Locadora de veículos: o que é e para quem

Tudo o que precisa de saber sobre locação de carros e ainda exemplos de locadoras de veículos em Portugal.

Locadora de veículos: o que é e para quem
É uma instituição de crédito automóvel

O número de vendas de veículos tem subido nos últimos cinco anos. Além da confiança dos consumidores ter aumentado, também a disseminação de formas alternativas ao crédito automóvel para financiamento à compra de carro tem ajudado à evolução dos números. Recorrer a uma locadora de veículos para financiar a compra de um automóvel é uma das formas de financiamento alternativas que mais expressão tem vindo a ganhar no mercado português.

Provavelmente, a denominação de locadora de veículos não lhe dirá muito, mas se falarmos de leasing automóvel ou renting o cenário muda de figura. Saiba tudo sobre locação de veículos.

Locadora de veículos: o que é e quais as modalidades

Uma locadora de veículos não é mais do que uma instituição de crédito. As locadoras são instituições de crédito que viabilizam soluções de financiamento para a aquisição de automóvel, nomeadamente através do leasing ou do renting. As funções da locadora de veículos variam consoante as especificidades da modalidade de financiamento automóvel em causa.

Leasing automóvel

Trata-se de uma operação de financiamento através da qual uma das partes (a locadora) cede à outra (o locatário) o direito de utilização de um determinado bem, no caso o veículo, durante um período de tempo pré-estabelecido, em contrapartida de uma remuneração periódica (habitualmente mensal), que inclui o valor do bem, IVA, comissões e taxas de juro.

No final do contrato de leasing, o locatário poderá adquirir o veículo, mediante o pagamento do valor residual. Pode também devolvê-lo ou trocá-lo. O leasing é uma espécie de aluguer de longa duração, que garante benefícios fiscais, mas as despesas de manutenção e reparação do automóvel ficam a cargo do cliente.

Renting automóvel

É uma modalidade menos conhecida. Trata-se de um contrato de aluguer operacional de um veículo, que permite a agregação de outros serviços (por exemplo, seguro de danos próprios, gestão dos pneus, das inspeções periódicas e do pagamento dos impostos, bem como gestão de acidentes), além do aluguer, por um período e quilometragem pré-definidos, mediante o pagamento de uma renda mensal.

A vantagem do renting de poder contratar outros serviços é que os aspetos burocráticos, técnicos e fiscais relacionados com os mesmos ficam a cargo da entidade financeira (locadora). No final do contrato de locação, pode entregar o veículo ou adquiri-lo pelo seu valor comercial ou pelo valor acordado com a locadora.

Locadoras de veículos em Portugal

  • LeasePlan
  • Locarent
  • Grenke
  • ALD Automotive
  • A maioria dos bancos a operar no mercado nacional (muitos têm até simuladores de leasing e renting);
  • A maioria das marcas automóveis têm uma financeira que permite comprar um carro através de crédito automóvel, renting, leasing ou outras formas de financiamento.

 

Veja também: