AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 sítios onde pode encontrar livros escolares usados

Os livros escolares usados são, cada vez mais, uma opção já que são uma forma de poupança e de preservação do ambiente. 

5 sítios onde pode encontrar livros escolares usados
Por todo o país e conseguindo poupar

Está a preparar o regresso às aulas dos seus filhos e o orçamento da família é curto? Anda à procura de livros escolares usados? Saiba que há vários locais espalhados por todo o país onde foram criados bancos de manuais usados a que pode recorrer. Há também várias plataformas online que promovem a troca, compra ou venda de livros escolares, promovendo a sua reutilização. Alguns são gratuitos, outros nem por isso, mas normalmente os preços de venda são bem mais baixos que os dos livros novos.
 

Onde encontrar livros escolares usados

 

1. Banco do Livro Escolar

Nascido em 2011 e criado por cidadãos, o “Movimento pela reutilização dos livros escolares” promove a criação e divulgação de bancos de recolha e partilha gratuita de livros escolares em todo o país. O objetivo é fazer desta uma prática universal em Portugal. Isso acontece através dos mais de 150 bancos de livros escolares criados. Gratuito é palavra de ordem.

Por isso, se precisa de livros pode procura-los no banco mais próximo da sua residência, sem qualquer custo. Consulte aqui a lista de bancos existente. Se quer entregar livros de que já não precisa pode fazê-lo nos mesmos locais. Pode ainda ir aos CTT e pedir a embalagem solidária, enviando gratuitamente os livros escolares usados para um dos bancos deste movimento. Centenas de milhares de estudantes já beneficiaram desta ajuda.
 
 

2. Sítio da Troca

No Sítio da Troca pode adquirir livros escolares com poupança ou vender aqueles de que já não precisa. O site funciona como uma plataforma de encontro destes dois interesses. Os manuais podem ser usados mas têm que estar em condições de ser reutilizados, sendo que o preenchimento de um questionário vai recomendar o valor pelo qual deve ser vendido. Se alguém quiser comprar os livros que pôs à venda é avisado via email. Da mesma forma, o comprador é notificado com a confirmação de venda e o registo do envio dos livros pelos CTT.

 

3. Manuais Usados

Neste site pode fazer compra, venda ou troca de manuais escolares, livros escolares, universitários ou até de livros de literatura usados. A utilização do portal é completamente gratuita e sem intermediários, cabendo ao utilizador fazer o registo e gerir o processo. Pode escolher os livros por ano ou por tipo.

 

4. Custo Justo, OLX ou Gandre Mercado

Estes sites funcionam todos de forma idêntica e são muito usados para vender livros escolares usados. Por isso, se anda à procura de manuais de algum ano específico também pode procurar aqui. Só tem que pesquisar, encontrar os vendedores mais próximos, contactá-los e fechar negócio. Aqui não há borlas. O objetivo é mesmo vender e fazer algum dinheiro.

 

5. Câmaras Municipais

Há várias câmaras municipais, por todo o país, que abraçaram esta bandeira e criaram bancos de livros escolares usados para promover a reutilização de manuais e muitas vezes apoiar as famílias mais desfavorecidas. Consulte a sua câmara municipal para saber se têm este apoio disponível.

Veja também: