AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

O que é um manual híbrido?

Saiba o que é um manual híbrido, como funciona e quais são as principais vantagens para professores e alunos.

O que é um manual híbrido?
Uma nova ferramenta de apoio ao estudo

Durante décadas, os manuais escolares para cada disciplina, assim como os respetivos cadernos de atividades, cadernos de leitura orientada e outros guias de estudo, estiveram disponíveis a professores e alunos unicamente em suporte físico (ou impresso). Hoje em dia deve também saber o que é um manual híbrido.
 

Os livros para além do suporte físico

Para além dos manuais escolares impressos, começaram depois a surgir — ocasionalmente — livros acompanhados por um CD-ROM ou, em alguns casos, um DVD. Aos poucos, os livros escolares em suporte digital (e-manuais) começaram também a ganhar espaço e adeptos no Ensino Básico, Secundário e Superior.

Apesar de nem todos os professores e alunos os integrarem no seu trabalho e estudo, a utilização de recursos e tecnologias digitais nas salas de aula é cada vez mais inevitável e simultaneamente relevante, quando bem aproveitada. O manual híbrido é um desses recursos e já começa a ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem.
 


O que são manuais híbridos?

Recentemente, algumas editoras começaram a conceber e a produzir manuais híbridos, que combinam as potencialidades do impresso e do digital, recorrendo por exemplo à realidade aumentada para a exploração de mapas, ilustrações ou fotografias.

Em Portugal, o Grupo Porto Editora (Porto Editora, Raiz Editora e Areal Editores) já começou a apostar nos manuais híbridos para um conjunto — ainda restrito — de disciplinas do Ensino Básico e Secundário. Esta aposta surge em regime experimental, mas com o objetivo de ampliar a oferta.
 


Como funciona um manual híbrido?

O manual híbrido pretende afirmar-se como uma ferramenta de apoio ao estudo, particularmente fora da sala de aula. Permite o acesso a conteúdos e recursos educativos digitais no telemóvel, a partir de um manual escolar impresso.

Para isso, basta apontar a câmara de um smartphone para uma determinada página do manual escolar impresso e escutar recursos áudio, visualizar vídeos e aceder a um conjunto de outros conteúdos complementares ao tema explorado no livro.

Esta ferramenta funciona apenas em páginas selecionadas, nos livros escolares que contêm uma referência ao manual híbrido no verso da capa.
 


O que fazer para ter acesso ao manual híbrido?

É necessário instalar a aplicação EV Manual Híbrido num dispositivo Android ou iOS. Trata-se de uma aplicação gratuita, mas é necessário ter uma conta na Escola Virtual.
 


Que recursos estão disponíveis através de um manual híbrido?

Os manuais escolares híbridos abrangem recursos multimédia (áudio, imagem e vídeo) de acordo com os conteúdos programáticos de cada disciplina e do respetivo nível de ensino.
 


Quais são as principais vantagens destes manuais?

Os manuais escolares híbridos:
  • Permitem a consulta de conteúdos multimédia inserida num determinado contexto (os alunos vão utilizando esses recursos em casa ou num Centro de Estudos, por exemplo, à medida que exploram o seu livro);
  • Podem contribuir para o sucesso educativo dos alunos e promover uma aprendizagem mais motivadora;
  • Representam uma resposta possível (entre muitas) às necessidades e exigências de uma sociedade que interage cada vez mais com as tecnologias digitais;
  • São maioritariamente utilizados fora do contexto de sala de aula, como ferramentas complementares de apoio ao estudo. Desta forma, tentam promover a autonomia das aprendizagens.

Veja também: