Manutenção de piscinas: 7 cuidados básicos

Descubra algumas dicas para uma melhor manutenção da sua piscina.

Manutenção de piscinas: 7 cuidados básicos
Saiba o que fazer para garantir uns bons mergulhos este verão

Dar uns mergulhos na piscina nos dias quentes de verão pode ser maravilhoso mas, para que assim seja, há que fazer a devida manutenção para que ela se mantenha limpa e convidativa. Para o ajudar reunimos algumas dicas de manutenção de piscinas, que vão permitir que, com alguns cuidados regulares, perca menos tempo a limpar a piscina e passe mais tempo a desfrutar dela.


7 dicas essenciais na manutenção de piscinas



Verifique os níveis de pH da água

Deve verificar o equilíbrio químico, ou pH, da piscina, duas a três vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno. O ideal é que mantenha a água com um pH entre 7 e 7.8.



Use cloro

É fácil de encontrar no mercado e muito importante quando se fala de manutenção de piscinas. O cloro vai ajudar a manter a água da piscina limpa, translúcida e livre de micro-organismos e bactérias.



Use algicida

Além do cloro, o algicida é outro dos produtos que deve usar na limpeza da sua piscina. O algicida elimina e impede o aparecimento de algas na água que, acredite, vão dar uma tonalidade pouco convidativa à água da sua piscina. Pode comprar o produto em separado ou, se preferir, optar por produtos que já contenham cloro e algicida.



Limpe o filtro

É importante que mantenha o filtro limpo para garantir uma piscina imaculada. Ao limpar a piscina tenha atenção aos injetores dos filtros para perceber se perderam força ou se o aspirador não está a apanhar a sujidade. Se assim for, está na altura de limpar o filtro.  

 

Limpe cesto do skimmer semanalmente

Manter o cesto do skimmer limpo ajuda a garantir a circulação da água natural, por isso é importante que, preferencialmente todas as semanas, limpe os cestos dos skimmers.



Limpe o fundo e as paredes da piscina

Quando se fala em manutenção de piscinas, pensa-se logo na limpeza da água. E ainda que existam formas de tratar da água da piscina, para que esta se mantenha verdadeiramente limpa há que garantir a limpeza do fundo e das paredes da piscina. Pode fazê-lo com a ajuda de uma máquina manual ou com um robô automático para limpar os fundos de piscinas.



Verifique e limpe as lâminas

Se a sua piscina tiver uma eletrólise de sal deve verificar e limpar as lâminas pelo menos uma vez por mês e/ou de acordo com as indicações do fabricante.

 

Mantenha a sua piscina limpa!

Assegurar a manutenção de piscinas pode parecer um trabalho aborrecido e nada agradável mas é necessário que o faça, não só para manter a piscina limpa e convidativ, mas também para evitar erros que podem custar-lhe muito dinheiro.Trate da sua piscina e desfrute de uns bons mergulhos este verão. 

Veja também: