6 boas dicas para a manutenção da pintura do carro

Como garantir a manutenção da pintura do carro? Apresentamos dicas e truques para manter a pintura do carro como nova.

6 boas dicas para a manutenção da pintura do carro
Dicas e truques

A manutenção da pintura do carro é uma preocupação, por vezes quase obsessão, nos primeiros meses após adquirir o veículo. No entanto, em muitos casos, a pintura do carro acaba por ser descurada com o passar do tempo, o que pode ter consequências no aspeto do carro, particularmente se o pretender revender.

Confira seis dicas e truques para garantir a manutenção da pintura do carro, mantendo-a brilhante, como se de um veículo novo se tratasse.

Manutenção da pintura do carro: 6 dicas e truques

1. Lave o carro regularmente e de forma correta

O carro deve ser lavado, no mínimo, uma vez por semana. Este é um fator que contribui – e muito – para a ideal manutenção da pintura do carro. A lavagem dever ser feita com água sob pressão moderada, com detergentes próprios (vendem-se em supermercados ou lojas especializadas), à sombra e com o automóvel frio.

Deve também utilizar luvas específicas, feitas de algodão prensado, que diminuem a eventualidade de riscos na pintura. No final, seque muito bem o carro para evitar manchas. Em alternativa, entregue a lavagem do seu carro a pessoas/especialistas de confiança.

2. Enceramento e polimento

Depois da secagem do veículo molhado com uma camurça macia, deve encerar e polir o seu carro entre uma a duas vezes por ano.

Aplique a cera em movimentos circulares com algodão para polimento, que deverá ser depois polida com um pano leve para se conseguir o máximo brilho. Também neste caso o serviço não ser executado com o carro exposto ao sol, pois a pintura aquecida é mais sensível e assim mais difícil de tratar.

3. Proteja o carro das altas e baixas temperaturas

A exposição a temperaturas extremas (altas ou baixas) é o pior inimigo da conservação da pintura do carro. É impossível evitar completamente a exposição do carro, particularmente ao sol, mas deve ter essa prioridade quando o carro está parado (colocar sempre na garagem, estacionar em parques subterrâneos ou à sombra).

4. Cuidados especiais consoante a cor e estado da pintura

Certas cores implicam cuidados especiais. Por exemplo, veículos de cor preta exigem mais cuidados, até porque as marcas ficam mais visíveis. Também as pinturas mais antigas ou já gastas precisam de cuidados mais intensos: um pré-tratamento com líquido de limpeza para pinturas, complementado com uma proteção da superfície com cera de brilho.

carro

5. Conservação do carro

Eventuais riscos e amolgadelas na carroçaria dos veículos devem ser consertados o mais rápido possível. Provocam a oxidação da carroçaria, ou seja, deve evitar que a pintura enferruje e fique mais difícil de tratar.

6. Cuidado com os pássaros

As sujidade dos pássaros não são apenas um problema de higiene, são também gravemente prejudiciais para a manutenção da pintura do carro, pois são extremamente corrosivas e podem causar manchas na pintura em apenas um dia. Evite, por exemplo, estacionar debaixo de árvores. Se o problema ocorrer, lave o veículo o mais rapidamente possível.

Veja também: