Publicidade:

Livre-se destes objetos antes do final do ano

Liberte espaço em casa, organize a mente e, quem sabe, ganhe um dinheiro extra.

Livre-se destes objetos antes do final do ano
Ao longo do ano enchemos a casa

Vamos arregaçar as mangas e atirarmo-nos às limpezas de final de ano. Está a chegar um novo ano e esta é a altura ideal para definir novos objetivos.

É uma boa altura para para nos livrarmos daqueles objetos que há muito não têm qualquer uso, daqueles papéis que acumulámos ao longo de meses, daquelas peças de roupa que deixámos de usar.

As limpezas de final de ano abrem-nos novas perspetivas. Libertamos espaço, organizamos a casa, limpamos armários e gavetas. Também ajudam a organizar a mente e a encarar o novo ano com mais disciplina.

Podemos ainda ganhar um dinheiro extra com roupas que já não se usam, mas que estão em ótimo estado, louças que não tem utilidade, mas que podem agradar a outras pessoas. Há sites onde pode colocar essas peças à venda.

Livre-se destes objectos antes do final do ano


Roupa que já não usa

De certeza que o seu armário tem várias peças de roupa que já não usa há anos. Comece por aí. Junte a roupa e analise cada peça. Deverá ter alguns artigos de maior valor e esses poderão ser vendidos num dos vários sites de produtos usados.

Outros poderão ser doados e não faltam instituições que precisam desses bens, desde que estejam em bom estado. Veja também os armários dos seus filhos. Tudo o que já não for usado e esteja em boas condições pode ser vendido na internet ou mesmo em lojas de segunda mão. Lembre-se que pode existir uma segunda vida para os artigos que já não quer. A roupa usada tem mercado.

Papelada do ano

Acumulou de certeza quilos e quilos de papel. Foram as faturas do restaurante, da farmácia, das consultas médicas. Foram os documentos que imprimiu, mas que já não precisa, os catálogos de programação de instituições culturais, os jornais e revistas que foi comprando. Papéis e mais papéis. Faça-os seguir para o contentor azul depois de se certificar que já não precisa deles.

Louças e móveis

Um olhar crítico para os armários da cozinha e da sala vai permitir-lhe ver que há diversos objetos que não usa, que não gosta, que estão velhos e que, afinal, só ocupam espaço. Deite fora as peças velhas, doe as que não têm valor monetário e venda as que possam ter algum valor. O mesmo pode suceder com algumas peças de mobiliário.

Observe com atenção a sua casa. E já agora aproveite para deitar fora aqueles frascos de produtos alimentares esquecidos e já fora de prazo, que toda a gente costuma ter no fundo dos armários.

Medicamentos e cosméticos

Observe a sua caixa ou gaveta de medicamentos. De certeza que há embalagens fora de prazo. Guarde-as num saco e, logo que possível, deixe o saco numa farmácia. Os medicamentos fora de prazo têm um circuito próprio de tratamento e eliminação. O mesmo deve acontecer com os seus cosméticos. Leia os prazos de validade e deite ao lixo tudo o que já estiver fora de prazo.

Para finalizar as limpezas de final de ano basta agora pegar em alguns panos, no aspirador e nalguns produtos de limpeza e dar uma boa limpeza à casa.

Veja também: