Os 10 mais ricos de sempre da história mundial

Dos grandes imperadores aos donos das mairoes empresas de tecnolgia do mundo, saiba quem foram os mais ricos de sempre!

Os 10 mais ricos de sempre da história mundial
Quem foram as pessoas mais ricas de toda a história?
  • São vários os imperadores que aparecem neste ranking.

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancersHoje me dia, é recorrente vermos estudos sobre os mais ricos do mundo, ou os mais ricos de determinado país, mas será possível avaliarmos aqueles que foram os mais ricos de todos os tempos, da história mundial? A tarefa não é fácil, mas a Revista Times lançou-se neste desafio e venceu. Numa lista bem estruturada e com inúmeras surpresas, a times concluiu este desafio que nos traz algumas surpresas. 

Mas, em boa verdade, como se comparam as fortunas de pessoas que viveram em períodos tão diferentes da história? A tarefa não é nada fácil, mas a Times utilizou um método que funcionou: avaliou a riqueza base de cada pessoa e comparou-a com a produção da economia em geral, mais especificamente com o PIB do país em que a respetiva pessoa vivia. O resultado foi surpreendente. Conheça as 10 personalidades mais ricas de sempre.
 

Top 10 dos mais ricos da história

 

1. Mansa Musa

Mansa Musa foi um conhecido Mansa ou, se quiserem, imperador do império Mali que viveu de 1280 a 1337 e teve uma grande influência no comércio e na cultura da cidade. A sua fortuna esteve alavancada essencialmente na forte produção de ouro, o que fez dele o homem mais rico da história.
 

2. Augusto César

Quem não conhece o famoso imperador Augusto César? O primeiro líder do Império Romano nasceu em 63 a.C. e, durante o seu reinado, foi responsável por cerca de 30% da economia mundial na sua época. O estudo da Times conseguiu apurar que a sua riqueza estava estimada em 4,6 biliões de dólares.
 

3. Imperador Shenzong

No ranking dos mais ricos da história e em terceiro lugar, surge o Imperador Shenzong, que foi o sexto imperador da Dinastia Song da China e reinou na melhor fase de sempre do império, entre 1067 e 1085. Nesta altura, foi responsável por cerca de 30% do PIB mundial.
 

4. Akbar I

Pela Índia, destaque para o Akbar I, o Grande, que foi o terceiro imperador mogol da Índia, tendo estado no poder entre 1556 e 1605. Nesta época, o imperador controlou cerca de um quarto da produção económica mundial, o que fez dele o quarto homem mais rico de sempre.
 

5. Josef Stalin

Para quem não sabe, Josef Stalin foi líder do Partido Comunista da União Soviética. O seu poder absoluto levou a um regime ditatorial, onde o líder controlava uma das maiores economias mundiais da altura, estando responsável por 9,6% do PIB mundial, o equivalente a 7,5 biliões de dólares.
 

6. Andrew Carnegie

Já mais perto dos dias de hoje e em sexto lugar surge Andrew Carnegie, empresário escocês fundador da Universidade Carnegie de Mellon. Após a venda da empresa de aço que detinha na altura pela módica quantia de 480 milhões de dólares, o empresário tornou-se no homem mais rico daquele tempo, sendo que a sua fortuna representava na altura 2,1% do PIB dos Estados Unidos da América.
 

7. John Davison Rockefeller

O americano John Davison Rockefeller marcou a sua época por ter sido o responsável em revolucionar a indústria do petróleo dos Estados Unidos da época, tendo fundado a Standard Oil. Estávamos em 1870 e, já na altura, a fortuna de Rockefeller estava avaliada em 1,5 biliões de dólares o que, naquela altura, equivalia a 2% do PIB.
 

8. Alano, o Vermelho

Alano foi o grande companheiro de Guilherme I da Inglaterra, o que lhes valeu a conquista do país. Na altura, Alano detinha cerca de 7% do PIB da Inglaterra,
 

9. Bill Gates

Na lista dos mais ricos da história também há lugar para Bill Gates, que surge na nona posição da tabela. Bill Gates é, nos dias de hoje, a pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em 78,9 biliões de dólares. Já ficará na histórica com um dos mais ricos de sempre.
 

10. Gengis Khan

O fechar o top 10 dos mais ricos, surge o imperador mongol que foi considerado como um dos líderes militares mais bem-sucedidos da história. Segundo reza a história, o Khan conseguiu conquistar cerca de 20 milhões de quilómetros quadrados.


Veja também: