Publicidade:

Mãe que trabalha em casa: como ser produtiva e feliz em 6 passos

Para uma mãe que trabalha em casa é fundamental saber gerir o seu tempo de forma eficaz e produtiva. 6 dicas para garantir o equilíbrio e felicidade.

Mãe que trabalha em casa: como ser produtiva e feliz em 6 passos
Saiba como gerir a sua vida pessoal e profissional de forma eficaz

Por vezes, a vida de uma mãe que trabalha em casa pode ser bastante complicada e levar a um estado de fadiga física e emocional – certo?

Para evitar estas situações, é essencial que saiba organizar o seu dia a dia e encontre o equilíbrio em todos os papéis da sua vida. Se é mãe e trabalha em casa, ou está a ponderar fazê-lo, conheça as nossas dicas que a podem ajudar.

Mãe que trabalha em casa: 6 dicas essenciais


mae que trabalha em casa

1. Crie uma zona de trabalho

Não precisa ter uma divisão inteira da casa destinada ao seu trabalho. Apenas necessita de um espaço, por exemplo, uma mesa, que possa reservar apenas para a sua atividade profissional.

Deve personalizá-lo a seu gosto, tornando-o num espaço harmonioso e confortável, de forma a elevar a sua motivação e satisfação durante o tempo que dedica às suas tarefas profissionais.

2. Crie rotinas

Para que uma mãe que trabalha em casa seja produtiva e se mantenha motivada, é essencial que crie rotinas e defina horários de trabalho. Sabemos que é fácil perder-se nas restantes tarefas diárias, como por exemplo, levar e ir buscar os filhos à escola, manter a casa arrumada, cozinhar, entre outras atividades.

A falta de organização e a dificuldade na gestão do seu dia a dia pode comprometer a sua produtividade, motivação e bem-estar. É importante que estabeleça um horário para cada uma dessas tarefas para que, de forma organizada e eficaz, seja mais fácil atingir os seus objetivos.

Deve, também, explicar aos seus filhos que o seu local de trabalho é em casa e que os seus horários têm de ser respeitados.

3. Adapte a sua agenda à sua realidade

É fundamental que consiga alinhar as suas expectativas com a realidade do seu dia a dia. Para isso, deve prestar atenção à dinâmica da sua vida diária e conseguir identificar quais são os seus melhores horários para trabalhar.

É nesses horários que deve concentrar as suas tarefas profissionais mais importantes ou aquelas que exigem uma maior concentração da sua parte. As restantes tarefas profissionais devem ser intercaladas e organizadas em função de outras responsabilidades diárias.

É essencial que, diariamente, estabeleça períodos para relaxar, pois é nesses momentos que conseguirá recarregar energias para o resto do dia.

4. Faça uma lista de tarefas

Se é uma mãe que trabalha em casa por conta própria, deverá ser ainda mais exigente consigo mesma. Estabeleça regras, defina objetivos e planeie de forma organizada as suas tarefas. Para facilitar a gestão do seu trabalho, deve criar uma lista com todas as tarefas a que se propõe realizar diariamente e garantir que atinge sempre as suas metas de produtividade.

Nessa lista é fundamental que inclua pausas para descansar ou para fazer simplesmente aquilo que mais gosta.

5. Cuide de si

Cuidar de si é essencial para transformar a sua vida, por isso faça uma alimentação equilibrada e pratique exercício físico. O seu corpo e mente irão agradecer-lhe.

Além de se sentir melhor consigo mesma, terá mais energia e estará mais motivada para enfrentar o seu dia a dia.

6. Aproveite os momentos de pausa

Nos períodos em que não está a trabalhar, dedique-se a fazer aquilo que mais gosta. Relaxe, brinque com os seus filhos, aproveite os momentos em família, divirta-se e saia com os amigos – ou seja, faça tudo aquilo que lhe dá mais prazer e, principalmente, seja feliz.

Veja também:

Ana Luísa Machado Ana Luísa Machado

Ana Luísa Machado é Mestre em Psicologia e possui formação em Marketing Digital & Ecommerce. É uma foodie assumida e uma apaixonada por comunicação, tecnologia e viagens. Adora partilhar experiências e acrescentar valor a todos os que se cruzam na sua vida.