8 marcas de carros italianas que deve conhecer

Quer saber quais são as marcas de carros italianas mais emblemáticas e famosas do mundo? Leia o nosso artigo agora mesmo e descubra por si.

8 marcas de carros italianas que deve conhecer
Modelos marcantes da indústria automóvel

As marcas de carros italianas são, talvez, as mais emblemáticas da indústria automóvel. É impossível não associar Itália a automóveis exuberantes, elegantes e intemporais. Preparamos para si uma lista das melhores e mais emblemáticas marcas de carros italianas. Será que as conhece a todas? Aperte o cinto e venha conhecer os modelos mais marcantes da indústria automóvel europeia.

8 marcas de carros italianas: os que não deve perder de vista

marcas-de-carros-italianos

1. Ferrari

Uma das marcas mais emblemáticas de todos os tempos. A “Scuderia Ferrari” foi fundada em 1929 e o primeiro modelo de estrada, o Ferrari 125Sport, foi construído em 1947. Vocacionada para as competições desportivas, a Ferrari já conta com mais de 5000 vitórias em competições automobilísticas.

2. Maserati

Com mais de um século de existência (surgiu em 1914), a Maserati é uma das marcas de culto dos automóveis desportivos. Com a I Guerra Mundial, a marca é obrigada a parar a produção – apenas em 1926 lançam o primeiro modelo oficial, o Type 26. Atualmente opera em mais de 70 mercados e continua a apaixonar aqueles que conduzem os seus modelos.

3. Alfa Romeo

A data da fundação desta marca de carros italianos remonta a 1910. O primeiro modelo a ser lançado com a designação Alfa Romeo foi o Torpedo 20/30 HP. AO longo de mais de 100 anos de história, a Alfa Romeo marcou a história dos automóveis com os modelos Giulietta, Giulia, o 147, o 1600 Spider Duetto e muitos mais.

4. Fiat

Esta marca é, literalmente, um gigante do automobilismo. Surgiu em 1899, em Turim, e, hoje em dia, o grupo Fiat detém algumas das marcas de carros italianos mais famosas do mundo – como a Maserati, Alfa Romeo, Ferrari e tantas outras. Modelos como o “500”, o “Uno” e o “124 Spider” são incontornáveis e marcam a história do mundo automóvel.

5. Lamborghini

A história desta marca começa com um sabor a vingança. O fundador, Ferruccio Lamborghini, dono de uma empresa de tratores agrícolas, era um apaixonado por automóveis e proprietário de um Ferrari 250 GT. Depois de insistir com Enzo Ferrari (fundador da empresa rival) sobre um defeito na embraiagem do carro, ouviu uma resposta nada agradável: “não percebe nada de carros, vá conduzir os seus tratores”. Uma frase que nunca mais esqueceu até 1963, quando fundou a sua própria empresa de automóveis. O primeiro modelo foi o 350 GT, mas a marca conquistou o mundo com o seu Miura. Como se costuma dizer, “o resto é história”.

6. Pagani

Este construtor dedica-se aos desportivos de alta performance. O Zonda é, sem dúvida, o modelo mais emblemático da marca, mas o Huarya não lhe fica nada atrás. Com edição especiais e limitadas, a marca fundada por Horacio Pagani conta ainda com um serviço de restauro pensado especificamente para os modelos mais antigos e que lhes devolve o aspeto original.

7. Lancia

A história da Lancia está intimamente ligada aos ralis. Modelos como Lancia Stratos, Delta S4, 037, HF 4WD e as diversas versões do Integrale fizeram as delícias dos fãs deste desporto um pouco por todo o mundo. Atualmente, o futuro da marca está em risco, não se sabendo ao certo o que acontecerá nos próximos anos.

8. De Tomaso

Esta construtora surgiu em 1959, em Modena, e começou por desenvolver protótipos para a Fórmula 1. É, em 1971, que é apresentado o modelo Pantera, o mais emblemática desta marca. Os problemas financeiros ditariam a extinção da De Tomaso em 2004, ano em que entrou em liquidação e encerrou a sua produção. Problemas financeiros à parte, esta é uma marca de culto e que marcará a história da indústria automóvel.

Veja também: