Mac ou PC: Qual escolher?

Mac ou PC com Windows… Diferentes fabricantes oferecem diferentes produtos. Certo? Então como é que pode saber por qual optar? Continue a ler.

Mac ou PC: Qual escolher?
Discussão antiga e sem fim à vista…

Como escolher entre Mac e PC? Quando for comprar o seu próximo computador precisa de ter em conta algumas características decisivas para poder tomar a melhor opção. Mais do que dizer “Mac é melhor” ou “PC é melhor”, nós explicamos-lhe quais. E antes de tudo, importa explicar que embora o termo Personal Computer (PC) se possa aplicar também aos Mac, neste artigo tentamos comparar Mac que possuam o Mac OS X com PCs que usem o Windows.
 

Comprar um Mac ou PC com Windows? 7 pontos a avaliar

 

Hardware

Os computadores Mac são donos de processadores, memória RAM e outras componentes acima da média. Um Mac é, e será sempre, muito melhor do que computadores de baixo custo. Em relação a computadores topo de gama ou de alto custo, aí a história já é outra… e nada como aprender um pouco mais para conseguir comparar. Mas existe também uma grande diferença… é que o PC, ao contrário do Mac, é mais personalizável e, em princípio, permite trocar todo o hardware.
 

Software

A guerra é a mesma que existe nos smartphones com Android e com iOS. A quantidade de programas para Windows é imensa e qualquer pessoa pode fazer um, o que obriga os utilizadores de Windows a terem mais cuidado. Para Mac, isto já não acontece… A Apple responsabiliza-se por produzir e avaliar todos os programas que vão para o mercado. A oferta é menor mas a fiabilidade aumenta.
 

Segurança

Uma vez que a maior parte dos utilizadores usam PC, também a maior parte dos ataques se focam nos PCs. Há mais vírus, adware, malware, trojans e muitas outras ameaças para PCs. Isto não quer dizer que os Mac estão protegidos. De todo! Apesar de ser mais difícil que um Mac seja infetado, isto não significa que tal não possa acontecer. E é mesmo por conhecerem estas falhas que os utilizadores de PCs estão mais cientes dos perigos e se protegem mais. Não se deixe enganar!
 

Multiplataforma

O grande trunfo da Apple é a forma como todos os produtos que vende (Macbook, iPhone, iPod, iPad, entre outros) conseguem comunicar entre si. Como os produtos são todos da Apple, a empresa foca-se e preocupa-se em criar software e tecnologia que possa comunicar e facilitar o uso do utilizador. Neste campo, a Apple tem-se distinguido dos restantes fabricantes.
 

Design

A apresentação faz toda a diferença. O conceito do design apresentado pela Apple foi algo pelo qual Steve Jobs batalhou bastante durante o crescimento da empresa. E é mesmo esse design único e uniforme que distingue tanto a marca.
Os PCs são outra história… como existem diversos fabricantes, a possibilidade de ter um teclado completamente diferente do rato ou um ecrã diferente da torre é grande. Mas a possibilidade de personalizar até mesmo o design… é maior!
 

Jogos

Tal como acontece a nível do software, a gama de oferta de jogos para Windows é incrivelmente superior à gama oferecida de jogos para Mac. E foi graças à intensa procura de jogos de computador que a Apple acabou por ceder aos melhores títulos do mercado. Se pretende um Mac para jogar… pense duas vezes, pesquise antes de saber se é possível ter esse jogo no Mac.
 

Preço

Existe um grande problema em comparar os preços dos Mac com os preços dos PCs… é que não são comparáveis. Muitos alegam que os Mac são demasiado caros para aquilo que oferecem e que com o mesmo dinheiro é possível ter um PC melhor. Mas quem compra um Mac compra-o já a pensar no design, no apoio ao cliente, nos programas que só funcionam em Mac… E vice-versa! As necessidades do utilizador é que vão definir se o preço é caro ou barato.
 
E agora, Mac ou PC? Se ainda não ficou esclarecido, nada como fazer um teste e tirar a prova dos nove.
Boa compra!

 
Veja também: