PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

10 mandamentos da Cruz Vermelha para sobreviver a festivais de verão

Verão, calor, praia, festas, música… festivais! Conheça os 10 mandamentos da Cruz Vermelha para festivaleiros.

10 mandamentos da Cruz Vermelha para sobreviver a festivais de verão
Fique com estes conselhos

O que levar, como se proteger do sol, dos insetos, tratar feridos ou vencer a hipotermia. A Cruz Vermelha lançou uma campanha para os festivaleiros com um conjunto de conselhos sobre como agir em diversas situações.

Os 10 mandamentos da Cruz Vermelha visam prevenir acidentes e explicar como aplicar primeiros socorros de caráter simples. A instituição tem larga experiência no apoio a eventos com jovens.

Se já tem os bilhetes e está a contar os dias para ir a um festival de verão e quer que tudo corra pelo melhor fique com estes 10 mandamentos da Cruz Vermelha para sobreviver a estes dias de folia.
 

Os 10 mandamentos da Cruz Vermelha


1. O teu kit SOS levarás

E o que é que deve conter este kit SOS? A medicação habitual, desde a pílula anticoncepcional até à asma, assim como outros medicamentos indicados pelo médico para a dor de cabeça, vómitos ou diarreia, por exemplo. Desinfectante para a pele, repelente de insetos, tampões protetores de ruídos, pensos rápidos e protetor solar são outras das coisas que deve levar.
 


2. Os teus pés protegerás

Em dias de calor e locais que apelam ao uso de chinelos e sandálias, os cortes e feridas nos pés acabam por ser frequentes. A Cruz Vermelha aconselha o uso de calçado apropriado, para evitar estas lesões. Caso aconteçam, deve procurar ajuda para que não haja o risco de infeção.
 


3. Os insectos tu vencerás

Repelente! É obrigatório para estes ambientes. Pelo menos se quer evitar ser picado por melgas e mosquitos. Também deve ter cuidado com carrapatos e carraças e com vespas e abelhas. Pode ser alérgico a estes últimos e não o saber. Se for picado, procure um posto de socorros.



4. Das queimaduras te afastarás

Se vai cozinhar ao lume, com fogões portáteis, fogueiras, grelhadores ou resistências eléctricas tenha atenção às queimaduras. Em caso de queimadura, a Cruz Vermelha recomenda que procure ajuda de imediato; que arrefeça a zona queimada colocando-a debaixo de água corrente; que cubra a zona queimada com um pano limpo, sem pêlos e húmido; e que não arranque nem mexa na roupa ou objetos que estejam coladas à pele.
 


5. Dos teus ouvidos cuidarás

Nestes festivais, os concertos são em volume elevado, e muitas vezes com o ruído muito acima do aconselhável. Deve proteger os ouvidos com tampões.
 


6. Do sol te protegerás

Como em qualquer outra ocasião, nestes locais deve evitar a exposição prolongada ao sol e as temperaturas escaldantes. Além disso, é de extrema importância usar sempre protetor solar e hidratante, no final do dia, e beber muita água.
Sinais de risco que o devem levar a procurar o posto de socorros:
  • Insolação (ambientes quentes e secos): face vermelha, sensação de calor, pele seca, náuseas, vómitos e violentas dores de cabeça;
  • Golpe de calor (ambiente quente e húmido): palidez, sensação de frio, dores de cabeça e náuseas.
 


7. A hipotermia vencerás

O nosso clime é cada vez mais incerto. E tão depressa vivemos dias de calor como o tempo arrefece e chove. No caso de ficar molhado e o tempo estar mais frio, a temperatura do corpo começa a diminuir e rapidamente pode conduzir à hipotermia. É fundamental tirar as roupas molhadas e trocá-las por secas e ingerir bebidas açucaradas não alcoólicas. Se ficar em situação de hipotermia, a vítima deve ser levada de imediato ao posto de socorros, salienta a Cruz Vermelha.
 


8. Das feridas simples tu tratarás

Mas só das simples. Se for um pequeno corte deve lavar com água potável e sem esfregar. Depois colocar um desinfetante para a pele. Mas se o ferimento for profundo, extenso ou numa área sensível é preciso ajuda especializada.
 


9. Os inconscientes tu ajudarás

Se um amigo perdeu a consciência, não responde e não se mexe deve chamar ajuda de imediato. Enquanto espera, deve coloca-lo de lado, por segurança, mesmo que julgue que ele só tenha bebido demais. Por outro lado, se tiver havido uma queda ou pancada na coluna vertebral, não deve mexer na vítima e não a deve deixar sozinha enquanto aguardam socorro. Basta ligar o 112!
 


10. O teu posto de socorros não negligenciarás

Por último, um mandamento a guardar é de que os postos de socorro contam com equipas preparadas para dar resposta às mais variadas situações. E que é sempre bem-vindo!

Veja também: