Comida do mundo: 10 maravilhas gastronómicas do Brasil

Viajar é experimentar o melhor que cada país tem para oferecer, o que inclui, claro, comida. Prepare-se para descobrir 10 maravilhas gastronómicas do Brasil!

Comida do mundo: 10 maravilhas gastronómicas do Brasil
De comer e chorar por mais

Com mais de 500 anos de história, a culinária brasileira é o resultado de uma grande mistura de tradições, ingredientes e alimentos que resultam nas mais incríveis maravilhas gastronómicas do Brasil.

São usados ingredientes e temperos que foram introduzidos não só pela população nativa indígena como por todas as correntes de imigração que ocorreram no passado. Por esse motivo, cada região do país tem a sua peculiaridade gastronómica e a sua culinária adaptada ao clima e à geografia. E é igualmente por estes motivos – diferenças acentuadas de clima, relevo, tipo de solo e de vegetação, e povos habitando na mesma região – que é muito difícil estabelecer um único prato típico brasileiro.

A unanimidade nacional talvez seja o típico arroz e o feijão, mas decidimos fugir deste prato já bem conhecido e mostramos-lhe 10 maravilhas gastronómicas do Brasil, que o vão deixar de água na boca.

10 maravilhas gastronómicas do Brasil


As maravilhas gastronómicas do Brasil refletem as características do local onde são elaboradas. Começamos com os pratos típicos do sul e aos poucos deslocamo-nos para norte, para lhe mostrar uma cultura rica em sabores, texturas e cheiros.

1. Barreado, Paraná

barreado paraná brasilUma mistura de carnes deliciosa / Fonte: caipirismo.com 

O barreado é uma mistura de carnes, preparada em panela de barro e acompanhada de farinha de mandioca e banana. Com origem na época do Brasil imperial, o prato começou como característica própria da cidade, sendo consolidado através do tempo como símbolo maior da identidade da gastronomia paranaense.

De entre os seus ingredientes contamos com carne de segunda, como lombo, paleta ou músculo; bacon picado; alho; tocinho; cominhos; mandioca, entre outros. Muito rico em proteína e gordura animal.

2. Churrasco gaúcho, Rio Grande do Sul

churrasco gaucho brasilEm Portugal, o churrasco também é um sucesso / Fonte: Culinária Latino-Americana 

Detentor de um importante papel na formação da identidade cultural gaúcha, o churrasco é uma das maiores tradições da região. A carne bovina era assada em estacas de madeira fincadas na terra e temperada com sal grosso e bastante gordura.

Com o tempo, o churrasco espalhou-se por todo o país, tornando-se uma das maiores marcas da cultura do Rio Grande do Sul. Contudo, à medida que foi cruzando as fronteiras do Estado, a carne passou a ser elaborada de outras formas, de acordo com a região em causa. Mas algo nunca mudou: seja onde for, realizar um churrasco é sinónima de boa comida e muita animação.

3. Virado à Paulista, são Paulo

virado à paulista - brasilO feijão faz parte de muitos pratos brasileiros / Fonte: Youtube 

O Virado à Paulista é um prato típico do estado brasileiro de São Paulo, criado na época das entradas, bandeiras e monções, enquanto o Brasil ainda era uma colónia. É preparado com feijão já cozido refogado em cebola, alho e gordura; acrescenta-se sal e um pouco do próprio caldo do feijão ou de água.

Depois, junta-se a farinha de milho ou de mandioca e serve-se acompanhado de bisteca ou costeleta suína frita; linguiça frita; banana empanada e frita; ovo estrelado; couve cortada em tiras e refogada na gordura; torresmo feito na hora, ruidosamente crocante; e, claro, arroz. Uma refeição completa só para grandes estômagos!

4. Moqueca, Bahia

moqueca de camarão brasilUma das formas mais populares da moqueca é acompanhada de camarão / Fonte: A Tribuna 

A moqueca pode ser preparada com peixe, mariscos, crustáceos, galinha ou ovos. Mais recentemente, criaram-se variações vegetarianas, substituindo-se o peixe por ingredientes como polpa de caju verde, banana-da-terra, jaca, palmito, cogumelos, tofu, berinjela, couve-flor, entre outros.

A origem deste prato remonta à caldeirada de peixe trazida pelos portugueses, à qual os africanos teriam acrescentado ingredientes da sua tradição culinária. Associa-se um pouco à tradicional portuguesa pela farinha de pau.

5. Caldo de Pacu, Cuiabá

caldo de pacu brasilOs fãs de caldo de peixe vão adorar esta delícia / Fonte: Youtube 

Quem já provou um bom caldo de peixe sabe o valor que tem e ainda melhor se for com peixe fresco. É esta a essência de um dos pratos típicos do Brasil: o caldo de pacu, um tipo de peixe que se encontra em grandes quantidades na região de Cuiabá. Ninguém sabe ao certo quando surgiu a origem deste caldo de peixe, mas há uma certeza: quem prova nunca mais esquece.

6. Frango com Pequi, Minas Gerais

frango com pequi - brasilO pequi é o segredo deste prato / Fonte: Maria Mestre-cuca 

O pequi é um fruto de cheiro muito marcante, bastante doce e que não deve ser trincado diretamente, pois dentro tem uma semente dura e cheia de espinhos. É utilizado, assim, na confeção de pratos para lhe conferir sabor, cheiro e textura, como acontece com o Frango com Pequi.

7. Bobó de Camarão, Bahia

bobo de camarao - brasilDe origem africana, o bobó é um sucesso no Brasil / Fonte: Eu, Gourmet 

Bobó é um prato da culinária brasileira popular na cozinha da Bahia e cuja origem é africana. Trata-se de um creme pouco consistente feito à base de inhame e vinagreira, cozidos e amassados com azeite, pimenta, sal e um pouco de camarão seco. Pode ser servido quente, morno ou frio, como prato principal ou como acompanhamento.

8. Tapioca, Pernambuco

tapioca - brasilTapioca: a ganhar fãs por onde passa / Fonte: Grupo Ação de Mídia

Nos últimos tempos, a tapioca tem ganho mais e mais espaço nas refeições de muitas pessoas, substituindo alguns alimentos tradicionais como o pão do pequeno-almoço.

O hábito de consumo deste ingrediente começou pelos índios e, até há pouco tempo, era típico e restrito das regiões norte e nordeste do país. Porém, atualmente, a tapioca tem cada vez mais um status de protagonista, que se espalha por todo o país e além fronteiras, incluindo Portugal. O seu sucesso prende-se com o valor nutricional, o facto de não tem gordura, não ter glúten nem sódio e, além disso, ser muito fácil de preparar.

9. Pato no tucupi, Pará

pato no tucupi brasilVeja como preparar tucupi / Fonte: Adoradores de Comida

Tucupi é um tempero e molho de cor amarela obtido a partir da raiz da mandioca brava, que é descascada, ralada e espremida. Este líquido é inicialmente venenoso, devido à presença do ácido cianídrico, por isso deve ser cozido durante horas.

A origem deste prato prende-se com a época de descoberta do Brasil, altura em que os índios foram perseguidos e tiveram que deixar as suas terras. Nessa altura, as mulheres eram responsáveis pela gestão das refeições familiares e, quando fugiram, levaram grandes quantidades de tucupi e de carne de caça, como o pato. A mistura improvável destes dois alimentos deu origem a um dos pratos típicos mais conhecidos do Brasil.

10. Tacacá, Amazonas

tacacá brasilUma iguaria tipicamente amazónica / Fonte: Receitas de Comida

O tacacá é um mingau de goma de tapioca, preparado um caldo fino e bem temperado com sal, cebola, alho, coentro e cebolinha e, principalmente, com tucupi. Este prato representa uma das mais populares iguarias amazónicas, consumida e vendida em todas as cidades da região e, segundo o antropólogo Luís da Câmara Cascudo, a sua origem relaciona-se com um tipo de sopa indígena denominada mani poi.

Abrimos-lhe o apetite? Estas maravilhas gastronómicas do Brasil dão mesmo vontade de ir para a cozinha e começar uma nova aventura ao redor dos tachos e panelas que nos transportem para o mundo mágico da comida brasileira.

Quer provar estas iguarias? Consulte os pacotes TopAtlântico para o Brasil e marque a sua viagem de sonho! Ver preços

Veja também: