Lua de mel nas Maldivas: tudo o que precisa de saber

Está a pensar escolher as Maldivas para a lua de mel? Neste artigo, dizemos-lhe tudo o que precisa de saber para preparar as férias neste destino fabuloso.

Lua de mel nas Maldivas: tudo o que precisa de saber
Um destino romântico por natureza

Mais de mil ilhas paradisíacas a salpicar um incrível mar azul turquesa. É assim o arquipélago das Maldivas, situado no Oceano Índico, a Sudoeste da Índia e do Sri Lanka. Um destino romântico por excelência e por isso mesmo uma excelente opção para férias a dois. Quer passar a sua lua de mel nas Maldivas? Tudo o que precisa de saber sobre este paraíso está neste artigo.

O essencial sobre lua de mel nas Maldivas

A flor das Índias

praia maldivas

O explorador Marco Polo apelidou este extenso arquipélago de ‘Flor das Índias’, assim que o avistou numa das suas grandes viagens pelo Índico, tal a sua beleza. Organizadas em 26 atóis, são 1196 ilhas no total, sendo que apenas 203 são habitadas. As principais fontes de receitas do país é a pesca e o turismo.

malé capital das maldivas

A capital da República das Maldivas é Malé, que com apenas 5,8 km2 é uma das maiores ilhas do país, onde vivem cerca de 130 mil pessoas. Aqui é possível encontrar vestígios da nossa epopeia dos Descobrimentos: o arquipélago chegou a ser uma colónia portuguesa por um curto período de tempo.

As Maldivas são o país com menor altitude do mundo, estando o seu ponto mais elevado apenas a 2,3 metros acima do nível do mar. Há estudos que apontam para que o arquipélago fique submerso dentro de 100 anos, por isso faz bem em não esperar para conhecer este verdadeiro paraíso na terra!

Ver os programas de Lua de Mel nas Maldivas da TopAtlântico >>

Destino de sonho

kuramathi resort

Apesar da época ideal para viajar até às Maldivas, por ser menos chuvosa, ser entre dezembro e abril, o clima da região faz com que todas as alturas do ano sejam convidativas. As Maldivas não são um país de monções extremas e mesmo nos dias em que chove, há sempre abertas, mantendo-se a temperatura entre 24ºC e 33ºC durante todo o ano. Afinal, estamos num país de clima tropical, onde a temperatura da água do mar nunca baixa dos 27º C.

maldivas ilha

Ao todo vai precisar de cerca de 15 horas de voo e de pelo menos uma escala para lá chegar, o que perfaz cerca de um dia de viagem. Mas pode crer que compensa cada segundo. Uma vez chegado ao Aeroporto Internacional das Maldivas, na ilha Hulhule, junto a Malé, terá de fazer a viagem até ao seu resort e os meios mais usuais são o barco ou o hidroavião. Se puder, escolha este último e viverá uma experiência única. As vistas que se obtêm ao sobrevoar os atóis e as ilhas são verdadeiramente inesquecíveis.

Consultar todos os programas de férias nas Maldivas TopAtlântico >>

A magia das ilhas-resorts

bungalow maldivas

Cada resort das Maldivas ocupa uma ilha e há mais de 100 ilhas, todas relativamente pequenas e apenas dedicadas ao turismo onde se poderá hospedar. Do luxo supremo ao conforto mais do que suficiente, há opções para diferentes gostos. Todos os resorts têm, no entanto, aspetos em comum: a exclusividade, uma vez que em cada ilha só existe um hotel, e uma envolvência tropical fabulosa.

snorkeling

Uma vez instalado, desfrute da atmosfera única e mágica do lugar. Aproveite os dias ao máximo, relaxando na praia e dando longos passeios na areia branca e fina, contemplando as águas transparentes pontuadas por peixinhos coloridos e outras espécies exóticas, como raias e moreias.

Se vir tubarões, não se assuste: estes são amistosos e não lhe irão fazer mal. Aliás, observar a fauna marítima e os corais, através de mergulho ou snorkeling é algo que não deve perder, assim como assistir diariamente ao maravilhoso pôr do sol.

Conheça os resorts dos programas de Lua de Mel nas Maldivas TopAtlântico >>

Outras atividades a não perder nas Maldivas

maldivas quarto

 

A partir da sua ilha, poderá fazer excursões em dohnis – os barcos tradicionais das Maldivas – a pequenas ilhas habitadas pela população ou até fazer uma visita à capital. Mas há muitas outras atividades e serviços possíveis, dependendo da dimensão da ilha-resort onde estiver instalado: massagens e tratamentos de spa, pesca noturna, passeios de catamaran, jet-ski, kitesurf e windsurf, entre outros.

vakarufalhi island resort

De forma a divulgarem a cultura do país, espetáculos de música e dança tradicionais costumam fazer parte dos programas de animação dos hotéis. Por fim, e para mimar a sua cara-metade com um gesto romântico, sugerimos que solicite no hotel um jantar-surpresa na praia à luz das velas.

Questões práticas

passaporte

  • Para viajar até às Maldivas precisa apenas de um passaporte válido; o visto turístico de 30 dias é obrigatório, mas é fornecido gratuitamente à chegada ao aeroporto e deve apresentá-lo na viagem de regresso.
  • Não é necessário tomar nenhuma vacina específica, no entanto, deve ter o seu boletim atualizado de acordo com o Plano Nacional de Vacinação.
  • As Maldivas são um país muçulmano e a sua língua é o Divehi, ainda que quase toda a gente fale inglês.
  • A moeda oficial é a Rupia Maldiva, mas o melhor é levar dólares consigo. Leve também o cartão de crédito, que é a forma mais fácil de pagar as despesas no hotel no final da sua estadia.
  • Devido à cultura muçulmana, na maioria das praias o topless é proibido; também por questões culturais não deve levar bebidas alcoólicas consigo na viagem: serão retidas à chegada às Maldivas.
  • Pode escovar os dentes com a água da torneira, mas não beba água sem ser engarrafada.
  • Como os produtos alimentares e os bens em geral são quase todos importados, à exceção do peixe e da fruta,  aqueles são relativamente caros; assim, equacione optar por um programa de férias com pensão completa ou tudo incluído, para evitar ter trabalho ou preocupações à hora das refeições.
  • Vai ser mais dispendioso, mas pense que provavelmente não irá voltar às Maldivas, por isso escolha ficar num bungalow sobre a água, não se irá arrepender!

ilha das maldivas vista do ar

Entusiasmado para embarcar nesta viagem de sonho? Consulte os programas de Lua de Mel nas Maldivas e reserve o seu lugar!

Veja também: