Livros escolares usados: 9 sítios para trocar, comprar e vender

Os manuais representam uma grande fatia das despesas de regresso às aulas. Uma forma de poupar é comprar livros escolares usados.

Livros escolares usados: 9 sítios para trocar, comprar e vender
Saiba onde entregar e encontrar livros escolares usados

Os livros escolares são uma grande preocupação para os pais de crianças e jovens em idade escolar. É preciso fazer encomendas rapidamente, para que não esgotem, mas a maior preocupação é mesmo o valor. Cada manual tem um preço bastante elevado e quando se faz as contas do total ainda custa mais. Uma alternativa interessante é a compra de livros escolares usados.

Há vários sítios onde é possível encontrá-los. E, para além da poupança, também pode vender os livros que ainda estejam em bom estado. Resta esperar que os conteúdos programáticos não mudem nos anos em que tiver que comprar livros porque, nesse caso, terá de comprar os novos livros indicados pelo Ministério da Educação.

Onde encontrar livros escolares usados

1. Reutilizar

O “Reutilizar – Movimento pela reutilização dos livros escolares” é responsabilidade de cidadãos que promovem a criação e divulgação de bancos de recolha e partilha gratuita de livros escolares usados em todo o país. O único objetivo deste movimento é tornar a reutilização de livros escolares uma prática universal em Portugal.

O projeto é simples. Quem tem livros escolares usados, que já não vai usar, doa-os. Quem precisa deles, dirige-se a um banco de livros escolares e pede os livros de que precisa. No site encontra facilmente a localização dos bancos já existentes.

Em 2014, os CTT permitiam, a quem não tivesse facilidade de se dirigir a um dos bancos da Reutilizar, que os livros escolares usados fossem enviados gratuitamente, através das embalagens solidárias, sem qualquer custo para quem enviasse os livros ou para a Reutilizar, que os recebia. Em 2015, na sequência da privatização dos CTT, o protocolo não foi renovado.

2. Sítio da Troca

O Sítio da Troca tem uma política diferente da Reutilizar. Aqui, os livros escolares usados são vendidos e comprados, em vez de doados e levantados de forma gratuita. São aceites para venda apenas livros escolares e auxiliares, não sendo possível vender livros que não sejam de uso escolar.

Para quem quer vender, o site é muito intuitivo. É feito um questionário ao utilizador e é apresentado um valor para o livro, que pode ser alterado, mas nunca para um valor superior.

Para quem procura, o Sítio da Troca permite que seja feita uma pesquisa através do site. A transação é feita através dos CTT. O comprador paga o livro e, posteriormente, o vendedor faz o envio do mesmo da forma mais económica, ficando a cargo deste o valor das despesas de envio.

manuais escolares

3. Manuais Usados

No site Manuais Usados pode comprar, vender ou trocar manuais escolares, livros escolares, universitários ou até de livros de literatura usados. A utilização do portal é completamente gratuita e sem intermediários, cabendo ao utilizador fazer o registo e gerir o processo. Pode escolher os livros por ano ou por tipo.

4. Portais de venda online

Sites como o Custo JustoOLX ou o Grande Mercado vendem de tudo um pouco. Os livros escolares usados não são exceção. Basta procurar alguém que venda o que pretende, perto da sua área de residência, e tentar fazer o melhor negócio possível.

5. Book in Loop

A plataforma online Book in Loop permite a compra e venda de livros escolares usados, do 5º ao 12º ano. Os livros são vendidos por 40% do PVP, ficando os vendedores com 20% e a Book in Loop com outros 20%. Assim, o comprador tem uma poupança de 60%, relativamente ao preço de um livro novo.

É preciso fazer um registo, indicar a escola e o ano de escolaridade dos livros, tanto para vender como para comprar. Para quem vende, os pontos de entrega são bombas de gasolina Repsol e Alves Bandeira, mas também pode optar pela recolha dos livros em casa, mediante o pagamento de 6€. Quem compra recebe sempre os livros em casa.

6. Banco de Livros

Um grupo de jovens católicos da Paróquia de São Bento, em Massamá, concelho de Sintra, também tomou a iniciativa de promover uma recolha de livros escolares usados para facilitar a vida aos residentes nesta freguesia. O site Bancos de Livros não fornece muita informação, mas disponibiliza contactos através dos quais pode falar com este Grupo de Pessoas ao Serviço, cuja missão é intervir a nível social para responder às necessidades de quem os rodeia.

livros books

7. Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais e Escolas

Há várias Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, escolas públicas e até colégios que também promovem a reutilização de livros escolares usados. Principalmente para os mais carenciados, esta iniciativa é muito importante para a gestão das finanças familiares no regresso às aulas. Informe-se junto da sua Junta, Câmara ou da escola dos seus filhos se alguma promove este tipo de aproveitamento.

8. Boca-a-boca

Se nenhuma destas opções lhe interessar, há sempre o velho método do boca-a-boca. Fale com amigos e conhecidos, tente perceber se há interessados e faça vendas, compras ou trocas diretamente com quem também tem interesse em fazê-lo.

9. Doar a quem mais precisa

Doar a bibliotecas e instituições de caridade também são opções louváveis.
ONG’s presentes em países em vias de desenvolvimento, e onde se fale a língua portuguesa, aceitam, inclusive, livros escolares usados que já estejam desatualizados. Por isso, há sempre um bom destino para eles. Informe-se junto do Instituto Camões, que desenvolve várias parcerias e, certamente, terá conhecimento de para onde poderá encaminhar os livros que já não usa.

Seja consciente

Caso tenha interesse em doar ou vender livros escolares usados, não se esqueça de que todos gostamos de utilizar material em boas condições. Se não gostava de encontrar um livro riscado ou rasgado, disponibilize também material em boas condições.

Veja também: