AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

3 Dicas para se manter produtivo depois das férias

Nem sempre é fácil voltar à rotina depois das férias, mas há algumas dicas que o podem ajudar. Saiba o que deve fazer para se manter produtivo depois das férias. 
 

3 Dicas para se manter produtivo depois das férias
Umas boas férias sabem sempre bem, o pior é voltar ao trabalho.

Ah as férias… essas belas semaninhas de descanso, sem horários para cumprir e sem o stress do dia-a-dia de trabalho. Uma maravilha. O problema é quando chegam ao fim e se vê obrigado a regressar à rotina. O regresso à realidade pode ser verdadeiramente doloroso e por muito que tenha “recarregado baterias” quando recomeça o trabalho é comum que possa sentir-se sem energia e pouco produtivo. Tudo isso é normal. Mas há formas de ultrapassar esta “depressão” pós-férias e voltar em força ao trabalho. Conheça algumas dicas para se manter produtivo depois das férias.
 

Voltar ao trabalho depois das férias: o segredo?

Com a época de férias a chegar ao fim e o regresso ao trabalho a aproximar-se muitos poderão pensar que é o “fim do mundo”. Não é. É dificil, “vai doer” dizer “adeus” à vida boa, mas não é o “fim do mundo”. Mas há algumas dicas que o podem ajudar a atenuar essa melancolia do regresso e potenciar a sua produtividade no regresso ao trabalho.
 

1. Organize o seu dia

A melhor forma de voltar cheio de força ao trabalho é ter o dia organizado e, preferivelmente, com tarefas desafiantes ou que realmente goste de fazer (sempre tendo em conta as prioridade das tarefas em mãos, claro). Se estiver ocupado com coisas que o motivam vai manter-se mais focado e nem vai dar pelo dia passar.
 

2. Encontre o ritmo de trabalho que maximize a sua produtividade

Está de volta das férias e tem muito trabalho pendente, é certo. Mas não tem que fazer tudo num dia. Por isso, aprenda a reconhecer quando necessita de uma pausa ou de mudar de tarefa por exemplo. Repare, o seu cérebro precisa de descansar ao longo do dia, para evitar a fadiga que potencia a baixa produtividade ou aumenta a possibilidade de cometer erros. Esta pausa pode ser um pequeno intervalo ou a mudança de tarefas que exijam outro tipo de competências, para que possa recuperar do cansaço de estar focado na mesma tarefa durante muito tempo.


Veja também: Dicas para um bom regresso ao trabalho

 

3. Interaja com os seus colegas

Lembre-se que faz parte de uma equipa. Esteve ausente, de férias, e agora que regressou “perca” algum tempo a falar com os seus colegas de trabalho para saber o que está feito ou por fazer, o que aconteceu durante a sua ausência e até para partilhar algumas histórias sobre as férias. Não é tempo perdido acredite. Enquanto membro de uma equipa estes momentos são cruciais, já que lhe permitem criar laços com as pessoas que o rodeiam que podem ser fundamentais para o futuro. Além disso, é sempre uma boa forma de desanuviar o “fatídico” regresso à realidade.

 

Das férias para a realidade

Em vez de ficar especado a pensar “as férias acabaram… e agora?”, trate de arregaçar as mangas e voltar em força ao trabalho. Está cheio de energia, por isso só precisa de a converter em produtividade. Bom trabalho!



Veja também: