Os 5 mais fabulosos hotéis vínicos do mundo

Do pitoresco charme rústico francês à impressionante alma avant-guarde espanhola, descubra aqui os 5 mais inesquecíveis hotéis vínicos do mundo.

Os 5 mais fabulosos hotéis vínicos do mundo
É fã do enoturismo? Então, descubra aqui o seu próximo destino de férias.

Atualmente, o entusiasta do enoturismo pode dar-se ao luxo de escolher entre hotéis vínicos absolutamente fora de série, espalhados um pouco por todo o mundo. Combinando instalações do mais luxuoso requinte com a hipótese de provar vinhos de qualidade superior, este novo tipo de turista pode realmente usufruir da experiência da sua vida.

De facto, a partir da viragem para o séc. XXI, a resposta da indústria do lazer a esta crescente procura tem sido massiva e verdadeiramente impressionante, oferecendo infraestruturas com características absolutamente sedutoras e incomparáveis. Para que não perca pitada, fizemos um apanhado dos 5 melhores e mais inesquecíveis hotéis vínicos, um por cada um dos principais países produtores de vinho. Tchim-tchim!
 

5 hotéis vínicos absolutamente imperdíveis 

 

1. França - Crillon le Brave, Provença

Seria impossível imaginar um espaço com maior herança e charme históricos. Basta dizer que o hotel é formado por edifícios de pedra medievais que datam dos séc. XVII e XVIII, ainda que as origens da aldeia que lhe dá nome apontem para a era romana, cerca de 2.000 anos atrás. São 32 encantadores quartos, a partir dos quais poderá usufruir de verdejantes jardins, românticos terraços e vistas deslumbrantes das inevitáveis vinhas e olivais.
 
  • As castas da região: tintas - Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Grenache, Mourvèdre e Cinsault; brancas – Chardonnay e Ugni Blanc.
 
 

2. Itália - L’Andana, Toscana 

Mais um dos hotéis vínicos recheados de história: situado no coração da Maremma Toscana, este foi propriedade dos Medici, tendo o Grão-Duque Leopoldo II e a sua corte pernoitado aí durante o verão. Atualmente, esta fabulosa infraestrutura oferece invejáveis indulgências como um relaxante SPA, uma capela privada, sedutores passeios de barco pela costa toscana e aulas de culinária com chefs de topo. A isto acresce, obviamente, uma cave de vinhos particular, onde os hóspedes podem usufruir das mais requintadas provas e workshops.
 
  • As castas da região: tintas - Sangiovese, Canaiolo Brunello, Cabernet Sauvignon e Merlot; brancas - Trebbiano di Toscana, Chardonnay e Malvasia.
 
 

3. Espanha - Marqués de Riscal, Elciego

Provavelmente a mais espantosa sugestão de entre todos os hotéis vínicos da nossa lista, o “Marqués de Riscal" distingue-se pelo design futurista e arrojado do edifício. O projeto, do famoso arquiteto Frank O Gehry, assume-se como uma pedrada no charco da mais antiga vinha da região de Rioja, uma verdadeira obra de arte. Aqui, para além de uma infraestrutura de absoluto luxo, que inclui um exclusivo SPA temático, e das obrigatórias tours pelas vinhas, vai ainda poder visitar a espantosa cave do hotel, que data de 1858 e alberga cerca de 8 milhões de garrafas de vinho, algumas de 1862. 
 
  • As castas da região: tintas – Tempranilllo, Graciano, Garnacha e Mazuelo; brancas - Malvasia Riojana, Garnacha Branca e Macabeo.
 
 

4. Estados Unidos da América – The Carneros Inn, Napa 

Se procura a combinação perfeita entre resort de luxo e elegância campestre, vai encontrá-la aqui. A interminável profusão de vinhas e macieiras conferem um encanto muito especial a esta propriedade recheada de celeiros, silos e confortáveis chalés. No "The Carneros Inn" vai ainda poder desfrutar das mais variadas ofertas temáticas: das especialidades à base de vinho comercializadas na sua loja, Market, aos imperdíveis tratamentos disponibilizados no SPA vínico, de entre os quais destacamos a Chardonnay Anti-Oxidant Wine Therapy Facial.
 
  • As castas da região: brancas - Chardonnay e Sauvignon Blanc; tintas - Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Zinfandel e o todo poderoso Cabernet Sauvignon.
 
 

5. Argentina - Cavas Wine Lodge, Mendoza 

Aninhado no sopé da Cordilheira dos Andes, este esplêndido hotel caracteriza-se pelo estilo colonial espanhol e oferece aos seus hóspedes não só uma espantosa beleza paisagística e incomparável tranquilidade natural, mas também uma ampla oferta e qualidade vinícolas. A unidade hoteleira organiza frequentemente provas de vinho e jantares privados na sua cave, que apresenta mais de 250 dos melhores vinhos produzidos em Mendonza. Junte a isto piscinas reservadas, terraços com vistas supremas e um elegante SPA temático. Pelo que espera?
 
  • As castas da região: brancas - Chardonnay, Riesling, Sauvignon Blanc, Torrontés, Chenin Blanc e Viognier; tintas - Malbec, Bonarda, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Sangiovese e Tempranillo.


Estamos certos de que já está a preparar as malas e o palato para experimentar estes inolvidáveis hotéis vinícolas e tudo aquilo que proporcionam aos seus visitantes. Da nossa parte, pedimos apenas que depois nos conte como foi e se ficou satisfeito com as sugestões. Boa viagem e boas provas!

Apaixonado por um bom vinho? O Clube de Vinhos oferece-lhe uma caixa surpresa no valor de 23,50€. Descubra aqui todas as vantagens.

Veja também: