Publicidade:

Portal de Saúde: como marcar consulta médica online

Para facilitar a ida ao hospital ou centro de saúde, saiba aqui como marcar consulta médica online no Serviço Nacional de Saúde.

Portal de Saúde: como marcar consulta médica online
Como facilitar o acesso a consultas

As filas de espera são, infelizmente, uma realidade complicada quando se procura obter uma consulta em Portugal. No Serviço Nacional de Saúde (SNS), alguns serviços estão em melhores condições do que outros neste respeito. Marcar consulta médica online é um conforto do qual os portugueses podem usufruir. Evitar longos minutos ao telefone ou deslocações aos centros e hospitais acaba por ser uma grande vantagem.

A nível do sistema de saúde privado, esta situação já se verifica há bastante tempo. Basta ir diretamente às páginas das clínicas, hospitais privados ou consultórios médicos onde pretende ir, normalmente preencher o formulário disponibilizado para o efeito ou até contactar diretamente o médico especialista.

Normalmente, esses formulários estão organizados por serviço ou departamento. Depois do preenchimento, é também contactado para confirmar a data e a hora da consulta.

Marcar consulta médica online no Serviço Nacional de Saúde

ALT consulta medica

Fazer uma marcação de consulta online no SNS é possível através do serviço eAgenda. Este é o serviço de marcação electrónica de consultas, disponível 24 horas por dia.

Requer um registo prévio no Portal do Serviço Nacional de Saúde e a partir daqui só precisa de fazer login com o número de utente e a senha definida. O serviço permite-lhe marcar consultas tanto para hospitais como para Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar.

Além da marcação para atendimento, tem acesso neste portal a outros serviços ligados à sua saúde, desde os boletins de vacinas e planos de cuidados, informações sobre alergias, doenças, cirurgias e medicação.

Tem também acesso a serviços de caráter administrativo, como comprovativos de presença nas consultas para apresentar na escola e/ou trabalho, informações sobre taxas moderadoras, isenções, etc. Utentes com doenças crónicas podem também fazer pedidos de receita através deste portal.

Saiba que pode utilizar este serviço a partir de qualquer ponto do país, independentemente de ter ou não médico de família. Tem inclusivamente acesso à agenda do médico para marcar a data e a hora que mais lhe convém, desde que esteja disponível. Pode também marcar consultas para todo o agregado familiar e até cancelar ou pedir o adiamento de marcações.

Para confirmar a hora e data da consulta que marcou, recebe mensagem de texto ou e-mail com os dados.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.