Os 5 maiores colecionadores de carros do mundo

Os maiores colecionadores de carros do mundo não se limitam a ter muitos carros. Têm carros raros, antigos, de luxo, e alguns construídos por encomenda.

Os 5 maiores colecionadores de carros do mundo
Maiores colecionadores de carros do mundo com coleções únicas

Muita gente gosta de colecionar coisas: porta-chaves, moedas, postais, etc. Mas há quem goste e, sobretudo, possa, colecionar carros. Entre estes, encontram-se os maiores colecionadores de carros do mundo.

Passando pela Ásia e Estados Unidos da América, encontrámos celebridades, sultões e sheikhs que se podem dar ao luxo de ter coleções imponentes de carros, que incluem Ferraris, Bentleys, Porsches, etc.

Fique a conhecer os 5 maiores colecionadores de carros do mundo e que mais exibem o seu amor pelo mundo automóvel.

5 maiores colecionadores de carros do mundo

1. Hassanal Bolkiah

CarrosFonte da imagem: Muscle Car Cult

Hassanal Bolkiah, o Sultão de Brunei, é o atual sultão e primeiro-ministro deste país. Tal como qualquer elemento desta lista, Hassanal Bolkiah pode comprar o que quiser, quando quiser. Com uma fortuna avaliada em cerca de 20 biliões de dólares, este homem é dono do maior palácio real do planeta.

Mas foquemo-nos na sua frota automóvel. O sultão tem uma coleção de cerca de 7 mil carros, contendo, entre outros: mais do que 250 BMW’s, 574 Mercedes-Benz, 452 Ferraris, 179 Jaguars, 382 Bentleys, 134 Koenigseggs, alguns Lamborghinis, Aston Martins, entre muitos outros.

O primeiro-ministro do Brunei também tem carros de edições limitadas e veículos que foram construídos especialmente para si, como é o caso do Ferrari Mythos, do Bentley Java e do Porsche Carma.

2. Hamad Bin Hamdan Al Nahyan

CarrosFonte da imagem: Wikiwand

Hamad Bin Hamdan Al Nahyan é um Sheikh e membro da família real que governa os Emirados Árabes Unidos e vive em Abu Dhabi. É também conhecido como o “Sheikh Arco-Íris”. Escusado será dizer que é bilionário e adora carros.

A sua coleção pessoal de viaturas contempla sete Mercedes Class S, um em cada cor do arco-íris. Para além disso, o Sheikh tem alguns Mercedes “monster trucks” gigantes personalizados. Sendo um fã de veículos grandes, este milionário tem ainda alguns Jeeps, um Bedouin Caravan e um Dodge Power Wagon.

Para tornar esta história ainda mais fantástica e exótica, só falta acrescentar que este excêntrico guarda a sua coleção numa pirâmide antiga, que foi convertida numa garagem gigante.

3. Jay Leno

CarroFonte da imagem: Business Insider

Este famoso comediante e apresentador americano também possui uma coleção de carros de fazer inveja. Sendo um fã da indústria automóvel, Jay Leno tem o seu próprio programa televisivo ligado à sua paixão: Jay Leno’s Garage.

O apresentador tem uma das maiores coleções de carros antigos e raros do mundo. Da sua coleção de 200 veículos, destaca-se um Baker Electric de 1909, um Bentley de 1931, um Stanley Steamer de 1909, um Rolls-Royce Phantom II de 1934, um Duesenberg Model X de 1927 e um Hispano-Suiza de 1925.

Não ficando por aqui, Jay Leno tem também 25 carros de corrida clássicos. Isto faz-lhe pensar em museus? Na verdade, muitos curadores de museus de todo o mundo vão visitar a coleção deste comediante, sendo que esta tem um valor estimado em 350 milhões de dólares.

4. Ken Lingenfelter

CarroFonte da imagem: Lingerfelter collection

Este empresário americano é o homem que comanda a Lingenfelter Performance Engineering. Ken Lingenfelter tem uma coleção de mais de 150 carros, incluindo 20 Lamborghinis e alguns Corvettes, Mustanges e Porsches raros. Porque este empresário gosta de estimar os seus veículos, construiu uma garagem gigante no Michigan com controlo climatizado.

5. Mukesh Dhirubhai Ambani

IndianoFonte da imagem: Yahoo Finance

Mukesh Dhirubhai Ambani é o homem mais rico da Índia. Para além de colecionar aviões e mansões, este senhor também é viciado em carros.

Mukesh Dhirubhai Ambani tem uma coleção de cerca de 170 viaturas, entre os quais Bentleys, Maybachs, Bugattis e Mercedes. Este milionário tem um gosto especial por carros desportivos mas elegantes. Algo que sustenta com a sua fortuna estimada em 20 biliões de dólares.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.

Também lhe pode interessar: