4 marcas de carros coreanas que vai querer descobrir

Longe vão os tempos em que os automóveis asiáticos eram sinónimo de qualidade duvidosa. Conheça as marcas de carros coreanas que conquistaram o mundo.

4 marcas de carros coreanas que vai querer descobrir
Saiba quais são

Se, no início da sua história, os construtores de automóveis coreanos apostavam na reciclagem de modelos descontinuados de marcas consagradas de todo o mundo, hoje em dia o cenário é bem diferente. O mundo já despertou para as qualidades deste mercado e, por isso, neste artigo, dizemos-lhe quais as marcas de carros coreanas mais influentes do planeta.

4 marcas de carros coreanas que não deve deixar de conhecer


Hyundai

hyundayFonte: Hyundai

A Hyundai Motor Company foi fundada a 29 de dezembro de 1967 e, atualmente, está no topo das marcas mais fiáveis de todo o mundo. O primeiro modelo surgiu em 1974, o Hyundai Pony, que foi um autêntico sucesso na Coreia do Sul e também no Canadá. No final da década de 1980, chega ao continente europeu com os modelos Scoupé e Sonata, mas conquista Portugal com o Accent – que ainda pode ser encontrado nas estradas nacionais.

Kia

kiaFonte: Kia

A história de sucesso deste construtor de automóveis começou em 1944. Na altura, a empresa pretendia produzir apenas tubos e rodas para bicicletas, mas, hoje em dia, a produção de automóveis catapultou a Kia para o topo das melhores marcas a nível mundial: quebrou o recorde de vendas na Europa em 2017, com um crescimento de 8,5% – só no ano passado foram vendidas 472 125 unidades no velho continente.

Modelos como o Sportage, Rio e Picanto sustentam o sucesso da Kia e catapultam esta construtora para a lista de marcas de carros coreanas mais importantes de todo o mundo.

Daewoo

Daewoo

A marca de automóveis foi criada em 1967 por Kim Woo-Chong, numa altura em que a Coreia do Sul estava apostada em industrializa-se. Sob a alçada do governo, a empresa cresce de forma vertiginosa e conquistou o setor automóvel com modelos como o Aranos, Espero, Asuna ou, mais recentemente, o Matiz.

Apesar do enorme sucesso que conquistou, sobretudo na década de 1980 e 1990, a empresa passou por diversos problemas financeiros e declarou-se insolvente em 2001. A General Motors adquiriu a Daewoo no ano seguinte e, atualmente, a marca foi descontinuada e os carros produzidos são lançados sobre a égide da Chevrolet.

SsangYong

SsangYongFonte: Wikimedia

Terminamos a nossa lista de marcas de carros coreanas com a SsangYong. Esta empresa sul-coreana foi fundada em 1954 e foi uma das primeiras a especializar-se na produção de automóveis. Atualmente, uma das grandes apostas deste construtor é nos carros da categoria SUV. A filosofia da empresa é: tecnologia, conforto, potência, durabilidade e máxima qualidade.

Com os avanços tecnológicos, a marca distingue-se pela relação qualidade/preço, permitindo a entrada em novos mercados (sem esquecer os acordos firmados, desde 1992, com a Mercedes, e que possibilitam a este construtor sul-coreano encontrar novos canais de distribuição).

Veja também: