Manutenção do carro: 10 coisas a fazer no verão

Vai viajar neste verão? Veja aqui a lista das 10 coisas que não pode deixar de fazer antes de rumar até à praia com o seu carro.

Manutenção do carro: 10 coisas a fazer no verão
O que não pode deixar de fazer antes de viajar de carro

1. Pneus


Os pneus são habitualmente uma das partes mais negligenciadas de um carro.
No verão, devido às elevadas temperaturas, os riscos de andar na estrada com um pneu gasto ou desalinhado, com pressão a mais ou a menos, são muito maiores.

Verifique sempre a pressão indicada para os pneus do seu carro, no manual da viatura. E não se esqueça também de verificar o pneu suplente antes de se fazer à estrada.


2. Óleo e Filtros


O óleo é o sangue de um carro. É o óleo que mantém as peças mais usadas do motor limpas e a funcionar de forma suave e fresca. No verão é especialmente importante por causa do sobre-aquecimento do motor.
Verifique o manual do seu carro para saber de quantos em quantos quilómetros é recomendada a mudança do óleo e dos respectivos filtros.


3. Mangueiras e cintas


O ponto mais importante da condução no verão é assegurar que o motor não aquece demasiado, por isso é fundamental verificar as mangueiras e cintas que ligam à bomba de refrigeração do radiador do seu carro.

Verifique sempre se estas apresentam rachaduras ou fugas para evitar o sobre-aquecimento do radiador.


4. Filtro do ar


O inverno pode ser agressivo para o filtro do seu carro devido à acumulação de detritos, por isso quando se aproxima o tempo quente é importante que verifique o estado do mesmo.

Um filtro limpo pode diminuir consideravelmente o consumo de combustível.


5. Limpa pára-brisas


Mais uma vez, o inverno é exigente para os limpa pára-brisas. Por isso, se no verão estiver perto da praia, as areias podem diminuir a eficácia do mesmos e causar danos nos vidros.
Perca algum tempo a substtituir as lâminas. É fácil e pode fazê-lo em casa, sem se dirigir a uma oficina.


6. Travões


Os travões são a peça mais importante do seu carro quando se fala em segurança. Se vai viajar com a sua família, não facilite.


7. Bateria


O calor do verão pode ser extremamente agressivo para a bateria do seu automóvel.
O tempo quente pode acelerar reacções químicas dentro da bateria, e assim originar situações de sobre-carregamento. O calor também pode danificar a bateria por evaporação de fluido da bateria.  Para assegurar o funcionamento da bateria, não facilite na limpeza: é a melhor forma de garantir uma viagem sem problemas


8. Ar condicionado


Estamos certos de que não vai querer ficar sem ar condicionado num dia tórrido de verão. Verifique se o seu sistema de ar condicionado refrigera o ar antes de viajar. Podem existir fugas, que têm de ser verificas por profissionais. 
No verão, todos queremos calor, mas não estrague as suas férias sem necessidade.


9. Transmissão e diferencial


Se o inverno tiver sido rigoroso, cuidado. Chuva, lama e neve são exigentes para o carro.
A parte de baixo do seu carro pode ter lama acumulada e aquecer demasiado a transmissão.
Verifique os fluídos e faça uma limpeza rápida em casa. Uma mangueira de alta pressão pode fazer um bom trabalho.


10. Água


Palavras para quê. No verão todos precisamos de água... o seu carro também.


Veja também: