6 marcas de cigarros com mais alcatrão e nicotina

É fumador e não sabe quais são as marcas de cigarros com mais alcatrão e nicotina? Espreite o nosso artigo!

6 marcas de cigarros com mais alcatrão e nicotina
Descubra os valores destes componentes em algumas das marcas mais vendidas

Todos sabemos, desde tenra idade, que “fumar mata”. Essa é uma mensagem que não deixa ninguém indiferente, mas não demove os fumadores, para quem, às vezes, o “difícil” é escolher. As marcas existentes são variadas e as dúvidas persistem: quais as marcas de cigarros com mais alcatrão e nicotina? Quais os componentes mais comuns do tabaco?

Com as mais recentes alterações à Lei do Tabaco, datadas de 20 de maio de 2016, os maços de tabaco contêm mensagens de texto e de imagem para advertir os fumadores dos perigos desse hábito. Esta é uma diretiva europeia que foi aplicada a todos os 28 estados-membros, com os respetivos avisos em ambas as faces do maço de tabaco.

Com esta alteração, os fumadores também deixaram de saber quais as marcas de cigarros com mais alcatrão e nicotina já que as embalagens deixaram de conter nas laterais a informação sobre essas quantidades. De acordo com a diretiva da União Europeia (UE), essa rotulagem “é enganosa para os consumidores pois fá-los crer que alguns produtos são menos perigosos para a sua saúde”. Assim sendo, numa das laterais pode ler-se a mensagem “Fumar mata – deixe já” e, na outra, está a frase “O fumo do tabaco contém mais de 70 substâncias causadoras de cancro“.

Marcas de cigarros com mais alcatrão e nicotina

O E-Konomista compilou os dados de algumas das marcas mais comuns em Portugal e diz-lhe, sem qualquer tipo de ordem de importância ou de preço, as marcas de cigarros com mais alcatrão e nicotina, bem como monóxido de carbono:

  • Marlboro – Alcatrão 10 mg/ Nicotina 0,8 mg/ Monóxido de carbono 10mg;
  • L&M Red – Alcatrão 10 mg/ Nicotina 0,8 mg/ Monóxido de carbono 10mg;
  • Chesterfield Red – Alcatrão 10 mg/ Nicotina 0,8 mg/ Monóxido de carbono 10mg;
  • Camel – Alcatrão 10 mg/ Nicotina 0,8 mg/ Monóxido de carbono 10mg;
  • Chesterfield Press – Alcatrão 10 mg/ Nicotina 0,7 mg/ Monóxido de carbono 10mg;
  • Winston Classic – Alcatrão 10 mg/ Nicotina 0,8 mg/ Monóxido de carbono 10mg;

Estas serão, em Portugal, as marcas de cigarros com mais alcatrão e nicotina, ainda que os valores sejam bastante idênticos, já que, de acordo com a lei do tabaco em vigência, os países da UE têm limites máximos de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono.

Apesar da nicotina e do alcatrão serem os componentes mais falados do tabaco, a verdade é que um cigarro pode apresentar milhares de outros componentes diferentes, sendo que 70 desses constituintes poderão estar na origem de diversos problemas de saúde, como é o caso do cancro do pulmão.

A nicotina é responsável pelas alterações no sistema nervoso e provoca ao fumador um efeito tranquilizante. Já o alcatrão é uma mistura de diversos compostos orgânicos que estimula o vício do cigarro.

Atenção: a Lei do Tabaco poderá ser alterada em breve. Por enquanto, está apenas ser discutida em sede da Comissão Parlamentar da Saúde a proposta para equiparar os cigarros eletrónicos aos tradicionais. Os deputados estão divididos quanto à pertinência do tema e, por isso, qualquer alteração ainda demorará alguns meses até ser feita.

Veja também: