8 listas a fazer para ser bem sucedido

Listas de contactos, despesas, tarefas... E até de sonhos. Tomar nota de cada objetivo é caminhar rumo ao sucesso. Conheça 8 listas a fazer.

8 listas a fazer para ser bem sucedido
O segredo do sucesso está na organizaçãoc

A mente humana é algo verdadeiramente incrível, mas é preciso esforço para ter uma memória que suporte e auxilie, sem falhas, o dia a dia. Existem incontáveis exercícios que ajudam músicos e atores, por exemplo, a fortalecer a capacidade de armazenamento de informações, porque apenas assim podemos garantir que os dados ficam gravados na nossa memória -  e eles são essenciais para quem quer colocar os compromissos e objetivos.

Tome nota das 8 listas a fazer para ser bem sucedido e descubra o que a memória pode fazer pela sua vida pessoal e carreira. Mas não se assuste: o que lhe falta em memória pode sempre ser compensado através da dedicação e da atenção.
 

Memória e sucesso: 8 listas a fazer

Curiosamente, especialistas em comportamento relacionam um futuro bem sucedido a uma grande capacidade de memória. A resposta para esta conclusão parece clara: mais portas se abrem para quem possui este ingrediente essencial à fórmula do sucesso. 

Manter o controlo dos elementos essenciais ao seu dia a dia pode fazer toda a diferença quando o assunto é cumprir metas. Para isso, é possível criar listas decisivas para alcançá-las. Aqui estão 8 listas que garantem as suas conquistas e ajudam a aumentar a sua ambição.
 


1. Lista de Metas

Estabeleça objetivos: deseja estabilidade financeira?  Ter uma casa própria? Começar uma família? Ser independente? Seja qual for a sua meta, lembre-se de que traçar objetivos aumenta a sua capacidade de crescimento pessoal e profissional. Listar o que pretende ajuda a dar uma direção à vida e torna mais fácil perceber quando algo não está a correr da melhor forma.

Ter ambição nos motiva e ajuda a crescer, mas é preciso questionar acertadamente sobre aquilo que de facto desejamos para nos sentirmos realizados. Na lista de objetivos deve incluir tudo aquilo que julga necessário para que passe a olhar para si mesmo com orgulho. Alcançar o sentimento de respeito por si é o primeiro sinal de que está a ser bem sucedido. Lembre-se: todos nós precisamos ter uma boa razão para levantar de manhã.
 


2. Lista de Tarefas

As tarefas são fundamentais para alcançar qualquer objetivo, e elas também oferecem aquele sentimento de dever cumprido quando são concluídas. Listá-las vai fazer com que perceba exatamente em que ponto do caminho se encontra. Novas tarefas surgem todos os dias, independente de ser um funcionário, estudante ou freelancer. Quando não criamos uma lista para as tarefas diárias, elas acabam por ficar acumuladas e, eventualmente, tornam-se num obstáculo.

Monitore, diariamente, as tarefas enquanto as completa. Assim, terá um uma noção real da sua progressão e uma fonte contínua de motivação.Tenha uma lista de tarefas pessoais e outra de tarefas profissionais. Estabelecer objetivos individuais, que estejam para além da carreira, vai fazer com que o seu sentimento de realização seja consideravelmente maior. Escrever ou ler um livro, aprender pintura, fazer trabalhos manuais... Sejam quais forem as suas tarefas pessoais, elas vão dar muito mais sentido às suas realizações.



3. Lista de Contatos

É uma ilusão achar que somos capazes de fazer tudo sozinhos, no entanto, más parcerias podem prejudicar o alcance dos objetivos. Por isso, para ser bem sucedido crie listas de contactos e aliados compatíveis com as suas metas. Amigos e familiares talvez não sejam boas opções para a criação de um negócio, por exemplo. Identifique, caso a caso, quem melhor se encaixa e compartilha da sua visão para a conclusão de tarefas específicas.

Ao longo da vida, encontramos pessoas talentosas, hábeis e capazes, que têm características e competências que podem ser necessárias no futuro. Não hesite em oferecer uma mão amiga quando estas pessoas necessitarem de si e fortaleça a sua rede de contactos. No futuro, elas podem ser valiosas ajudas. Laços de amizade são essenciais, mas bons contactos profissionais também estão cotados a peso de ouro.
 


4. Lista de despesas

Apesar de já fazer parte do senso comum, esta é uma lista muitas vezes negligenciada. Já todos sabemos que existem dois tipos de despesas: aquelas que são necessárias e aquelas que incluem os gastos com desejos pessoais. Muitas vezes, misturamos as coisas e acabamos por perder o rumo. Nesta altura, já sem foco e controlo, deixamos de agir com prudência e os gastos com desejos e necessidades secundárias atingem outras proporções, levando para longe o dinheiro que deveria ser gasto com as necessidades realmente essenciais.

A cultura do consumismo é cada vez mais esmagadora e se não quer fazer parte do grupo que aposta neste comportamento sem medidas, é melhor começar a organizar as suas listas de despesas.  Elas vão fazer com que tenha a real noção das suas necessidades e, por outro lado, vão inibir a culpa com gastos secundários. Afinal, eles serão feitos quando houver margem para isso.

Priorize a lista com as despesas essenciais, e só depois de cumprir com essas obrigações, olhe para a lista de desejos pessoais. Essa maturidade vai definir o seu sucesso, que é medido também pela sua capacidade de gerir o orçamento, não acumulando pendências financeiras inadiáveis.


lista


5. Lista de Ferramentas Úteis

A sociedade depende muito do uso da tecnologia e esse nível de confiabilidade também sugere que é preciso termos responsabilidade. Se algo acontecesse com o seu telemóvel ou computador pessoal, qual seria o tamanho deste revés? É certo que o percalço afetaria, e muito, a conclusão de algumas tarefas e a realização de outras. Perder a lista de contactos, por exemplo, pode ser problemático e comprometer alguma situação pessoal ou profissional.

Existem aplicações que são verdadeiras ferramentas de socorro quando algo de errado acontece com os nossos equipamentos tecnológicos. Essas Apps, para além de muito úteis, podem tornar mais fácil a execução de algumas tarefas. Elas não se limitam apenas à recuperação de danos, apresentando ainda características que podem compensar a nossa falta de habilidade numa área específica, ou gerenciar os nossos compromissos.

Mantenha uma lista de Apps úteis e veja o que elas podem fazer por si. Assim, sempre que for confrontado com problemas comuns (como encontrar um bom restaurante para um jantar de negócios ou retirar dúvidas) vai perceber a diferença, poupando tempo para concluir um objetivo. Mas fique atento: a internet está repleta de ferramentas tecnológicas úteis e inúteis. Faça um filtro das que são relevantes e podem ser adequadas à resolução dos seus problemas.
 


6. Lista de Melhorias Pessoais

É seguro assumir que estamos todos cientes de nossas deficiências - se não de todas elas, pelo menos de algumas. Pense em si mesmo, faça uma lista de todas as coisas que gostaria de mudar ou melhorar, e considere as diversas formas de chegar até essas mudanças.

A lista de melhorias deve consistir em mudanças físicas, abandono de maus hábitos, mudanças de natureza espiritual ou de comportamento. Esta tomada de decisão inicial é fundamental para procurar soluções viáveis e fáceis de executar. A lista deve existir para lembrá-lo das mudanças que deve priorizar por um determinado período de tempo, e isso vai servir para aumentar a sua confiança em si mesmo.
 


7. Lista de ideias criativas

Ao longo da história, as personalidades marcantes que tiveram um impacto significativo no mundo foram aquelas que mostraram uma forma revolucionária de pensar, que ousaram desafiar a ordem estabelecida e arriscaram mudar alguma coisa. Para que uma ideia seja vista como criativa, ela precisa de ser inovadora, fazer sentido e ser útil.  

Sempre que uma nova ideia venha à cabeça, tome nota dela. Em seguida, verifique na internet se realmente a sua mente tropeçou em algo novo. Peça uma segunda opinião e certifique-se de tudo o que precisa para realizar a sua ideia. Muitas vezes, é assim que as pessoas bem sucedidas iniciam os seus projetos de sucesso.

Tenha conciência de que é muito possível que as pessoas não fiquem impressionadas com a sua criatividade, mas não se deixe desencorajar por isso. A perseverança também é uma qualidade que faz parte do perfil dos bem sucedidos. Monitorar as suas ideias ajuda a fortalecer a sua capacidade de foco, estimula os pensamentos produtivos e mantém a mente ocupada.
 


8. Lista de coisas a fazer antes de morrer

Parece mórbido e pessimista, mas a verdade é que esta é uma lista popular entre aqueles que desejam muito da vida. Aprender mais e experimentar novas vivências pode ser revigorante, mas muitas vezes perdemos o foco e esquecemos daquilo que nos oferece mais prazer. Viver sem praticar os nossos maiores desejos eleva o risco de arrependimentos no futuro e de nada vai adiantar alcançar os seus obstáculos profissionais, se não puder saborear a realização de alguns sonhos.

Crie uma lista com tudo aquilo que deseja experimentar antes de morrer e certifique-se de que esta lista não para de crescer. Mesmo aquilo que considerar ser impossível de executar, deve estar presenta nela. Sempre que estiver a passar por um momento mais áspero na sua vida, olhe bem para a sua lista de sonhos, concluídos e por concluir, e vai ver que encontra uma forma de respirar fundo e ganhar forças para continuar.
 
Veja também:

Continuar a Ler