Lisboa é a cidade com trânsito mais congestionado da Península Ibérica

A capital portuguesa é a cidade com trânsito mais congestionado da Península Ibérica, com os lisboetas a passarem, em média, 35 minutos a mais por dia presos no trânsito.

Lisboa é a cidade com trânsito mais congestionado da Península Ibérica
Conclusão é do Índice de Tráfego Global Anual da Tom Tom

Lisboa tornou-se na cidade com o trânsito mais congestionado da Península Ibérica, tendo mesmo ultrapassado as grandes cidades espanholas. De acordo com o do Índice de Tráfego Global Anual da Tom Tom, realizado em 2016, a capital lisboeta apresenta um congestionamento de tráfego de 36%, o que representa um aumento de 2% face a 2015.

Face ao estudo anterior, o tempo perdido no trânsito na capital portuguesa cresceu 5%, o que faz de Lisboa a cidade mais congestionada da Península Ibérica, tal como no ano anterior. Na análise efectuada durante o dia, verifica-se que da parte da manhã – em hora de ponta – os condutores lisboetas demoram mais 61% do tempo a percorrer a mesma distância em horário normal. Na parte da tarde, as vias de circulação congestionadas na capital levam mais 72% do tempo a percorrer.

Lisboa surge em 53º lugar, enquanto o Porto está na posição 74, o que a torna na quarta cidade com trânsito mais congestionado da Península Ibérica. Ainda em Portugal, as cidades que apresentam mais congestionamento são o Porto (27%, Funchal (19%), Coimbra (17%) e Braga (17%).

Em Espanha, a cidade com trânsito mais congestionado é Barcelona com 31%, seguida de Palma de Maiorca (29%), Las Palmas (27%), Granada (26%), Sevilha (25%) e Gijon (25%). Madrid é a 104º cidade mais congestionada da Europa.

Ainda assim, Lisboa está longe de ser a cidade mais congestionada da Europa. O ranking do velho continente é liderado por Bucareste (Roménia) com 50%, seguindo-se as cidades russas de Moscovo (44%) e São Petersburgo (41%), Londres (40%) e Marselha (40%).

 

10 das cidades com trânsito mais congestionado do mundo

Cidade País Nível de congestionamento Manhã (hora de ponta) Tarde (hora de ponta)
1 Cidade do México México 66% (+ 7%) 96% 101%
2 Banguecoque Tailândia 61% (+4%) 91% 118%
3 Jacarta Indonésia 58% 63% 95%
4 Chongqing China 52% (+14%) 90% 94%
5 Bucareste Roménia 50% (+7%) 90% 98%
6 Istambul Turquia 49% (-1%) 63% 91%
7 Chengdu China 47% (+6%) 74% 79%
8 Rio de Janeiro Brasil 47% (-0%) 63% 81%
9 Tainan Taiwan 46% (+10%) 51% 71%
10 Pequim China 46% (+8%) 72% 84%

Cidade do México é a cidade com trânsito mais congestionado mundo

Seja qual for a hora do dia, a Cidade do México  lidera em termos de trânsito mais congestionado. Em média, os condutores na capital mexicana passam 66% de tempo no trânsito a qualquer hora do dia (mais 7% do que no ano passado), em comparação com períodos de trânsito fluido ou sem congestionamento. A completar o top 3 das cidades mais congestionadas do mundo está em segundo Banguecoque (Tailândia) com 61% seguida de Jacarta (Indonésia) com 58%.

Para Banquecoque vai ainda o destaque de ser a cidade com o trânsito mais congestionado do mundo, ao fim do dia, durante a hora de ponta. Os condutores na capital da Tailândia passam em média 118% de tempo extra presos no trânsito ao fim do dia. Entre as 10 cidades com mais trânsito seguem-se Chongqing (China) Bucareste (Roménia), Istambul (Turquia), Chengdu (China), Rio de Janeiro (Brasil, Tainan (Taiwan) e Pequim (China).

Nick Cohn, especialista da TomTom em tráfego rodoviário avançou à cadeia de televisão CNN “que a Tailândia – e muitas outras grandes cidades no topo do ranking de congestionamento de trânsito – tornaram-se vítimas de próprio sucesso. Economias e populações em crescimento traduzem-se hoje em mais tráfego rodoviário e passageiros.” Por outro lado, a “a Cidade do México tem uma rede extensa de metro, mas as linhas não vão até onde todo o crescimento da população está a acontecer. Por isso as pessoas não têm muitas opções para ir trabalhar”, explica Nick Cohn.

Pelo sexto ano consecutivo, a TomTom divulgou os resultados do Índice de Tráfego Global Anual, um estudo que analisa o congestionamento do trânsito em 390 cidades de 48 países, desde Roma ao Rio de Janeiro, passando por Singapura ou São Francisco. Desde 2008 que o congestionamento tem vindo a aumentar em todo o mundo.

Veja também: