Publicidade:

6 lugares abandonados que valem uma visita

Conheça 6 lugares abandonados em Portugal que, mesmo deixados sem manutenção resultam num local incrível, ainda que um pouco à maneira dantesca.

6 lugares abandonados que valem uma visita
Verdadeiros cenários cinematográficos

Seja para uma sessão fotográfica mais arrojada ou simplesmente para ficar a conhecer lugares incríveis que são, na verdade, lugares abandonados mas que, mesmo assim sendo, têm um encanto especial e dão vontade de lhes fazer uma visita.

Os melhores lugares abandonados em Portugal que deve visitar

Sanatório de Valongo

sanatorio valongoFonte: José Brito

O espaço que outrora acolheu um grande número de doentes tuberculosos em Portugal está agora literalmente em ruínas. Localizado bem no coração da serra de Valongo, Porto, este edifício é um dos eleitos para muitas sessões fotográficas “diferentes”, onde se consegue um contraste entre, por exemplo, a beleza de dois noivos, com a destruição do cenário envolvente. É também muito procurado para jogos de paintball uma vez que o que não faltam são esconderijos e labirintos para percorrer.

Castelo Dona Chica, Braga

braga

Reza a história que o Castelo da D. Chica – também conhecido como Palácio da D. Chica ou Castelo de Palmeira –começou a ser construído em 1915 com o objetivo de acolher J. Ferreira do Rego e sua mulher, a brasileira Francisca Peixoto Rego (ou D. Chica), mas em 1919 acabou por ser interrompida. Após passar por vários proprietários acabou por ser deixado ao abandono, mas é um edifício tão belo que chegou a despertar o interesse da princesa Diana – este é um dos lugares abandonados que valem uma espreitadela.

 

Palácio de Midões, Tábua

castelo

Situado na parte central da freguesia de Midões, concelho da Tábua, o Palácio de Midões é um verdadeiro tesouro infelizmente deixado ao abandono. Brasonado e com características arquitetónicas como estatuetas e as típicas “ameias” no telhado, não se conhece o ano de construção do edifício e encontra-se à venda por quase 600.000€. Interessado?

Hotel Monte Palace, São Miguel, Açores

palace

Já bastante noticiado nas televisões e redes sociais, o Hotel Monte Palace é um dos lugares abandonados que encanta qualquer um. Especificamente localizado nas Lagoa das Sete Cidades, em S. Miguel, este foi o primeiro hotel 5 estrelas da ilha. No entanto, e apesar de todas as comodidades, luxo e pompa e circunstância, não demorou muito a encerrar: abriu em 1989 e encerrou em 1991. Depois disso nunca mais foi cuidado e assemelha-se a um fascinante cenário de um filme assustador.

Palacete Rosa Pena, Espinho

espinho

Só as portadas da entrada já são imponentes…agora imagine o próprio edifício e seu interior. Situado em Espinho, o Palacete Rosa Pena é um dos lugares abandonados em Portugal que tem de conhecer. Ocupando um quarteirão inteiro da cidade e mesmo estando num elevado grau de degradação muito elevado, este edifício ainda consegue chamar as atenções por quem lá passa e sim, ainda consegue fazer cair alguns queixos.

Hotel Serra da Pena, Sabugal

castelo

Reza a lenda que neste Hotel Serra da Pena, no Sabugal, o conde espanhol Don Rodrigo conseguiu, no início do século XX, curar a sua filha de uma grave doença de pele, graças às propriedades especiais das águas termais deste local. Fruto deste feito o conde avançou para a construção de um hotel que acabou por ser deixado ao abandono tornando-se num dos lugares abandonados mais incríveis de Portugal.

Veja também: