto, em que consistem as mesmas.

Para além disto, o Linux Debian 9.2 atualiza o kernel para Linux 4.9.51 LTS, GNOME 3.22, KDE Plasma 5.8 LTS, MATE 1.16, Xfce 4.12, LXQt 0.11, LibreOffice 5.2, trazendo também atualizações referentes a gestão de software, bases de dados, linguagens de programação, etc.

Se quiser testar o Debian 9.2 sem realmente instalar o sistema operativo, pode fazê-lo gratuitamente ao descarregar ficheiros de imagem ISO aqui. Para fazer o download do Linux Debian 9.2, clique aqui.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.