4 trabalhos de manutenção do carro que pode fazer em casa

Veja os trabalhos de manutenção ao carro que pode fazer em casa, sem precisar de recorrer a um mecânico.

4 trabalhos de manutenção do carro que pode fazer em casa
Checklist de manutenção do carro

A manutenção do carro é um trabalho visto como sendo difícil e que implica recorrer aos serviços de profissionais, muitas vezes a preços avultados. É verdade que em algumas situações a manutenção do carro requer serviços especializados, mas existem alguns trabalhos simples de manutenção ao carro que pode fazer em casa. Faça a manutenção do seu próprio carro e poupe dinheiro.

Checklist de manutenção ao carro que pode fazer em casa

1. Filtro de ar

mudar filtros

Mudar o filtro de ar é relativamente simples e rápido. Em cerca de 10 minutos pode fazer o trabalho. O filtro de ar é composto por duas partes, uma estrutura ou suporte exterior em metal ou plástico e outra que é o elemento filtrante (materiais sintéticos e naturais, como têxtil envolvido em borracha).

Encontre o filtro de ar no interior do capô (se tiver dúvidas consulte o manual). Veja e anote como se encaixa o filtro e retire-o. Depois basta inserir o novo filtro de ar, exatamente da mesma forma como o que foi retirado.

2. Óleo do motor

oleo motor

Troque o óleo do motor conforme o recomendado no manual do automóvel (não ultrapasse os 7.500 km). Com o motor frio, verifique o nível de óleo, tirando suavemente a vareta para cima. Limpe a superfície e verifique as marcas que indicam o nível máximo e mínimo de óleo, volte a introduzir e a retirar a vareta do depósito e verifique o nível de óleo indicado (ou seja, se está entre as duas marcas). Se o nível estiver baixo coloque o óleo (com um funil) recomendado pelo fabricante. Demora entre 30 a 45 minutos.

3. Calibragem dos pneus

pneus

Com um medidor de pressão de pneus (são baratos e simples de usar) consegue verificar se os pneus estão calibrados de acordo com as especificações do fabricante. Basta fazer essa verificação uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. É um serviço que fará em 2 ou 3 minutos e lhe poupará dinheiro. Gastará mais combustível se os pneus não estiverem calibrados. Verifique igualmente o estado geral de conservação dos pneus.

4. Fusíveis

fusiveis

Esta é mais uma tarefa de manutenção que pode fazer ao carro em casa. Num par de minutos consegue mudar um fusível queimado. Um problema eletrónico no carro (como os vidros automáticos não funcionarem, por exemplo) pode estar relacionado com um fusível queimado.

A verificação de um fusível queimado pode ser efetuada por inspeção visual, mas também pode saber na tampa do painel de fusíveis ou no manual que fusível diz respeito ao elemento que avariou. Depois de detetar o fusível queimado é só o substituir (com uma chave própria ou alicate) por outro com a mesma amperagem.

Veja também: