15 lugares a visitar por fãs de automóveis

Descubra os 15 lugares a visitar por fãs de automóveis e saiba porque são tão especiais.

15 lugares a visitar por fãs de automóveis
Museus, circuitos e muito mais para visitar

Se está a planear fazer uma viagem diferente nestas férias de verão, quem sabe não dá para esticar um pouco e incluir uma visita a alguns dos locais de culto para quem adora conduzir. Reunimos 15 lugares a visitar por fãs de automóveis que não vai querer perder.

Sabia que existem alguns locais dispersos pelo mundo que são ótimas opções para quem nunca se cansa de apreciar a beleza de um carro, a sua história e, porque não, a velocidade que atingem.

Desde Portugal, passando por Itália, Alemanha e até Estados Unidos da América, existem locais que são considerados sagrados para os amantes de carros. Acelere nesta viagem e descubra os 15 locais de culto para quem gosta de carros.

Lugares a visitar por fãs de automóveis

1. Grande Prémio do Mónaco

GP Mónaco

É um dos GP da Fórmula 1 mais emblemáticos do mundo. O circuito de rua em Monte Carlo tem 3.340 metros, uma grande quantidade de curvas e ruas estreitas, o que exige dos pilotos uma perícia exímia na condução.

O primeiro GP do Mónaco data de 1929, sendo que em 1950 se realizou a sua primeira participação na Fórmula 1. A partir de 1955 passou a ser disputado regularmente pelo campeonato da Fórmula 1. O piloto que mais circuitos do Mónaco venceu, no total 6 vezes, foi o brasileiro Ayrton Senna.

2. Grande Prémio de Singapura

GP Singapura

O GP de Singapura começou por ser realizado em 1961, como Grande Prémio do Oriente. A partir de 2008, passou a chamar-se GP de Singapura e realiza-se no circuito urbano de Marina Bay.

A particularidade deste evento é que foi a primeira corrida noturna da F1. A primeira temporada da corrida foi marcada por um incidente entre os pilotos da Renault, Fernando Alonso e Nelsón Piquet. Na prova, o carro de Piquet embateu contra o muro, forçando Alonso a antecipar o ‘pit stop’.

3. Museu BMW

Museu BMW

O museu conta a história da Bayeriche Motoren Werke (BMW), que significa Fábrica de Motores da Baviera. Este museu está situado em Munique, na Alemanha, e fazem parte da exposição todos os modelos da marca bávara, inclusive os da marca Roll-Royce, carros usados em filmes como o do James Bond, no filme 007, e um original de Elvis Presley.

4. Museu Mercedes-Benz

Museu Mercedes

Este museu conta com 160 veículos e 1.500 objetos expostos, dispostos por um edifício de 9 andares num total de 16.500 m2. O museu, situado em Estugarda, na Alemanha, conta a história de 125 anos do automóvel como uma viagem através do tempo.

Um elevador leva os visitantes até ao nível superior do museu, de onde duas rampas em forma de espiral descem através de nove andares até ao ponto de partida (entrada), representando a história da Mercedes-Benz. O segundo percurso congrega a exposição de veículos, dividida por cinco áreas distintas (“Collection”), apresentando o portfolio da marca ao longo dos tempos.

5. Cadillac Ranch

Cadillac Ranch

É uma escultura localizada próxima da famosa Rota 66, em Amarillo, no Texas, Estados Unidos. Esta estrada é o berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald’s do mundo. A Cadillac Ranch é constituída por dez modelos de automóveis da marca Cadillac e foi criada em 1974, por Chip Lord, Hudson Marquez e Doug Michels, membros do grupo de arte Ant Farm.

Entre os modelos expostos, encontram-se o Cadillac Club Coupe (1949), Cadillac Series 62 Sedan (1950), Cadillac Coupe de Ville (1954), Cadillac Series 62 Sedan (1956) e o Cadillac 4 Window Sedan (1962).

6. Pebble Beach Concours d’Eleganc

Pebble Beach

Não é um concurso de velocidade, mas de elegância. O Pebble Beach Concours d’Eleganc começou, em 1950, por ser um evento social pequeno que se associou à corrida Pebble Beach Road Race, realizada em estrada através das florestas.

Este evento posicionou-se como um dos melhores para colecionadores de automóveis e moto de todo o mundo. Em paralelo com a competição entre automóveis históricos, o Concours também é anfitrião de alguns dos protótipos de carros mais esperados do mundo. Este evento realiza-se na Califórnia, nos Estados Unidos.

7. Hall of Fame da NASCAR

NASCAR

Localizado em Uptown Charlotte, Carolina do Norte, o Hall of Fame da NASCAR é uma atração de entretenimento interativo que honra a história das corridas de NASCAR. O local está aberto todos os dias da semana, conta com um espaço de escritórios e um salão de 40 mil metros quadrados para exposições ou eventos, bem como um simulador de condução.

8. Henry Ford Museum

Museu Henry Ford

Este museu está localizado na cidade de Dearborn, nas proximidades de Detroit, no estado norte-americano do Michigan. São 250 hectares de inovação, 300 anos de história e 26 milhões de artefactos que fazem parte do espólio do Henry Ford. Através deste museu é possível descobrir a América, a sua cultura, invenções e pessoas.

9. Carhenge Alliance

Carhenge Alliance

Está é uma réplica do conjunto de momentos de Stonehenge, situado em Inglaterra. A Carhenge é composta por 39 automóveis americanos vintage dispostos num círculo que mede cerca de 29 metros de diâmetro. Alguns destes automóveis estão na posição vertical em poços de 1,5 metros de profundidade. Este monumento está localizado perto da cidade da Aliança, no Nebrasca.

10. Daytona International Speedway

Daytona

É um circuito oval localizado em Daytona Beach, no estado norte-americano da Florida. É neste circuito que foi disputada a primeira corrida da temporada da NASCAR Sprint Cup – a Daytona 500 –, que se realiza desde 1959. Atualmente, o vencedor desta prova recebe mais de 1 milhão de dólares. Também aqui é realizado a prova 24 Horas de Daytona, um evento semelhante às 24 Horas de Le Mans.

11. Tesla Factory

Tesla

A fábrica do fabricante de automóveis norte-americana Tesla, situada em Fremont, Califórnia, é uma das fábricas mais tecnologicamente avançadas do mundo. Anteriormente esta unidade industrial pertencia à General Motors e à New United Motor Manufacturing, Inc (NUMMI) da Toyota até a parceria ter terminado em 2009. Hoje a Tesla produz nestas instalações os carros elétricos mais evoluídos do mundo. Para visitar a fábrica deve enviar um email para factorytoursesla.com.

12. Havana

Havana

Os carros clássicos que existem em Havana, na ilha de Cuba, são um importante estímulo ao turismo. A razão pela qual existem muitos carros antigos em Cuba deve-se ao embargo de 1960, que proibiu os fabricantes norte-americanos de exportar carros para a ilha. Prevê-se que cerca de 60 mil carros clássicos ainda circulem pelas estradas de Havana.

13. Bonneville Salts Flats

Bonneville

É um deserto de sal com cerca de 260 km², localizado ao nordeste de Utah, Estados Unidos. A região é famosa pelas corridas de alta velocidade com veículos que chegam a ultrapassar os 1.000 km/h. Atualmente existem 3 grandes competições realizadas anualmente: SCTA’s Speed Week (agosto), USFRA’s World of Speed (setembro) e World Finals (outubro).

14. Rali de Portugal

Rali de Portugal

É a maior prova de desporto motorizado que se realiza em Portugal anualmente. A primeira edição data de 1967 e desde aí contou para diversos campeonatos internacionais, tais como, o Campeonato Europeu, Intercontinental Rally Challenge, e o Campeonato do Mundo de Ralis. A organização da prova está a cargo do Automóvel Clube de Portugal.

15. Galeria Ferrari

Museu Ferrari
A fábrica da Ferrari, em Modena, Itália, produz os mais emblemáticos Ferrari desde 1940. O museu perto da fábrica tem exposto os carros desportivos da marca italiana. Este é um dos locais mais interessantes para visitar.

Veja também: