Máquina de lavar e secar 2 em 1 compensa?

As máquinas de lavar e secar 2 em 1 são uma realidade no mercado e, na verdade, apresentam algumas vantagens. Mas será que compensam?

Máquina de lavar e secar 2 em 1 compensa?
Vantagens e desvantagens

As máquinas de lavar e secar vêm trazer uma dupla funcionalidade numa máquina só, o que, à partida, pode parecer uma grande vantagem, já que se consegue, num único aparelho, o mesmo que em dois, praticamente com o mesmo volume. Mas será que é mesmo assim?


Máquinas de lavar e secar 2 em 1: vantagens e desvantagens


Vantagens

Espaço
Uma das vantagens prende-se com uma questão muito prática de gestão do espaço. Os apartamentos das cidades têm tendência a disponibilizar cada vez menos espaço para determinadas divisões da casa e, por vezes, não é fácil encontrar lugar para colocar estes dois eletrodomésticos. Assim, as máquinas de lavar e secar 2 em 1 são uma oportunidade excelente para quem, de outra forma, se veria obrigado a optar por uma das máquinas.

Tempo
Nestas máquinas é possível programar todo o ciclo de lavagem e secagem de uma só vez, o que acaba por poupar algum tempo. Além disso, como não precisa de passar a roupa de uma máquina para a outra, acaba também por poupar trabalho.

Inexistência de tubos
As máquinas de secar roupa precisam sempre de um tubo de exaustão e de um reservatório para a água. No caso das máquinas 2 em 1 esses elementos são desnecessários, pois a água sai diretamente para o esgoto, como acontece nas máquinas de lavar.



Desvantagens

Qualidade
As desvantagens deste tipo de máquina de lavar e secar 2 em 1 relacionam-se principalmente com a qualidade, tanto da lavagem como da secagem da roupa. Os testemunhos indicam que as duas funções podem sair prejudicadas.

Preço
Apesar de haver ofertas no mercado para todo o tipo de preço, as boas máquinas de lavar e secar acabam por ficar mais caras do que os dois eletrodomésticos em separado. Além disso, a oferta é menor no que diz respeito a máquinas com uma eficiência energética assinalável.

Avarias
Em caso de avaria da máquina, perde-se o uso de ambas as funcionalidades - o que pode ser um transtorno muito grande e mais difícil de solucionar do que se se avariar apenas uma das máquinas, no caso de as possuir em separado.

A decisão em relação a este eletrodoméstico passará sempre pela situação específica de cada um dos consumidores. De qualquer forma, no geral, as máquinas de lavar e secar em separado apresentam mais vantagens, tanto em qualidade como ao nível do preço.

Para quem gosta de tratar da roupa, principalmente ao fim de semana, quer por conveniência pessoal quer para aproveitar as tarifas mais baixas dos planos bi-horário, as máquinas de lavar e secar 2 em 1 acabam também por impedir que se realizem as duas atividades ao mesmo tempo.

Veja também: