Lista Negra do Banco de Portugal: o que saber

O que é e como consultar a lista negra do Banco de Portugal pela internet. Saiba também como funciona e as formas de sair do mapa de dívidas disponibilizado pelo Banco de Portugal.

Lista Negra do Banco de Portugal: o que saber
Pode aceder à lista negra do Banco de Portugal pela internet.

A lista negra do Banco de Portugal está disponível para consulta online. Através do site, pode aceder a informação, atualizada mensalmente, sobre o seu historial de crédito. 
 

O que é?

Na realidade, a denominação correta para este serviço é Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), no entanto, é mais conhecida por lista negra. Todavia, este sentido negativo até pode não corresponder à realidade pois trata-se de uma base de dados, orientada pelo Banco de Portugal, onde constam todas as famílias e empresas que detenham créditos, independentemente de estes estarem em dia ou em incumprimento
 

Como consultar a lista negra do Banco de Portugal?

Como referimos, para consultar o mapa de créditos basta entrar no site do Banco de Portugal e seguir os seguintes passos: Serviços ao Público \ Central de Responsabilidades de Crédito \ Mapa de Responsabilidade de Crédito (Obter Mapa), ou clicar aqui. Para as empresas: Área de Empresa \ Consultar informação \ Mapa de Responsabilidades de Crédito.
 

Como funciona?

A base de dados da CRC ou lista negra é alimentada pelas informações prestadas sobre as responsabilidades de crédito assumidas por uma pessoa/empresa perante as entidades representantes. São estas que comunicam ao Banco de Portugal que depois gere essa informação. A base de dados criada serve para as instituições financeiras consultarem sempre que pede um crédito, ajudando-as a avaliar o risco dos potenciais clientes.
 

Como sair da lista negra?

Para tirar o seu registo da lista negra do Banco de Portugal existem três formas:
  1. Efetuar a regularização da dívida – realizando o pagamento da dívida em incumprimento que originou a entrada do seu nome nos incumpridores. Ao fazê-lo o seu nome passa para situação regularizada.
  2. Tentar renegociar a dívida – Estando em situação de incumprimento pode não conseguir obter novos créditos, nem utilizar o cartão de crédito. A solução é tentar renegociar a dívida com a entidade financeira em causa. A informação no Banco de Portugal passará para crédito renegociado.
  3. Pedir a insolvência – Em último recurso a solução passa por pedir insolvência, com tudo o que está associado a uma situação dessas.
 
Veja também: