Publicidade:

Lista de tarefas: conheça as nossas dicas e sugestões de ferramentas

Damos-lhe a conhecer algumas dicas e sugestões de ferramentas para elaborar uma lista de tarefas. Desta forma, o seu dia será muito mais organizado.

Lista de tarefas: conheça as nossas dicas e sugestões de ferramentas
Saiba como elaborar uma lista de tarefas eficaz

Lista de tarefas: tem dificuldade em organizar uma? Damos-lhe algumas dicas e sugestões de ferramentas para que se possa organizar melhor. Na verdade, uma lista de tarefas é eficaz no sentido de rentabilizar melhor o seu tempo, usando ferramentas de organização.

Lista de tarefas: dicas essenciais

1. Método Eisenhower


O “Método Eisenhower” ficou assim conhecido por ser usado pelo ex-presidente norte-americano Dwight Eisenhower. Este método tem por base a separação de tarefas na lista, dividindo-as em quatro categorias: a primeira é a “urgente/importante”; a segunda é a “não urgente/importante”; a terceira é a “não importante/urgente”; a quarta é a “não importante/não urgente”. Assim pode ver se a tarefa precisa de atenção imediata.

2. Planear a sua lista


Crie uma lista de tarefas que seja realista. Assim, pondere o que a sua lista deve efetivamente conter, em vez de simplesmente a encher com coisas a fazer que não fazem, na verdade, sentido para si e que desviarão o seu foco do que precisa realmente fazer como prioridade.

3. Não se desvie do seu foco


Seja disciplinado e pense que necessita de concluir todas as tarefas da lista até ao fim do dia. À medida que vai fazendo cada tarefa programada, verá os tópicos da sua lista a diminuir e isso dar-lhe-á um estímulo para continuar a percorrer as tarefas até ao fim da lista, já não parecendo algo de interminável e tão penoso.

4. Aprenda a lidar com situações de imprevisto


Durante o seu dia, poderão existir situações de imprevisto que o levarão a temporariamente desviar-se da sua lista de tarefas. No entanto, assim que essas situações não planeadas forem resolvidas, volte a centrar-se na sua lista de tarefas, procurando cumprir tudo que nela está exposto até ao fim do seu dia.

lista

Algumas ferramentas que pode usar

1. Google Keep


O Google Keep é muito útil para partilhar uma lista de tarefas a fazer. Pode ser uma lista de supermercado ou até mesmo uma check-list das coisas que terá de levar numa viagem que vai fazer. Efetivamente, este recurso é fundamental para que possa organizar a sua informação quotidiana e não deixar nenhuma tarefa por fazer.

2. Trello


O Trello é uma ferramenta de trabalho bastante usada nas agências de viagens e de marketing, assim como um pouco por todo o mundo de negócios. Esta ferramenta destaca-se porque constitui uma ajuda única na organização de projetos em forma de lista. Funciona com o conceito cartas (cards), quadros (boards) e listas (lists). A partir daqui, pode usar estes elementos da melhor forma, de acordo coma s suas necessidades.

3. Todoist


O Todoist tem um design muito simples, podendo ser outra ajuda preciosa na organização pessoal do seu dia a dia. Pode elaborar a sua lista de tarefas e aceder à mesma onde estiver. Pode usar a Todoist para organizar as suas tarefas pessoais e aquilo que tem efetivamente de fazer e que não pode ficar esquecido.

4. Wunderlist


O Wunderlist tem a vantagem de ser verdadeiramente simples, o que facilita imenso a criação da sua lista de tarefas diárias. Através desta ferramenta, poderá separar cada lista por semana, por dia, ou até mesmo por assunto, que se trate de lista relacionada com o trabalho, com a sua casa, com os seus estudos, etc.

Siga as nossas dicas e sugestões de ferramentas e verá que tem tempo para tudo!

Ver também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.