8 maravilhas escondidas em Cabo Verde que vai querer conhecer

As boas praias são um dado adquirido sobre este arquipélago, mas há muitas outras maravilhas escondidas em Cabo Verde que vale a pena descobrir.

8 maravilhas escondidas em Cabo Verde que vai querer conhecer
Praias, montanhas e outros segredos de Cabo Verde

Descoberto por portugueses no século XV, este é um arquipélago carismático e muito apetecível do ponto de vista turístico. Neste artigo, damos-lhe a conhecer 8 maravilhas escondidas em Cabo Verde, que é o mesmo que dizer 8 bons motivos para escolher este destino para as suas férias.

Boavista, Sal, São Vicente, Santiago, Santo Antão, Fogo, Maio, São Nicolau, Brava e Santa Luzia: eis as 10 ilhas de origem vulcânica que formam Cabo Verde, um país que combina um rico património natural com uma forte componente artística e cultural.

A Ilha do Sal e a Ilha da Boavista são as mais procuradas pelos turistas, oferecendo atrações únicas, nomeadamente em termos de praia e paisagem, mas há segredos maravilhosos um pouco por todo o arquipélago. Venha daí conhecer oito dos tesouros mais apelativos de Cabo Verde.

A não perder: 8 maravilhas escondidas em Cabo Verde

1. Parque Natural de Monte Gordo, São Nicolau


Parque Natural Monte Gordo, São Nicolau

Situada a Sudeste de São Vicente e a Noroeste do Sal e da Boavista, a ilha de São Nicolau é uma caixinha de surpresas. Em termos de geografia é constituída por montes e vales, o que a torna num excelente destino para quem gosta de fazer caminhadas.

O Parque Natural de Monte Gordo é o sítio perfeito para partir à descoberta das melhores vistas da ilha, onde se pode esticar o olhar pela imensidão do Oceano Atlântico. Este Parque é uma das Sete Maravilhas Naturais de Cabo Verde, eleição levada a cabo pela RPALCDP, uma organização local.

2. Desova de tartarugas, Boavista


Tartarugas bebé, Cabo Verde

Sabia que Cabo Verde é o terceiro local a nível mundial onde desovam mais tartarugas das espécies comuns ou cabeçudas? A melhor ilha para poder apreciar este espetáculo da natureza é a da Boavista. Mas há que ser paciente e esperar, à noite, na praia de Ervatão, que as tartarugas grávidas apareçam para dar à luz os seus bebés.

Férias em Cabo Verde? Consulte aqui os programas da TopAtântico >>

3. Ilha do Maio


Ilha do MaioFonte da imagem: RFI

Esta ilha é um verdadeiro diamante por lapidar no bonito arquipélago de Cabo Verde. Com praias tão extensas e paradisíacas como as da Boavista, tem pouco turismo e oferece, por isso, uma atmosfera ainda mais genuína e tranquila.

Para além da areia branca e fina e das águas cristalinas, integra uma densa floresta, o que lhe confere uma paisagem distinta. Nas vilas, as pessoas acolhem os visitantes com a típica morabeza – palavra que resume a típica forma de estar dos cabo-verdianos, pautada pela simpatia e amabilidade.

4. Salinas, Sal


Salinas, Ilha do Sal

Há unidades de extração do sal em várias ilhas de Cabo Verde, incluindo no Maio, mas são as Salinas de Pedra Lume, na ilha do Sal, as que atraem mais atenções. O cenário é simultaneamente inóspito e magnético, com o branco do sal a contrastar com a paisagem desértica em redor.

Tomar banho nas salinas e sentir o corpo a flutuar é uma experiência a não perder. Esta é outra das 7 Maravilhas Naturais do arquipélago.

5. Deserto de Viana, Boavista


Deserto do Viana

Se optar pela ilha da Boavista para as suas férias, há um local que não vai querer deixar de visitar: falamos das surpreendentes dunas de areia conhecidas como Deserto de Viana.

E se Cabo Verde tem muitos locais onde quase se duvida de que estamos em África – não é à toa que o arquipélago tem “Verde” no nome – este pedaço de paisagem relembra-nos que estamos apenas a cerca de 500 km da costa ocidental africana.


O Deserto do Viana integra também a lista de Maravilhas Naturais de Cabo Verde elaborada pela RPALCDP.

6. Pôr-do-sol, Fogo


Ilha do Fogo, Cabo Verde

A ilha do Fogo é uma das mais conhecidas de Cabo Verde e nem sempre pelas melhores notícias: a atividade vulcânica da ilha é frequente, colocando em risco a agricultura e as populações, como aconteceu em 1995 e em 2014, por exemplo.

Mas nada que demova os turistas mais aventureiros e curiosos: o vulcão Pico do Fogo – outra das Maravilhas Naturais oficiais de Cabo Verde – é de uma imponência desarmante e é daqui que se obtém um dos melhores pores-do-sol do arquipélago.

7. Carbeirinho, São Nicolau


Carbeirinho, São Nicolau, Cabo Verde

Outro lugar de São Nicolau que ainda não ganhou o estatuto e a projeção que merece é o Carbeirinho, a praia mais famosa e, arriscamo-nos a dizer, uma das mais inesquecíveis praias de todo o arquipélago, presente na lista de Maravilhas Naturais de Cabo Verde. Uma praia de areia negra e aspeto lunar, absolutamente diferente.

O grande responsável pela sua beleza são as suas rochas onduladas com segmentos de diferentes tons, esculpidas pelo mar e pelo vento ao longo dos séculos. Um tesouro a que só é possível aceder na maré baixa, por caminhos íngremes e muitos degraus, o que a torna ainda mais exclusiva e especial.


8. Restaurante Maninho Almeida, Sal


Atum, ingrediente da cozinha de Cabo Verde

E agora, nesta lista de maravilhas escondidas de Cabo Verde, trazemos algo diferente: um restaurante! A cozinha cabo-verdiana tem fama internacional. O peixe fresco é um produto local de qualidade superior, de que vale a pena abusar nas suas férias: não faltam pratos com atum e garoupa frescos, por exemplo.

A famosa cachupa é outro prato a não perder e, se estiver na Ilha do Sal, aconselhamos o Restaurante Maninho Almeida para se deliciar com a gastronomia local. Trata-se de um segredo bem escondido, pois nem sequer tem placa à porta. Pergunte na localidade pelo restaurante e prepare-se para gozar o privilégio de acompanhar a refeição com música cabo-verdiana ao vivo.

Venha conhecer ao vivo as maravilhas deste arquipélago, com os programas de férias em Cabo Verde da TopAtlântico. Ver preços aqui >>

Veja também: