Conheça 6 dos maiores centros comerciais do mundo

Estão espalhados por todo o mundo e contam com centenas de milhares de metros quadrados de área. Conhece os maiores centros comerciais do mundo?

Conheça 6 dos maiores centros comerciais do mundo
Cuidado para não se perder

300 mil metros quadrados. Nenhum dos maiores centros comerciais do mundo tem menor dimensão do que isto – e alguns deles chegam ao dobro do tamanho. Estes espaços são verdadeiros reis do entretenimento, restauração e compras. Alinha nesta viagem?

6 dos maiores centros comerciais do mundo que vai querer conhecer

New South – China

china

Tem noção do que são 600 mil metros quadrados? Nós damos uma ajuda: um campo de futebol tem 10 mil metros quadrados. Agora faça as contas… É por isso que o New South China Mall é um dos maiores centros comerciais do mundo. Tem sete zonas distintas, divididas por cidades internacionais, incluindo uma réplica do Arco do Triunfo e um canal com gôndolas. E como se isso não bastasse, existe ainda uma montanha-russa indoor-outdoor. Curioso é que este espaço, inaugurado em 2005, desde sempre sofreu uma grave falta de visitantes. Grande parte do espaço de lojas permanece vazi, sendo que as únicas áreas ocupadas estão perto da entrada com várias cadeias de fast food ocidentais. O New South foi mesmo apelidado de maior shopping fantasma do mundo.

Golden Resources – China 

china 2

Estamos novamente na China, desta vez em Pequim, no Golden Resources. Com mais de 550 mil metros quadrados, um dos maiores centros comerciais do mundo chegou a ser o maior do mundo entre 2004 e 2005. Novamente, surge um problema: o número de visitantes é um pouco escasso, muito provocado pelos preços da maioria dos produtos lá vendidos, bastante acima do poder de compra dos chineses. Além disso, sendo um espaço situado fora do centro de Pequim, torna-se difícil ser utilizado por Turistas.

CentralWorld – Baguecoque

central

Vamos agora até ao CentralWorld, um shopping de oito andares em Bangecoque. Este é o maior da Tailândia e um dos maiores centros comerciais do mundo. Após sofrer um grande incêndio numa das manifestações anti-governamentais, este espaço com mais de 400 mil metros quadrados voltou a reerguer-se e, após meses de obras de reparação, reabriu com 80% de seu espaço funcional.

SM City North Edsa – Filipinas

sm mall

O SM Mall of Asia em Metro Manila, Filipinas, inaugurado em 2006, tem mais de 400 mil metros quadrados e é composto por quatro edifícios interligados. A sua dimensão é tão brutal que disponibiliza até um autocarro que transporta os visitantes pelas áreas do shopping. Uma das principais atrações consiste numa sala de cinema IMAX, com um dos maiores ecrãs 3D do mundo. Possui ainda uma pista de patinagem no gelo de tamanho olímpico.

Dubai Mall – Dubai

dubai mall

São quase 400 mil metros quadrados de espaço comercial. O Dubai Mall integra o complexo de Burj Khalifa, a estrutura artificial mais alta já construída e tem mais de 400 mil metros quadrados, o que equivale a mais de 50 campos de futebol. O shopping contém mais de 1.200 lojas, incluindo a maior loja de doces do mundo, uma pista de gelo, um centro de jogos, um hotel de luxo de 5 estrelas, 22 salas de cinema e cerca de 120 restaurantes e cafés.

SM Megamall – Filipinas

megamall

Este shopping já existe desde 1991 mas nem por isso perde lugar na lista dos maiores centros comerciais do mundo. O SM Megamall situa-se em Manila, Filipinas e tem mais de 360 mil metros quadrados. Este espaço atrai diariamente cerca de 800 mil pessoas e tem uma capacidade máxima de 4 milhões de visitantes. Com dois edifícios principais ligados por uma ponte, o centro comercial engloba cinemas, uma pista de bowling, zona de restauração, uma área para crianças e centenas de lojas.

Veja também: