6 marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina

Quer saber quais as marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina no mercado português? Conheça a lista que fizemos para si.

6 marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina
Conheça os valores de algumas das marcas mais comuns no país

É fumador, está a pensar deixar de fumar, e gostaria de saber quais as marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina? Analisamos algumas das marcas mais comuns em Portugal e dizemos-lhe quais os valores que vai ingerir de cada vez que fuma um cigarro.

Rotulagem nos maços de cigarros

Atualmente, já não encontra os dados relativos às quantidades de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono inscritos nos maços de cigarros. Porquê? A diretiva atual da Lei do Tabaco diz que “ficou demonstrado através de uma investigação que a rotulagem ANCO (rotulagem relativa ao teor de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono) é enganosa para os consumidores pois fá-los crer que alguns produtos são menos perigosos para a sua saúde”.

Ainda de acordo com a mesma diretiva, “a nova mensagem informativa vai refletir com mais exatidão as verdadeiras consequências do tabagismo para a saúde”. Agora, numa das laterais da embalagem, encontra obrigatoriamente a mensagem “Fumar mata – deixe já”, e na outra a informação “O fumo do tabaco contém mais de 70 substâncias causadoras de cancro“.

À conta da mesma atualização da Lei do Tabaco, as novas diretivas da União Europeia (UE) indicam que os maços têm de passar a conter imagens chocantes a cores em 65% da embalagem para alertar os consumidores para os perigos do tabaco. Estão previstas três séries destas imagens a cores, cada uma com 14 imagens distintas, o que significa que em cada novo ano será utilizada uma nova série, aplicando-se um sistema de rotatividade nos anos seguintes. Ao todo, serão utilizadas 42 imagens.

Assim sendo, fica mais difícil saber quais as marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina? Depende – tenha sempre em mente que, de acordo com a diretiva da UE, os países europeus são obrigados a estabelecer um limite máximo para os teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono incluídos em cada cigarro. Em Portugal, “os níveis de emissão dos cigarros comercializados ou fabricados em território nacional não podem ser superiores a”:

  • 10 mg de alcatrão por cada cigarro;
  • 1 mg de nicotina por cada cigarro;
  • 10 mg de monóxido de carbono por cada cigarro.

Marcas com menos alcatrão e nicotina

O E-Konomista compilou os dados de algumas das marcas mais comuns no país e diz-lhe, sem qualquer tipo de ordem de preço ou importância, quais as marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina (incluímos, ainda, os dados relativos ao monóxido de carbono):

  • Camel Activate – Alcatrão 10 mg/ Nicotina 0,7 mg/ Monóxido de carbono 10mg;
  • Chesterfield Press – Alcatrão 10 mg/ Nicotina 0,7 mg/ Monóxido de carbono 10mg
  • SG Ventil – Alcatrão 9 mg/ Nicotina 0,6 mg/ Monóxido de carbono 10mg;
  • Marlboro Gold – Alcatrão 8 mg/ Nicotina 0,6 mg/ Monóxido de carbono 10mg;
  • L&M Blue – Alcatrão 8 mg/ Nicotina 0,6 mg/ Monóxido de carbono 9mg;
  • Chesterfield Blue – Alcatrão 8 mg/ Nicotina 0,6 mg/ Monóxido de carbono 9mg

Em Portugal, estas serão as marcas de cigarro com menos alcatrão e nicotina. Ainda assim, convém lembrar que no fumo do tabaco são encontrados outros constituintes além dos analisados neste artigo: os últimos dados indicam estão registados milhares de outros componentes, 70 dos quais estão já identificados como causas prováveis para o desenvolvimento de cancro do pulmão e outras doenças respiratórias e cardíacas.

Veja também: