AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 livros sobre liderança que deve ler

Tem uma equipa a seu cargo e quer ser o melhor líder possível? Aproveite todos os tempos livres para ler estes livros sobre liderança.

5 livros sobre liderança que deve ler
Recomendados pelo Fórum Económico Mundial

Costuma-se dizer que ser chefe é fácil, o difícil é ser líder. Até porque ser líder é muito mais que ocupar uma posição hierárquica. Muitas vezes uma pessoa pode ser o chefe de um grupo e não ser seu líder. Ser líder é ser capaz de influenciar e motivar quem está à nossa volta; é ser uma referência dentro de um grupo; é ver a sua opinião valorizada. É ser capaz de gerir e orientar uma equipa (numa empresa, numa companhia de teatro, numa turma da escola).

Existem pessoas que já nascem com esse dom de ser uma referência para os pares, mas também se podem adquirir as características que poderão fazer de si um bom líder. Para isso, experimente ler estes cinco livros sobre liderança, trabalho e psicologia recomendados pelo Fórum Económico Mundial.
 

5 livros sobre liderança para ter na mesa de cabeceira

 

1. Presence, Amy Cuddy

Amy Cuddy é uma das melhores oradoras de Ted Talks no mundo e o seu Presence é muito recomendado. A psicóloga explica neste livro como obter sucesso mudando a sua postura física, já que isso influencia a forma como nos vemos e como os outros nos vêem. Vai poder aprender técnicas simples para libertar-se do medo e trabalhar a sua linguagem corporal.
 


2. Unfinished Business, Anne-Marie Slaughter

O Unfinished Business foi considerado um dos melhores livros do ano pelo The Washington Post e pela The Economist. Anne-Marie Slaughter foi a primeira mulher a ocupar o cargo de directora do planeamento político de um Departamento de Estado norte-americano. A autora, que se afastou da carreira para dedicar tempo à família, aborda neste livro como é que os decisores políticos e a sociedade pode criar igualdade para homens em mulheres, tanto no trabalho como em casa.

 

3. Superforecasting - The Art and Science of Prediction, Philip Tetlock e Dan Gardner

Superforecasting é um bestseller do New York Times e um dos melhores livros de 2015 da The Economist. Os autores não explicam como prever o futuro, mas mostram como podemos agir de forma mais sábia antecipando algumas situações de forma a obter sucesso. Partindo do exemplo de várias personalidades, Philip Tetlock e Dan Gardner revelam que fazer previsões não implica ter computadores tecnologicamente avançados nem métodos arcaicos, passa mais por recolher informação de várias fontes, pensar de forma probabilística, trabalhar em equipa e estar disposto a admitir que está errado e a mudar de direcção.



4. Friend and Foe, Adam Galinsky e Maurice Schweitzer

O que é preciso para ser bem-sucedido? É esta a pergunta que dá o mote ao livro Friend and Foe. Os humanos estão destinados a competir ou a cooperar ou só terão sucesso se fizerem ambas as coisas? Os autores dão resposta a várias questões e, a partir de exemplos reais, explicam como ganhar poder e mantê-lo, como construir uma relação de confiança e como a recuperar, ou como ser bem-sucedido em negociações.

 

5. Leadership BS, Jeff Pfeffer

Em Leadership BS, Jeffrey Pfeffer foca a indústria da liderança mostrando que os líderes devem ser honestos, autênticos e modestos, dizer a verdade, construir relações de confiança e tomar conta dos outros. Neste livro com caráter provocativo, o autor parte de histórias e mitos sobre a liderança para dar um olhar mais científico sobre a questão aos leitores e dar informação preciosa para que consigam guiar as suas carreiras.
 
 

Outros livros sobre liderança que deve ler

O Fórum Económico Mundial recomenda ainda a leitura destes livros sobre liderança:
Veja também: