Maiores economias do mundo

O top 10 das maiores economias do mundo de 2014 traz algumas surpresas, mas continua a ditar o peso de determinados países à escala global. Saiba quais são.

Maiores economias do mundo
Os Estados Unidos perderam a liderança para a China

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

O poder económico a nível global está, desde há muitos anos, centrado nos Estados Unidos, que se foram mantendo sempre no primeiro lugar do ranking das maiores economias do mundo. No entanto, chegados a 2014, houve uma reviravolta histórica nas posições do ranking, tendo a China conseguido tornar-se a maior economia do mundo, empurrando assim os Estados Unidos para segundo lugar.
 
Estes sinais revelam a força galopante que o Oriente está a assumir a uma escala global. Algo que já é digno de reflexão para muitos economistas.
 

Top 10 das maiores economias do mundo em 2014

 

1. China

Em 2014 a China consegue derrotar os Estados Unidos da América e assumir a liderança do ranking das maiores economias do mundo. Esta possibilidade há muito que era abordada pelos grandes economistas, devido à proximidade dos números. No entanto, é histórico que tal aconteça, uma vez que os Estados Unidos há muito que lideravam o top 10.
O PIB da China está avaliado em cerca de 18 triliões de dólares.
 

2. EUA

Empurrados pela China para segundo lugar, os Estados Unidos da América continuam a ser uma das grandes economias mundiais, com o PIB avaliado em 17 triliões de dólares.
O elevado índice de exportações ajuda a que este país se assuma fundamental à escala global, embora agora caminhe lado a lado com o território oriental.
 

3. Índia

A índia entra em 2014 no terceiro lugar do ranking das maiores economias do mundo e, embora seja um país de contrastes, acaba por ter uma riqueza interna bruta avaliada em 7 triliões de dólares
A Índia tem sido pautada por um grande progresso económico, sendo também uma das democracias mais importantes à escala mundial.
 

4. Japão

Embora o Japão tenha uma escala considerável, a avaliação da sua economia posiciona-o em quarto lugar deste ranking. O Japão é um país que sofreu uma grande evolução após a Segunda Grande Guerra Mundial, tendo-se focado essencialmente no desenvolvimento tecnológico. O seu Produto Interno Bruto está avaliado em 5 triliões de dólares.
 

5. Alemanha

A Alemanha continua a surgir bem posicionada no top 10 das maiores economias mundiais. Mal ou bem, é um país que sabe tirar partido das suas características, investindo fortemente nas exportações. O seu PIB vale 3,6 triliões de dólares.
 

6. Rússia

A Rússia já teve melhor posicionada neste ranking, mas tem sucumbido, mais recentemente, aos efeitos da crise, aliados também a alguns conflitos políticos. No entanto, não deixa de ser a sexta maior economia mundial, com um PIB de 3,5 triliões de dólares.
 

7. Brasil

O Brasil cai uma posição face ao ano anterior, mostrando aqui alguma instabilidade na sua própria gestão económica. É um país de grandes contrastes e que está actualmente com um valor de PIB na casa dos 3 triliões de dólares.
 

8. França

Contra todas as intempéries, a França vai conseguindo aguentar-se. Apesar de recentemente as notícias ditarem mais de 6 milhões de desempregados no país, este ainda é considerado como uma grande economia mundial. O PIB está na casa dos 2,5 triliões de dólares.
 

9. Indonésia

A Indonésia é um dos maiores exportadores a nível mundial e membro do G20, o principal grupo que agrega as economias do mundo. Apesar de ter sofrido várias oscilações devido às políticas que alguns governos adoptatam, a Indonésia aparece em nono lugar neste ranking e revela um PIB de 2,5 triliões de dólares, à semelhança da França.
 

10. Reino Unido

O Reino Unido é o último país do top 10 das maiores economias mundiais, apresentando um PIB de 2,4 triliões de dólares. Apesar dos vários deslizes económicos, o Reino Unido assume uma importância no contexto geopolítico por ser uma potência nuclear.
 
Veja também: