5 marcas de carros portugueses que tem de conhecer

Já tinha ouvido falar de marcas de carros portugueses? A verdade é que já houve algumas, mas o passar dos anos fez com que estas fossem desaparecendo.

5 marcas de carros portugueses que tem de conhecer
Também já existiram marcas lusitanas

Quem precisaria de um Ferrari italiano, de um Ford americano ou de um Toyota japonês, quando havia a possibilidade de ter um modelo de uma das marcas de carros portugueses, que apesar de não serem tão bem-sucedidas nem conhecidas merecem reconhecimento, especialmente tendo em conta o esforço necessário para sobreviver num mercado com marcas já estabelecidas como as referidas.

Além das marcas de carros portugueses nesta lista, são de mencionar também a Felcom, a DM, a AGB, a Marlei, a MG Canelas, a Olda, a Portaro e a AC (A. Cação Automóveis Lda.).
 

5 marcas de carros lusitanas

 

1. Veeco

A Veeco, produzida pela VE, no Entroncamento, é uma das mais inovadoras marcas de carros portugueses, que com o seu primeiro modelo, o Veeco RT, estreou os desportivos elétricos “made in Portugal”. O carro é um reverse trike de três rodas, tem uma autonomia de até 400km, e gasta apenas 1€ por cada 100km. As vendas deste menino para 2016 esgotaram o ano passado.

De acordo com a empresa, a máquina é ideal para quem usa o carro para percursos diários que não são muito longos, e pode ser comprada por um preço que varia entre os 23 e os 25 mil euros.

 

2. UMM

A UMM (União Metalo-Mecânica) nasceu em 1977 e teve bastante sucesso no seu setor a produzir veículos 4x4 para uso na agricultura, indústria e serviços. Os motores eram da Peugeot, mas a carroçaria era feita em território nacional -em Mem Martins - bem como outros componentes.

A marca conseguiu pôr vários modelos cá fora, mas por ter poucas vendas, complicações burocráticas e falta de apoio, a empresa acabou por deixar de produzir veículos em 2006. No entanto, esta ainda existe.

 

3. Sado

Produzido pelo Grupo Entreposto entre 1978 e 1985, o modelo Sado foi um carro que teve bastante sucesso em Portugal. Este microcarro foi tão popular que as primeiras 50 unidades produzidas venderam como se viessem recheadas de ouro, e tiveram até uma lista de espera. O carro em si era leve, chegava aos 110 km/h e tinha um motor de 2 cilindros com uma potência de 28 cavalos.

 

4. Alba

O modelo de maior sucesso da marca, criado pela metalúrgica Alba em 1952, desenvolvido em Albergaria-a-Velha, foi o Alba 1500, um carro português com maior potência que o Sado, que chegava aos 200 km/h, com a ajuda de um motor de 4 cilindros e 200 cv. O carro foi produzido até 1961 com o intuito de participar em competições. Além deste, havia ainda outro modelo da marca, o Alba 1100, com motor da Fiat.

 

5. Edfor

A Edfor teve um modelo de sucesso que foi fabricado em 1937, o Edfor Grand Sport, o que o torna um dos mais antigos modelos das marcas de carros portugueses. Este utilizava um motor V8 da Ford, e chegava aos 160km/h. A marca foi criada por Eduardo Ferreirinha no Porto, e chegou a ser conduzido pelo cineasta Manoel de Oliveira, que o honrou no filme “Já Se Fabricam Automóveis em Portugal”.
Aproveite a promoção de Seguro Automóvel LOGO - Faça a simulação sem qualquer compromisso >>
Veja também: