Conheça 12 dos lugares mais bonitos do Brasil

Conhece os lugares mais bonitos do Brasil? Neste país abençoado pela natureza não faltam sítios incríveis. Venha descobrir 12 desses lugares mágicos.

Conheça 12 dos lugares mais bonitos do Brasil
A beleza do Brasil vai muito para além das praias

Não é à toa que se costuma dizer que “Deus é brasileiro”. A expressão é usada para justificar a beleza ímpar deste país colossal da América do Sul, que muitos acreditam ter tido um tratamento privilegiado por parte do “criador”. Pelo menos no que toca aos tesouros naturais, ao clima e à disposição do povo. Mas afinal, quais são os lugares mais bonitos do Brasil?

Com uma área de 8.515.759,090 km2 para cerca de 190 milhões de habitantes, no Brasil há espaço para todos os tipos de paisagens espantosas, desde praias paradisíacas a montanhas imponentes, passando por rios e lagoas de sonho, sem esquecer a maior floresta do mundo.

Escolher 12 destas maravilhas foi uma tarefa árdua, mas conseguimos. Veja se concorda com a nossa seleção.

Estes são 12 dos lugares mais bonitos do Brasil

Fernando de Noronha


Fernando de Noronha

“Se for para ser feliz, que seja em Noronha”. Esta é uma fase de promoção do turismo local e não há como não ser feliz neste arquipélago brasileiro, pertencente ao Estado de Pernambuco. São 21 ilhas, sendo que apenas a maior, que também se designa por Fernando de Noronha, está habitada.

Natureza em estado puro e praias imaculadas são o cartão-postal deste destino, que aposta na ecologia e na sustentabilidade e cuja riqueza paisagística e recursos naturais de fauna e flora, com destaque para as espécies marinhas, o levaram a integrar a lista de Património da Humanidade da UNESCO.

Corcovado


Vista do Corcovado

É tão difícil selecionar os mais belos lugares do Brasil como os mais belos lugares do Rio de Janeiro. Esta é, para muitos, a cidade mais bonita do mundo e são inúmeros os sítios a não perder numa visita à cidade maravilhosa.

No entanto, o morro do Corcovado, coroado pela Estátua de Cristo Redentor, parece reunir consenso como “o ex-libris dos ex-libris” do Rio e até do país. O motivo? A vista absolutamente soberba que se obtém sobre a cidade.

Angra dos Reis


Angra dos Reis

No Sul do Estado do Rio de Janeiro, esconde-se uma das estâncias balneares mais exclusivas do Brasil. Falamos de Angra dos Reis, a lindíssima baía que acolhe os iates de muitas celebridades e milionários do país. Para além da formosa baía, espalham-se em redor 365 ilhas, que oferecem praias paradisíacas com águas cristalinas.

Muito procuradas para atividades náuticas, como o mergulho, as águas de Angra escondem um sem-número de espécies de peixes, crustáceos, moluscos e ainda tartarugas, moreias e até destroços de naufrágios.

Vídeo: VBC Imagens Aéreas

Jericoacoara


Jericoacoara

Se há país com praias para cada tipo de veraneante ou turista é o Brasil. Mas todas têm um denominador comum: a sua enorme beleza, que em muitos casos é simplesmente arrebatadora. Jericoacoara é um dos exemplos.

Jeri, como também é conhecida, oferece não só areia branca e água azul-turquesa – que pode ser desfrutada de forma original, em apetecíveis camas de rede – como apresenta ainda algumas das mais impressionantes dunas e lagoas da região do Ceará.

Com vontade de conhecer as maravilhas do Brasil? A TopAtlântico preparou os melhores programas de férias. Ver preços aqui.

Ouro Preto


Ouro Preto, Minas Gerais

Pausa nas maravilhas naturais, para incluirmos uma povoação neste rol de lugares mais bonitos do Brasil. Afinal, o país-irmão inclui também no seu cardápio sítios fantásticos devido à sua arquitetura, seja esta mais tradicional ou mais contemporânea.

Ouro Preto é um desses locais de eleição. Cidade do Estado de Minas Gerais encravado num bonito vale, proporciona um cenário pitoresco único, com os seus bem conservados edifícios de estilo colonial. Visitá-la é fazer uma viagem no tempo e empolgar-se com a história.

Amazónia


Floresta da Amazónia

A Amazónia é uma floresta tão extensa que faz fronteira com nove países da América do Sul, mas é no Brasil que se encontra a maior extensão do seu território. Esta floresta tropical húmida apresenta a maior biodiversidade de uma floresta tropical a nível mundial.

Considerada como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, esta floresta não se pode dissociar do rio que lhe deu o nome: o Amazonas é o maior rio do mundo, com quase sete mil km, fazendo parte dos mais belos cenários da região. A Amazónia é, sem dúvida, um destino marcante e imperdível.

Cataratas do Iguaçu


Cataratas do Iguaçu

Não é por serem das quedas de água mais famosas, citadas e fotografadas do mundo que perdem encanto. Situadas na fronteira com a Argentina, as Cataratas do Iguaçu são Património Natural da Humanidade e, sem dúvida, um dos mais bonitos lugares do Brasil.

Para chegar à visão monumental das cataratas – são mais de 275 quedas de água, algumas com 80 metros de altura – é necessário percorrer um trilho pelo Parque Nacional do Iguaçu: uma caminhada que só ajuda a reforçar a convicção de que o Brasil foi mesmo alvo da generosidade da mãe natureza.

Cavernas do PETAR


Cavernas do PETARFonte da imagem: Trilhos e Aventuras

No Sul do Estado de São Paulo encontra-se outro tesouro natural surpreendente: o enorme conjunto de grutas, quedas de água e rochas com elevado interesse arqueológico, integradas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR).

Especialmente atrativas para aventureiros e amantes dos desportos radicais, as Cavernas do PETAR oferecem, no entanto, atividades para todo o tipo de visitantes, incluindo a mera observação deste património natural tão rico.

Maracajaú


Maracajaú

Mais um destino de praia nesta lista de lugares de sonho. E é fácil perceber por que é que Maracajaú é muitas vezes apelidada de “O Caribe do Rio Grande do Norte”: esta pequena vila de pescadores rodeada por dunas, coqueiros e lagoas, oferece uma praia paradisíaca, com um banco de corais a apenas sete quilómetros de distância da margem.

O mergulho, o snorkeling e os passeios de barco ou pela praia são as melhores formas de absorver este cenário, felizmente ainda pouco desenvolvido em termos de intervenção humana. Curiosidade: Maracajaú está situada no município de Maxaranguape, no estado do Rio Grande do Norte, o ponto da América do Sul mais próximo de África.

Porto de Galinhas


Porto de Galinhas

Por diversas vezes, as praias de Porto de Galinhas foram consideradas as mais bonitas do Brasil. São 12 km de frente marítima, onde se destacam a areia fina e dourada, a vegetação tropical e a água do mar azul-turquesa. E depois há ainda bónus incríveis como os recifes de corais e as piscinas naturais.

Pontal de Maracaípe, Camboa e Muro Alto são algumas das praias que contribuem para que Porto de Galinhas, no Nordeste Brasileiro, seja um destino cada vez mais procurado. Aqui, é possível usufruir da paisagem das mais variadas formas, desde os passeios de jangada e de buggy, aos desportos aquáticos como o kitesurf ou o jet ski.

Vídeo: Fala Brasil

Monte Roraima


Lago Gladys, Monte RoraimaFonte da imagem: Fazendo as Malas

Se os norte-americanos têm o Monument Valley, os brasileiros têm Monte Roraima. Situado no norte do país, este planalto ou fenómeno rochoso também conhecido por “chapada” ou “mesa”, impressiona pela grandiosa dimensão. Irrompe da floresta amazónica, erguendo-se até aos 2.739 metros de altura.

Há séculos que a montanha de arenito se assume como um desafio para os exploradores e a sua aura de fascínio inspirou os criadores do filme de animação Up – Altamente, no desenho da paisagem que Carl e Ellie sonhavam explorar. Para isso, estudaram a sua vegetação e o seu relevo, viajando até ao topo de helicóptero.

Chapada Diamantina


Chapada Diamantina

Por fim, nesta lista de 12 dos mais bonitos lugares do Brasil, damos-lhe a conhecer a Chapada Diamantina. Encontra-se na zona central do Estado da Bahia e, à semelhança de Monte Roraima, trata-se de um conjunto imponente de formações rochosas, mas neste caso em maior número e com uma envolvente ainda mais rica.

Grutas, cascatas, lagoas, vales e trilhos em desfiladeiros compõem este lugar mágico, que parece improvável quando se pensa na Bahia, mais conhecida pelas suas praias. Se um dia visitar a Chapada Diamantina, nomeadamente o Morro do Pai Inácio e a “cachoeira” da fumaça, depressa perceberá porque faz parte desta listagem.

Vá de férias ao Brasil com a TopAtlântico! Consulte os programas aqui.

Veja também: