As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

Manteiga vegetal: 3 receitas para fazer em casa

E se pudesse fazer a sua própria manteiga vegetal? Temos para si algumas receitas muito simples e saudáveis.

Manteiga vegetal: 3 receitas para fazer em casa
Opções mais saudáveis mas repletas de sabor!

Trabalhe pelo seu Bem-Estar. A sua saúde acima de tudo!Saiba Mais
Cada vez mais as pessoas se preocupam com questão como a saúde, bem-estar e poupança. Pois bem, a pensar nisso decidimos compilar para si algumas receitas de manteiga vegetal que lhe vão permitir tratar dessas três questões.


Manteiga vegetal: como fazer?

O do it yourself (faça você mesmo, em português) está na moda. É mesmo uma tendência. São muitas as pessoas que preferem fazer em casa aquilo que à partida poderiam comprar já feito. Uns porque assim podem poupar dinheiro, outros porque dessa forma podem consumir produtos de qualidade superior e outros simplesmente porque gostam de o fazer.

Seja qual for a razão, a verdade é que esta tendência conquista cada vez mais adeptos e mesmo aqueles produtos que, à partida, ficariam de fora, entram para a tendência. É o caso da manteiga vegetal. Não só a pode fazer em casa, de forma fácil e rápida, como ainda pode poupar algum dinheiro e produzir produtos mais saudáveis e variados. A prova disso vem já a seguir, com as receitas que lhe deixamos.

manteigas vegetais
 

Manteiga vegetal de avelãs (ou amêndoas ou amendoins)

Vai precisar de:

240g de avelãs
1 pitada de sal (opcional)
Xarope de ácer, canela ou cacau (opcional)


Espalhe uma camada de avelãs numa forma com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido a 150ºC, durante 25 minutos. Quando estiverem bem tostadas, retire do forno, deixe arrefecer durante alguns minutos e depois tente retirar-lhes a pele. 

Depois de retirar a pele às avelãs, coloque-as no triturador juntamente com uma pitada de sal (opcional) e triture-as até ficarem reduzidas a farinha. Mesmo quando já estiverem em farinha continue a triturar. A certa altura esta farinha deve começar a libertar gordura e vai obter uma bola de manteiga. Nesta fase deve continue a triturar, até se ter desfeito completamente.

E pronto, está feita a sua manteiga de avelãs. Se quiser pode ir mais longe e juntar um adoçante natural xarope de ácer (ou outros a seu gosto), bem como especiarias (canela ou cacau, por exemplo).

Pode usar o mesmo método com outros frutos secos, como as amêndoas ou amendoins.
 

Manteiga vegetal de coco

Necessita de:

300g de coco ralado
1 pitada de sal (opcional)
Óleo de coco (opcional)


Comece por colocar o coco ralado no processador de alimentos e triture. Se quiser pode adicionar a pitada de sal. Ao fim de dois minutos pare, misture o coco com uma colher e volte a picar por mais dois minutos. Depois repita o processo (mexa com uma colher e volte a picar) até começar a obter uma pasta quase liquida. Se quiser – e para tornar o processo mais rápido e obter a manteiga mais suave – pode acrescentar uma colher de sopa de óleo de coco.

Depois é reservar a sua manteiga em frascos. Guarde no frigorífico se quiser a manteiga mais sólida ou no armário se a preferir mais suave.
 


Manteiga vegetal de soja

Os ingredientes são apenas e só:

Azeite q.b.
1 chávena de chá de água
2 colheres de sopa de extrato ou leite de soja
2 colheres de sopa de farinha de soja integral
Sal marinho q.b.
Ervas aromáticas (opcional)


Leve ao lume uma panela com a água, o extrato ou leite de soja, a farinha de soja e o sal e deixe cozinhar, mexendo sempre até obter uma pasta cremosa (se quiser pode acrescentar ervas aromáticas a gosto).

Quando estiver pronto, retire e deixe arrefecer. De seguida, coloque no liquidificador e triture. Deve ir adicionando o azeite aos poucos, até obter um creme.

Et voilà! Simples, saudável e muito prático. Três bons exemplos de como pode fazer as suas próprias manteigas e sem grandes custos. Vamos experimentar?
Cuide da sua saúde, estimule o seu Bem-Estar >>
Veja também: