Lista negra do Banco de Portugal: o que deve saber

Saiba o que é a lista negra do Banco de Portugal, para que serve e como eliminar o seu nome desta lista.

Lista negra do Banco de Portugal: o que deve saber
Quer saber se o seu nome consta desta lista?

Possivelmente, já ouviu falar na lista negra do Banco de Portugal, mas sabe o que representa essa lista e quem se encontra nela?

Em Portugal, é o Banco de Portugal que supervisiona o setor financeiro. Entre as suas inúmeras funções, encontra-se a de agrupar as responsabilidades de todos os clientes bancários junto das diversas instituições financeiras.

Há muitas pessoas que desconhecem como funciona esta lista, o que representa, bem como que podem aceder à mesma. A forma mais rápida e cómoda de obter a lista, dito de forma mais simples, de consultar o seu “cadastro”, é através do site do Banco de Portugal, página da CRC (Central de Responsabilidades de Crédito), e seguir as instruções, quer se trate de uma empresa quer de um particular.

banco de portugal

O que é, afinal, a lista negra do Banco de Portugal?

Conhecida como lista negra do Banco de Portugal, é em rigor a base de dados que contém informações sobre os créditos contraídos em Portugal. Este sistema de informação gerido pelo Banco de Portugal chama-se Central de Responsabilidades de Crédito – CRC e contém informações positivas (regulares) ou negativas (incumpridoras) das operações de crédito dos portugueses.

Quando um crédito – à habitação, crédito de empresas, etc. – é pago regularmente, as informações são positivas. Quando uma pessoa não cumpre com os seus deveres de crédito, as informações são negativas.

Resumindo, nesta lista pode encontrar:

  • Os seus créditos regulares, ou seja, as dívidas que tem em quaisquer instituições, nomeadamente créditos habitação, automóvel, pessoal, cartões de crédito, entre outras;
  • As suas potenciais dívidas, como por exemplo, os plafonds disponíveis nos cartões de crédito ou situações em que foi fiador.

Objetivo da lista

Criada com o objetivo de apoiar as instituições financeiras na avaliação do risco de concederem créditos, esta lista (base de dados) permite-lhes consultar informações sobre o endividamento de quem lhes pede crédito.

Isto significa que sempre que um particular ou empresa pede um crédito, a instituição em que é feito o pedido consulta a informação que o Banco de Portugal tem. Este recurso permite analisar se a pessoa ou empresa tem capacidade para contrair mais um empréstimo – através da avaliação da taxa de esforço.

E ,se por algum motivo, ao seu nome está associado o incumprimento, não desespere porque pode tirar o seu nome da “lista negra”. De seguida, já lhe dizemos como.

Eliminar nome da “lista negra”

Para que o seu nome deixe de constar da lista negra do Banco de Portugal deverá:

  • Pagar a quantia em dívida e terminar com a situação de incumprimento;
  • (Re)negociar o crédito com o banco: pode não só limpar o nome da lista negra como também reduzir as suas prestações financeiras.

Depois de resolver o problema, a entidade com quem está em dívida irá comunicar ao Banco de Portugal que a situação se encontra regularizada. Esta atualização ocorre entre 1 a 2 meses.

Veja também:

Continuar a Ler