Os 5 lugares mais quentes do mundo

Já pensou o que seria estar num sítio com 57 graus? Saiba quais são os lugares mais quentes do mundo.

Os 5 lugares mais quentes do mundo
Há temperaturas em determinados lugares que são impossíveis

Não lhe apetece o inverno e acha que o que era bom era ir até sítios quentes? Até pode ser, mas saiba que existem locais no mundo que, de tão quentes, são praticamente impossíveis de visitar.

Os lugares que conseguem registar as temperaturas mais elevadas do mundo, chegam a atingir mais de 45 graus celsius por ano! Agora imagine o que seria estar num sítio onde as temperaturas médias andam nestes registos. 


Mas se alguns dos lugares mais quentes do mundo ainda conseguem ser habitáveis, há outros onde esta possibilidade é nula. Lugares que conseguem atingir temperaturas acima dos 50 graus celcius tornam-se absolutamente inabitáveis, como é o caso do lugar mais quente do mundo, o deserto Dasht-e Lut que já chegou a atingir temperaturas na ordem dos 74 graus.

Quem revelou estes dados foi o conhecido jornal Telegraph, que indica assim quais são, de fato, os cinco lugares mais quentes do mundo.    
 

5 lugares mesmo muito quentes no nosso planeta

 

1. Dasht-e Lut, Irão

Entre 2004 e 2005, este deserto atingiu a maior temperatura alguma vez registada no planeta Terra. É difícil de acreditar, mas foram mesmo 74 graus celsius registados no 25º maior deserto do número. Esta temperatura coloca Dasht-e Lut em primeiro lugar na lista dos lugares mais quentes do mundo.

 

2. Al-Aziziyah, Líbia

Na Líbia, a apenas quatro quilómetros de Tripoli, chegamos a Al-Aziziyah, que é uma pequena cidade que, em 1922, conseguiu registar nos termómetros a incrível temperatura de 57,8 graus celsius. Estes números fazem com que esta cidade seja o segundo lugar mais quente do mundo e com que seja a temperatura mais alta alguma vez registada num sítio habitado.

 

3. Death Valley, Estados Unidos

Partindo para os Estados Unidos, é aqui que se encontra o terceiro lugar mais quente. Death Valley (em português, Vale da Morte) fica na Califórnia e já chegou a registar 56,7 graus celsius. Não é de estranhar para um lugar que, por ano, tem uma temperatura média de 47 graus, assumindo-se como a região mais seca dos Estados Unidos.

 

4. Dallol, Etiópia

A cidade fantasma de Dallol, na Etiópia, nunca conseguiu fixar população, precisamente por registar uma temperatura média constante de quase 35 graus. 

 

5. Bangkok, Tailândia

Sim, é um dos sítios mais visitados do mundo e também um dos mais apetecíveis, mas é também um dos mais quentes. Na verdade, a cidade de Bangkok, na Tailândia, é considerada a cidade mais quente do mundo pela organização meteorológica World Metereological. A temperatura média ronda os 28 graus, sendo que os meses mais críticos concentram-se entre março e maio.


Veja também: